Partilhar

Plantas com flores

 
Por Redação umCOMO. 27 maio 2020
Plantas com flores

Se você tem um jardim em casa ou quer decorar seu ambiente com um pouco mais de cor, veio ao lugar certo! Mas, para isso, é importante ter em mente que nem todas as plantas são adequadas para o cultivo ornamental, principalmente em espaços reduzidos.

Para te ajudar, nós do umCOMO selecionamos 25 plantas com flores, perfeitas para cultivar em casa e que vão deixar seus ambientes muito mais coloridos e perfumados. Vamos te contar, ainda, quais as características básicas de cada uma delas, além de ensinar alguns cuidados que você deve ter para que elas floresçam e durem por bastante tempo. Vamos lá?

Também lhe pode interessar: Como plantar flores negras

Azaleia: cuidados e características

A azaleia é uma planta das com flores originária da Ásia e cultivada de maneira ornamental no mundo todo. Para cuidar de uma, ela precisa estar plantada ao ar livre, de preferência em locais de clima mais frio e seco, porém que possuam luz natural. Dessa forma, ela precisa star em solos altamente úmidos e ricos em nutrientes, além de ser regada de manhã e de tarde durante o verão.

A azaleia pode ser cultivada tanto por meio de sementes quanto por meio de estacas, sendo o outono a melhor época do ano para realizar o plantio. As flores dessa planta crescem em forma de cacho, e geralmente apresentam tons de vermelho e roxo. Há, ainda, algumas variações das flores de azaleia, em cores como branco, amarelo e laranja.

Plantas com flores - Azaleia: cuidados e características

Antúrio: cuidados e características

Dentre as plantas com flores, o antúrio pode ser facilmente identificado pelas suas vistosas flores vermelhas e folhas verdes. Para que floresça durante a primavera e o verão, a planta precisa estar em áreas ventiladas e luminosas, mas protegida da incidência direta de luz solar.

Quanto aos cuidados, o antúrio precisa ser regado com moderação, ou seja, duas vezes por semana. Além disso, a planta deve ser pulverizada com água morna e limão para evitar que suas folhas murchem. Essa é uma planta ideal para cultivar em vasos dentro de casa!

Plantas com flores - Antúrio: cuidados e características

Bromélia: cuidados, características e tipos

Se você deseja encher seu jardim de plantas com flores, a bromélia não deve ficar de fora da sua lista. Embora seja verdade que existem diferentes tipos de bromélias por aí (Bromelia Fasciata, Bromelia Balansae, Bromélias Gigantes...), o principal aspecto a se ter em mente na hora de escolher a sua é que, quando essas plantas têm folhas finas, elas preferem ambientes úmidos, enquanto que quando possuem folhas grossas, preferem ambientes secos.

Nativa da América do Sul, essa planta requer luz natural, embora não de maneira direta, além de rega regular. Lembre-se, ainda, de que essas plantas duram apenas de três a seis meses e, portanto, quando elas murcharem, será hora de comprar outra.

Neste outro artigo de umCOMO, explicamos em detalhes como cultivar bromélias.

Plantas com flores - Bromélia: cuidados, características e tipos

Buganvília: cuidados e características

A buganvília é uma das plantas com flores que pode ser cultivada sem problemas em jardins ou varandas ensolarados, pois precisa ser regada de maneira moderada - apenas três vezes por semana durante o verão. Essa planta, do tipo trepadeira, cresce e é capaz de cobrir rapidamente paredes e muros, e é bom lembrar-se de que ela é considerada uma espécie invasora. Suas lindas flores coloridas podem apresentar diversas tonalidades, entre elas o vermelho, o branco, o rosa e o roxo.

A planta, que possui propriedades medicinais, geralmente é preparada como infusão na intenção de tratar problemas respiratórios, graças ao efeito expectorante de suas flores. Em climas tropicais, a buganvília cresce e floresce praticamente o ano todo. Para obter mais informações sobre como cuidar de uma buganvília, consulte este outro artigo.

Plantas com flores - Buganvília: cuidados e características

Calêndula: propriedades, características e cuidados

Também conhecida por "botão de ouro", por conta de suas bonitas flores amarelas, essa planta possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, que a tornam bastante eficiente na hora de tratar doenças de pele.

