Partilhar

Como plantar primavera - Buganvília

Por Nicolas Santos. Atualizado: 15 outubro 2020
Como plantar primavera - Buganvília

A Primavera, de nome científico Bougainvillea spectabilis L.[1] e popularmente conhecida como Buganvílla ou Bougainvillea, é um arbusto lenhoso que pode atingir até 12 metros[2] e que é encontrado decorando diversos tipos de jardins, muros ou áreas sociais com suas flores que, independente das muitas cores que podem ter. Tendo algumas espécies nativas do Brasil, esse gênero botânico começou há pouco tempo a ser cultivado em vaso no Brasil[3]e é utilizado como planta ornamental em razão da beleza de suas flores que, aliás, dá à planta o nome popular de primavera.

Se você se interessa pelo cultiva particular dessa planta e quer aprender sobre, neste artigo do umCOMO te explicamos como plantar primavera (Buganvília) de uma maneira e prática.

Características da Primavera

Vamos começar com um pouco de história e se você não estiver muito interessado nesses fatos, pode apenas pular para os próximos aparatos, entretanto, se você acha divertido conhecer um pouco da história das espécies que cultiva, preste atenção na história seguinte.

A flor da primavera possui vários nomes que lhes foram dados de acordo com a extensão da sua popularidade, que começou na Europa, lá pelo século XVIII, quando foi descoberta por um advogado, matemático, capitão de navio e aventureiro chamado Louis Antoine de Bougainville em uma jornada às terras Brasileiras. O capitão coletou alguns exemplares e os enviou ao Rei francês Luís XIV, e foi assim que, aos poucos, a sua fama foi disseminada pela Europa e, respectivamente, a Flor da primavera começou a ser cultivada em todo o mundo. Essa planta não possui apenas uma beleza incontestável como também algumas particularidades que as diferem de outras trepadeiras que produzem flores. De início, são quatro tipos de bouganvílla (não se preocupe, no entanto, quanto ao cultivo, todas apresentam as mesmas necessidades e cuidados):

  • Spectabillis
  • Buttiana
  • Peruviana
  • Galabra

Agora que você já sabe um pouco sobre a história dessa planta, continue lendo para aprender como plantar primavera.

Plantar primavera em vaso

Podemos dizer, de início, que não é tão complicado quanto parece plantar e cultivar a trepadeira primavera, principalmente se você quer saber como cuidar da planta primavera em vaso. Isso acontece porque determinados cuidados que se devem ter com a flor da primavera para que ela possa se desenvolver de forma saudável envolvem o equilíbrio e a qualidade do solo em que ela está plantada, o que é mais fácil de controlar quando ela está num vaso do que quando a plantamos no solo. Outro fator é que a flor da primavera deve ser protegida de friagens do inverno[2] e é mais fácil transportar o seu vaso para dentro de casa ou para algum lugar protegido do vento frio do que cobrir a sua planta caso ela esteja plantada no solo. Veja abaixo primavera pendente: como cuidar.

Vaso

Se vamos colocar a planta primavera em vaso, é essencial refletirmos um pouco sobre a escolha do vaso, afinal, essa é uma escolha que influenciará no desenvolvimento da muda.

A flor da primavera costuma crescer bastante, portanto, o primeiro passo para aprender como cuidar de Bougainville no vaso é tem em mente que o ideal é plantá-la em vasos grandes para que ela não sofra com falta de espaço no seu desenvolvimento, principalmente em relação ao crescimento de suas raízes. A única exceção para o tamanho grande dos vasos é em caso de cultivo de um bonsai, mas este é outro caso que deverá ser estudado de acordo com suas particularidades.

Por ser uma planta que não necessita de grandes quantidades de água[4], é também recomendável que utilizemos vasos de material poroso como o barro, permitindo assim que o solo fique úmido na medida certa.

Luz

Aproveite a mobilidade da flor primavera de vaso para deixá-la em algum local onde ela tome, durante o dia, ao menos 6 horas de luz do sol. Tenha em mente que essa é uma planta oriunda de locais quentes e ensolarados e que, por isso, a planta pode sofrer no inverno com ventos gelados[2], portanto, acoberte-a ou mova seu vaso para um local protegido do vento no inverno.

Temperatura

Você tem uma bela primavera branca em vaso e não faz ideia de qual é o melhor ambiente para a planta? A flor da primavera se desenvolve melhor em temperaturas quentes, o que significa que provavelmente você enfrentará dificuldade no seu cultivo caso a sua região esteja mais familiarizada com climas frios.

Assim como na dica acima em relação ao recebimento de luz, aproveite a mobilidade do vaso e reloque sua planta em um local quente que recebe bastante luz solar, não havendo problemas em deixá-la recebendo luz direta durante o dia.

Solo

É do solo que nossas plantas retiram todos os seus nutrientes, por isso, é necessário sempre prestarmos atenção para a qualidade da terra no local onde iremos colocar uma planta. O solo da primavera deve ser levemente ácido ou neutro, com pH entre 5,5 e 6,0. Para saber se o substrato que você tem está adequado às necessidades dessa planta, veja também como medir pH do solo e confira a informação.

