Partilhar

Como plantar primavera - Buganvília

Como plantar primavera - Buganvília

A Primavera, também conhecida como Buganvílla ou Bougainvillea, é uma trepadeira de zonas quentes ou climas mediterrâneos e é encontrada decorando diversos tipos de jardins, muros ou áreas sociais com suas flores que, independente das muitas cores que podem ter, são sempre belas e abundantes na primavera.

Neste artigo, umCOMO te explica como plantar primavera - Bouganvílla de uma maneira mais prática.

Características da Primavera

Vamos começar com um pouco de história, se você não estiver muito interessado nesses fatos, pode apenas pular para os próximos aparatos. Enfim, a flor da primavera possui vários nomes que lhes foram dados de acordo com a extensão da sua popularidade, que começou na Europa, lá pelo século XVIII, quando foi descoberta por um advogado, matemático, capitão de navio e aventureiro chamado Louis Antoine de Bougainville em uma jornada às terras Brasileiras. O capitão coletou alguns exemplares e os enviou ao Rei francês Luís XIV, e foi assim que, aos poucos, a sua fama foi disseminada pela Europa e, respectivamente, a Flor da primavera começou a ser cultivada em todo o mundo. Essa planta não possui apenas uma beleza incontestável como também algumas particularidades que as diferem de outras trepadeiras que produzem flores. De início, são quatro tipos de bouganvílla (não se preocupe, no entanto, quanto ao cultivo, todas apresentam as mesmas necessidades e cuidados):

  • Spectabillis
  • Buttiana
  • Peruviana
  • Galabra

Plantar primavera em vaso

Bom, vamos por partes. Podemos dizer, de início, que não é tão complicado quanto parece plantar e cultivar a flor da primavera, ainda mais em vasos. Isso acontece porque determinados cuidados que se devem ter com a flor da primavera para que ela possa se desenvolver de forma saudável envolvem o equilíbrio e a qualidade do solo em que ela está plantada, o que é mais fácil de controlar quando ela está num vaso do que quando a plantamos no solo. Outro fator é que a flor da primavera deve ser protegida de friagens do inverno e é mais fácil transportar o seu vaso para dentro de casa ou para algum lugar protegido do vento frio do que cobrir a sua planta caso ela esteja plantada no solo. Isso é o que você precisa saber:

  • A flor da primavera costuma crescer bastante, portanto, o ideal é plantá-la em vasos grandes para que ela não sofra com falta de espaço no seu desenvolvimento, a não ser que você queira criar um bonsai, mas este é outro caso.
  • Aproveite a mobilidade do vaso para deixá-la em algum local onde ela tome, durante o dia, ao menos 6h de luz do sol. Lembrando que a flor da primavera pode sofrer no inverno com ventos gelados, portanto, acoberte-a ou mova seu vaso para um local protegido do vento no inverno.
  • A flor da primavera se desenvolve melhor em temperaturas quentes. Provavelmente você enfrentará dificuldade no seu cultivo caso a sua região esteja mais familiarizada com climas frios.
  • O solo deve ser levemente ácido ou neutro, com pH entre 5,5 e 6,0.
  • As podas são essenciais no cultivo da flor da primavera, falaremos sobre elas mais a frente.
  • Considere utilizar fertilizantes NPK no cultivo da flor da primavera. Aplicar um punhado (cerca de 300g) a cada seis meses é o bastante para ajudar a flor na produção das flores. O fertilizante NPK 4-14-8 é o mais recomendado neste caso.
Como plantar primavera - Buganvília - Plantar primavera em vaso

Como podar Primavera no vaso

A poda é uma parte essencial para ter uma flor da primavera mais saudável. A flor da primavera deve ser podada a cada três meses, é essencial que neste processo você:

  • Aproveite para remover galhos e folhas secas e mortas da planta;
  • Aparar os galhos maiores que podem obstruir o crescimento dos menores;
  • Assim que as flores desaparecerem, remover as pontas para que o esforço que a planta faria para removê-las possa ser aproveitado de outra forma.
  • Durante a estação de crescimento, aparar as pontas da flor da primavera.

Veja também: Trepadeira brinco de princesa em pergolado - como plantar e cuidar

Como plantar primavera - Buganvília - Como podar Primavera no vaso

Flor da primavera não floresce: o que fazer?

O cultivo da flor da primavera pode não ser muito complicado ou requerer muito esforço quanto outras flores delicadas e belas de outras espécies. No entanto, se e a sua bouganvílla não se encontra em condições ideais de cultivo, foi plantada em solo ácido ou básico demais (o que pode ser conferido com um medidor de pH) é provável que ela floresça com pouca ou baixíssima frequência (lembrando que a queda de flores é normal mesmo nas melhores condições). Em umCOMO já preparamos um artigo que fala apenas sobre o florescimento da flor da primavera, confira em como florescer bougainville.

Confira outros artigos sobre cultivo de flores:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar primavera - Buganvília, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar primavera - Buganvília

4 comentários
A sua avaliação:
Paulo cesar dos reis
Gostei muito desse trabalho. É muito bom.
BETTY BARBATO
compra-se a muda ou é difícil fazê-lá? pode-se cortar os espinhos? obrigada
A sua avaliação:
Juciara
Como planta a primavera
Joo
Fiquei sem saber como se planta Buganvìlia... Semente ou haste.. Pequena ou grande fina ou grossa... Fico no aguardo ver se alguém me elucida...

Como plantar primavera - Buganvília
1 de 3
Como plantar primavera - Buganvília

Voltar ao topo da página