Além disso, a calêndula resiste às altas temperaturas, de modo que tanto secas quanto geadas do inverno não são um problema, desde que a planta esteja em solo ligeiramente úmido e rico em nutrientes. É opção ideal para ter em canteiros e jardins, pois capta luz solar e ar suficientes para crescer de maneira saudável.

Plantas com flores - Calêndula: propriedades, características e cuidados

Cravo: características e cuidados

É difícil encontrar um jardim que não possua cravos em seus canteiros. É que essa bonita planta produz flores que, em sua maioria, são de um rosa intenso, mesmo que existam outras variedades em tons de amarelo, branco, vermelho e laranja. Por sua vez, o Cravo-da-Índia (Espanha) produz flores em duas cores, que geralmente mesclam tons de amarelo, laranja e vermelho.

Essa planta floresce durante quase o ano inteiro, em ambientes bastante ensolarados e secos. Só precisa ser regada moderadamente, a cada três ou quatro dias, evitando que o solo fique encharcado. Descubra como cuidar dos cravos neste outro artigo do umCOMO.

Plantas com flores - Cravo: características e cuidados

Crisântemo: cuidados e propriedades

O crisântemo é uma das plantas com flores asiáticas mais conhecidas do mundo. Como elas florescem a partir do finalzinho do mês de agosto, também são chamadas de "flor de setembro", pois é nesse mês que a planta atinge sua fase mais bonita.

O cultivo do crisântemo requer solos ricos em nutrientes e livres de poças, além de proteção dos ventos fortes e do calor extremo. É uma planta que não resiste aos raios de sol intensos, e deve sempre ser protegida das altas temperaturas.

A planta tem, ainda, propriedades antibacterianas e desintoxicantes, o que a torna perfeita para o preparo de infusões. Descubra a seguir como cuidar dos crisântemos.

Plantas com flores - Crisântemo: cuidados e propriedades

Dália: cuidados e características

Ideal para decorar seus jardins no verão, a dália é uma das mais populares plantas com flores ornamentais quando o assunto é jardinagem caseira. As dálias exigem irrigação abundante durante o período de floração, e pelo menos 6 horas por dia de luz solar para seu crescimento, além de solos ricos em nutrientes.

Ela pode apresentar flores em tons de rosa, vermelho ou amarelo, com algumas variações com pétalas brancas e multicoloridas. Se você ficou interessado, não perca este artigo sobre como cuidar das dálias.

Plantas com flores - Dália: cuidados e características

Dente-de-leão: propriedades e cuidados

Também chamada de "chicória-silvestre", o dente-de-leão comum é facilmente distinguível por conta de sua flor amarela. Com propriedades medicinais, a planta conta com efeitos diuréticos e anti-inflamatórios.

Essa planta perene pode ser cultivada em basicamente qualquer região, embora deva estar plantada em áreas ensolaradas ou em meia-sombra. Para cultivar o dente-de-leão, certifique-se de deixar o solo fresco e rico em húmus.

Plantas com flores - Dente-de-leão: propriedades e cuidados

Copo-de-leite: cuidados e características

Mais conhecida como copo-de-leite, essa planta é ótima para decorar ambientes internos. O espatifilo floresce durante o ano todo, e precisa ser regado de forma moderada, aproximadamente a cada dois dias. A planta precisa, ainda, ser pulverizada a cada duas semanas com limão e água.

A planta vive sem problemas em espaços ensolarados ou semi-sombreados, onde não fica diretamente exposta à luz solar. Suas folhas são verdes, grandes e vistosas, enquanto as flores contam com longas pétalas brancas.

Plantas com flores - Copo-de-leite: cuidados e características

Flor-de-lótus: cuidados e características

A flor de lótus é considerada uma planta sagrada na Índia. É uma espécie aquática que sobrevive apenas em meio a climas frios, razão pela qual sua reprodução é quase exclusiva no leste da Ásia e em algumas regiões da Rússia.

Para sobreviver, a flor de lótus precisa de luz solar e água morna durante as geadas do inverno. Suas flores, que podem medir até 23 centímetros, têm pétalas côncavas em tons de lilás, rosa, amarelo e branco. A planta floresce durante a primavera e o verão.

Plantas com flores - Flor-de-lótus: cuidados e características

Gardênia: cuidados e características

Originária da China, a Gardênia é uma planta conhecida por suas lindas flores brancas, que produzem uma fragrância refinada, comumente usada como aromatizante. A planta serve, ainda, para tratar problemas intestinais e respiratórios.