O melhor adubo para primavera é o fertilizantes NPK. Você deverá aplicar um punhado (cerca de 300g) a cada seis meses, que será o bastante para ajudar a flor na produção das flores. Quanto ao tipo de fertilizante a ser escolhido, o NPK 4-14-8 é o mais recomendado neste caso e poderá ser encontrado em qualquer loja de jardinagem.

Dica: se você quer saber flor primavera como fazer mudas, saiba que essa é uma planta que apresenta ótimo desenvolvimento quando reproduzida por meio de estaquia[4].

Como plantar primavera - Buganvília - Plantar primavera em vaso

Como podar Primavera no vaso

A poda é uma parte essencial para ter uma flor da primavera mais saudável, isso significa que aprender como podar primavera no vaso fará toda a diferença no resultado final da planta. A flor da primavera deve ser podada a cada três meses, é essencial que neste processo você:

  • Aproveite para remover galhos e folhas secas e mortas da planta, o que também é ótimo por motivos estéticos;
  • Apare os galhos maiores que podem obstruir o crescimento dos menores;
  • Assim que as flores desaparecerem, remova as pontas para que o esforço que a planta faria para removê-las possa ser aproveitado de outra forma.
  • Durante a estação de crescimento, apare as pontas da flor da primavera.

Veja também: Trepadeira brinco de princesa em pergolado - como plantar e cuidar

Como plantar primavera - Buganvília - Como podar Primavera no vaso

A planta Primavera não floresce, o que fazer?

Se sua planta primavera não floresce, é sinal de que algo está errado. O cultivo da flor da primavera pode não ser muito complicado ou requerer muito esforço quanto outras flores delicadas e belas de outras espécies, no entanto, se e a sua Bouganvílla não se encontra em condições ideais de cultivo, significa que ela foi plantada em solo ácido ou básico demais (o que pode ser conferido com um medidor de pH) é provável que ela floresça com pouca ou baixíssima frequência (lembrando que a queda de flores é normal mesmo nas melhores condições).

Outro fator que pode influenciar no desenvolvimento da planta é a temperatura já que, como já vimos, essa é uma espécie que prefere áreas quentes às frias. Além disso, a falta de ferro e de nitrogênio é um decisivo no crescimento esse tipo de planta, podendo interferir no crescimento da primavera[4].

Todos os cuidados acima são importantes não apenas para a manutenção da planta como também para evitar surpresas com doenças da planta primavera que podem envolver fungos, bactérias, vírus e mofos e que atacam principalmente plantas pouco cuidadas.

Em umCOMO também preparamos um artigo que fala apenas sobre o florescimento da flor da primavera, confira em como florescer bougainville.

Confira outros artigos sobre cultivo de flores:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar primavera - Buganvília, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. AZEVEDO FILHO, J. A.; LUCON, C. M. M.; DUARTE, L. M. L.; CHAVES, A. L. R.; DONADELLI, A.; ALEXANDRE, M. A. V.; KANO, C. Efeito da aplicação de maravilha (Mirabilis jalapa L.), primavera (Bougainvillea spectabilis L.) e isolados de Trichoderma na produção de alface. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Vol 13, pp. 612-618, Botucatu, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbpm/v13nspe/a18v13nspe.pdf. Acesso em: 28/09/2020.
  2. FOSCHINI, J. C. Formação de um banco ativo de germoplasma, seleção de acessos e propagação vegetativa de Bougainvillea. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9348/Jessica%20Foschini.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28/09/2020.
  3. MOURA, A. P. C.; SALLA, V. P.; LIMA, D. M. de. Enraizamento de estacas de Bougainvillea com concentrações de ácido naftalenoacético. Scientia Agraria, Vol 16, Nº 2, pp. 57-61, Curitiba, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6138747.pdf. Acesos em: 28/09/2020.
  4. PEREIRA JUNIOR, A.; COSTA, S. S. da; NUNES, H. da C. B.; ALMEIDA, E. F. de. A biogeografia, propagação e usos ambientais da Bougainvillea spectabilis Willd. Brazilian Applied Science Review, Vol. 2, Nº 6, pp; 2144-2162, Curitiba, 2018. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/download/562/522. Acesso em: 28/09/2020.

Escrever comentário sobre Como plantar primavera - Buganvília

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
G. Esmeralda
Muito boa as sugestões!!!!
Joaquim silva
Como fazer para ver se a terra aonde vai ser plantada tem o ph correcto e como fazer
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Joaquim. Explicamos o passo a passo neste artigo sobre como medir o pH do solo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-medir-o-ph-do-solo-21190.html
Edina Boni Bilia
Pfvr como se planta a primavera? Por galhos? Grossos ou finos?
Espero a resposta.
Vi outros comentários e não tem as respostas p eles.
Desde já agradeço.
Edina
A sua avaliação:
Paulo cesar dos reis
Gostei muito desse trabalho. É muito bom.
BETTY BARBATO
compra-se a muda ou é difícil fazê-lá? pode-se cortar os espinhos? obrigada
A sua avaliação:
Juciara
Como planta a primavera
Joo
Fiquei sem saber como se planta Buganvìlia... Semente ou haste.. Pequena ou grande fina ou grossa... Fico no aguardo ver se alguém me elucida...

Como plantar primavera - Buganvília
1 de 3
Como plantar primavera - Buganvília

Voltar ao topo da página