Partilhar

Como tirar mancha de dendê da roupa

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mancha de dendê da roupa

Na culinária baiana, o óleo de dendê está muito presente nos pratos regionais, oferecendo um gosto especial à gastronomia tradicional. No entanto, pessoas de todo o país têm acesso a esse alimento versátil e saudável de ter na cozinha. Por isso, não são raras as chances de sujar peças do vestuário com esse óleo que, assim como qualquer outro, não é muito fácil de remover dos tecidos. Porém, o umCOMO separou algumas dicas sobre como tirar mancha de dendê da roupa. Confira elas a seguir.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas da roupa

Remover mancha de dendê no sol

Para tirar mancha de dendê da roupa as dicas costumam ser diferentes do que normalmente se lê quando o assunto é remover sujeira do tecido. Dessa forma, não é recomendado que a peça do vestuário que sujou com o óleo seja molhada, essa é o primeiro e um dos principais truques para evitar que a roupa fique permanentemente marcada com o dendê. Ao invés disso, é necessário expor a peça ao sol, podendo ficar no varal ou em balde, mas sem nada junto, nem mesmo água.

Caso no momento que a roupa sujou com óleo de dendê não tenha sol, não importa, é preciso esperar ele sair para então deixar a peça quarar sob ele. O tecido deve permanecer exposto ao sol até que a mancha saia. Pode até parecer mágica, mas não é. Basta deixar a roupa no sol para que a marca que ficou no tecido devido ao óleo de dendê simplesmente desapareça. Isso pode até levar horas, por isso, é preciso deixar a peça exposta ao sol durante o tempo que precisar. Quando a marca desparecer, o vestuário pode ser lavado como de costume.

Como tirar mancha de dendê da roupa - Remover mancha de dendê no sol

Dica tradicional para remover mancha de dendê

Outra dica para remover a mancha de óleo de dendê da roupa é mais parecida com as demais formas de tirar as marcas que ficam nas peças. Consiste em enxaguar a roupa com água morna, colocar um pouco de sabão líquido concentrado no local que sujou e deixar que o produto aja sobre a mancha por uma hora. Depois que esse tempo passar, é possível com cuidado esfregar o tecido onde caiu o dendê.

Quem possui alvejante em casa, na sequência pode enxaguar a roupa e colocar de molho de novo a peça com o produto por mais meia hora. No entanto, se a peça for colorida é importante que o alvejante não tenha cloro, o que pode fazer com que o tecido desbote. Também é possível usar um produto anti-manchas que se tenha em casa e seguir o mesmo procedimento. Caso a mancha persista, indica-se repetir os passos anteriores até que ela saia por completo. O mais importante é que antes de tirar a marca da roupa ela não seque, caso contrário, será muito mais difícil de removê-la. Quando a marca sair, basta lavar a roupa normalmente.

Como tirar mancha de dendê da roupa - Dica tradicional para remover mancha de dendê

Água quente e sabonete para tirar mancha de dendê

Essa dica também é um pouco diferente dos demais truques para tirar marcas de tecido, pois consiste em usar água quente, fervendo mesmo. Em geral, recomenda-se o uso de água morna. Mas nesse caso, aconselha-se lavar a roupa que sujou com óleo de dendê com água fervendo e sabonete, sendo que o sabonete pode ser trocado por sabão de coco ou mesmo sabão líquido concentrado para roupa ou detergente neutro de louça. A questão é que nessa dica a água quente substitui a exposição ao sol. Por isso, é possível ainda experimentar usar um desses produtos citados para lavar a roupa na mão com a ajuda de um balde e depois deixar de molho no sol.

Outras dicas para remover óleo de dendê

Ao final do procedimento escolhido para tirar a mancha de óleo de dendê, se ela não sair, pode-se tentar usar outros produtos, como álcool, água sanitária ou mesmo limão com vinagre. Nesse caso, a roupa deve ficar de molho por mais um tempo com um deles misturados na água. Uma tampinha do produto é suficiente. É possível ainda aplicar talco dos dois lados da mancha e deixar agir por alguns minutos, depois, lavar normalmente. Por fim, outra dica, que substitui a água quente e o sol é passar o ferro na roupa. Para tanto, é preciso colocar um papel toalha dobrado de cada lado do tecido e passar o ferro por cima. Se a mancha sair assim, basta lavar como de costume ao final.

Outros tipos de manchas

Para o ajudar nos momentos mais difíceis, temos mais dicas para si no caso das manchas na roupa terem sido causadas por outros produtos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de dendê da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como tirar mancha de dendê da roupa

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha de dendê da roupa
1 de 3
Como tirar mancha de dendê da roupa

Voltar ao topo da página