Para cultivá-la, a planta deve ser plantada em solos altamente úmidos e em locais nos quais ela receba luz do sol, ainda que a gardênia cresça melhor quando a luz que ela recebe não é direta. Isso faz com que ela seja uma das plantas com flores para ter dentro de casa mais recomendadas. Você deve regar suas gardênias a cada dois ou três dias durante o verão, sempre lembrando de não deixá-las exageradamente molhadas.

Plantas com flores - Gardênia: cuidados e características

Gerânio: cuidados e propriedades

Ideal para o plantio em terraços e sacadas, o gerânio é uma daquelas plantas com flores que preenche qualquer espaço com suas cores e fragrâncias agradáveis durante o verão. A melhor coisa sobre esta planta é que ela requer poucos cuidados e, portanto, você só precisa se certificar de que ela está plantada em áreas ventiladas e ensolaradas, além de regá-la a cada três dias, sem umidificar demais o solo.

Durante o outono, é necessário podar as folhas e remover as flores mortas do gerânio, pois ele praticamente morre durante o inverno, florescendo novamente durante a primavera. As folhas e o caule que foram podados podem ser reutilizados durante o inverno, por meio de estacas.

O gerânio conta, ainda com propriedades antimicrobianas e descongestionantes, tornando-o ideal para infusões.

Plantas com flores - Gerânio: cuidados e propriedades

Gérbera: cuidados e características

A Gérbera é uma planta do tipo herbácea que requer sol em abundância e climas quentes para crescer, de modo que fica vulnerável ao frio extremo. Suas flores crescem em forma de tubo, e costumam apresentar tons de amarelo, vermelho e branco. Para crescer, a gérbera precisa estar em solos úmidos e livres de poças, além de regas moderadas.

Ela não precisa ser podada e é bastante sensível ao frio extremo, e por isso é necessário deixá-la em um local seco durante o inverno. É, assim, uma planta ideal para se ter dentro de casa, pois pode crescer sem problemas dentro dos vasos. Para mais informações sobre como cultivar gérberas, não perca esse artigo do umCOMO.

Plantas com flores - Gérbera: cuidados e características

Jasmim: cuidados e características

Esse belo arbusto produz flores brancas com cinco pétalas dispostas na forma de uma estrela. Para seu cultivo, o jasmim precisa de muita luz solar e de temperaturas quentes, além de ser necessário regá-lo abundantemente a cada dois ou três dias durante o verão. No entanto, evite encharcar a planta, para evitar apodrecer as raízes.

Com os cuidados adequados, a planta pode tolerar baixas temperaturas no inverno (incluindo as abaixo de zero). O jasmim floresce durante a primavera e no verão, tanto em forma de arbusto quanto de planta trepadeira.

Plantas com flores - Jasmim: cuidados e características

Kalanchoe: cuidados e propriedades

De folhas grossas e floração abundante, a kalanchoe, também conhecida como flor da fortuna, é uma espécie originária do continente africano e capaz de deixar o seu jardim ainda mais interessante. Suas flores costumam ser avermelhadas e laranjas, ainda que também existam variações de tons amarelos.

Essa planta conta com propriedades cicatrizantes, desinfetantes e anti-inflamatórias, e floresce durante a primavera e o verão. Para isso, necessita de bastante luz solar e rega moderada, cerca de duas vezes por semana, sempre deixando o fertilizante secar por completo a cada vez que ela for regada no verão. Mais dicas neste guia de cuidados para a planta Kalanchoe.

Plantas com flores - Kalanchoe: cuidados e propriedades

Lavanda: propriedades e cuidados

Conhecida mundialmente por sua fragrância sofisticada e por suas propriedades antivirais, antibacterianas e calmantes, a lavanda apresenta lindas flores em tons de violeta. É uma planta perene que precisa de áreas grandes e muita luz solar para crescer, além da rega, que deve ser feita a cada três dias.

Durante o inverno, a lavanda resiste sem problemas às temperaturas baixas, tanto em vasos quanto direto no solo. O que destrói suas raízes, por outro lado, é deixá-las encharcadas, e é por isso que essa planta requer um bom sistema de drenagem. Descubra como plantar lavanda neste outro artigo do umCOMO.

Plantas com flores - Lavanda: propriedades e cuidados

Lírio: cuidados e características

A variedade de lírio da qual estamos falando aqui, também conhecida por lírio açucena, possui lindas flores em tons de amarelo, branco, vermelho, azul e violeta, que florescem principalmente durante a primavera e o verão.

Bulbosa, essa planta se adapta a qualquer clima, pois só precisa ser regada com frequência durante o verão, além de solo bem drenado. É recomendado que ela seja plantada em áreas protegidas da incidência direta de luz solar, já que suas flores são bastante sensíveis e podem murchar com facilidade.

Plantas com flores - Lírio: cuidados e características

Margarida: cuidados, características e propriedades

A margarida é uma das plantas com flores mais comercializadas no mundo todo, principalmente graças às suas espetaculares flores brancas com miolo amarelo. Além do fácil cultivo em climas tropicais e de precisar de poucos cuidados, a margarida comum também é conhecida por ter propriedades expectorantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e purificantes.

Essa planta cresce, principalmente, quando plantada com o uso de sementes durante o verão, embora seu cultivo também pode ser realizado por meio de estacas no outono. A margarida floresce em locais ensolarados, desde que a rega seja feita a cada dois ou três dias, e também é resistente às baixas temperaturas do inverno. Se as geadas não forem muito intensas, ela floresce desde o inverno até a primavera.

Descubra mais sobre como cuidar das margaridas neste outro artigo.

Plantas com flores - Margarida: cuidados, características e propriedades

Orquídea: cuidados e características

Uma das plantas mais conhecidas por suas flores é, sem dúvidas, a orquídea. As flores dessa planta medem cerca de 20 centímetros, e contam com tonalidades de roxo e branco, além do cheiro agradável.

As orquídeas se adaptam facilmente aos climas tropicais, sendo mais vulneráveis ao frio extremo e aos climas desérticos. Além disso, a orquídea conta com propriedades hidratantes e antioxidantes perfeitas para os cuidados com a pele. Quer aprender o passo a passo sobre como plantar orquídeas? Não perca esse artigo.

Plantas com flores - Orquídea: cuidados e características

Amor-perfeito: cuidados e características

A planta amor-perfeito, também conhecida como viola tricolor, é do tipo que se reproduz em meio a climas frios e apenas ao ar livre, sendo caracterizada como uma espécie bianual com floração que dura do outono até a primavera. Com a chegada do calor, a planta fica murcha, sobrando apenas os galhos secos - que devem ser cortados para evitar que as raízes morram.

Durante o inverno, o amor-perfeito precisa ser regado a cada três dias, e necessita de solos úmidos e com excelente drenagem para crescer. Da mesma forma, requer poda constante das folhas mortas para evitar que as hastes fiquem danificadas. Para plantar o amor-perfeito é necessário esperar até o fim do verão, quando as temperaturas começam a baixar.

Plantas com flores - Amor-perfeito: cuidados e características

Petúnia: cuidados e características

Essa planta produz bonitas flores vermelhas e rosadas desde a primavera até o outono, sendo uma espécie ideal para ser plantada em regiões de clima quente. As flores da Petúnia requerem luz solar abundante e rega moderada todos os dias, bem como solos úmidos com excelente drenagem.

O cultivo das petúnias se dá por meio de sementes plantadas em vasos ou outros recipientes colocados em locais frescos e com sombra, principalmente durante o outono. Já no inverno a petúnia precisa ficar protegida de chuvas fortes, mesmo que resista sem problemas às geadas em locais frescos e secos. Neste outro artigo te explicamos como cuidar das petúnias com mais detalhes.

Plantas com flores - Petúnia: cuidados e características

Rosa: cuidados e características

Claro que em um bom jardim de plantas com flores não podem faltar as rosas convencionais. Elas florescem desde a primavera até o inverno, em climas temperados e quentes, e necessitam de uma poda contínua dos caules das rosas que forem secando. Já no inverno, é necessário poder a planta quase que completamente, deixando apenas alguns galhos ao redor do tronco.

Para plantá-las, seja usando sementes ou mudas, a melhor época é o outono, sempre em locais frescos e ensolarados. Preste atenção no solo, que deve ser rico em nutrientes e estar livre de pragas. Descubra aqui como cuidar de uma roseira.

Plantas com flores - Rosa: cuidados e características

Tulipa: cuidados e características

A tulipa se adapta maravilhosamente bem em jardins localizados em áreas quentes e ensolaradas. A planta, originária da Ásia, costuma ser vendida em forma de bulbos para o cultivo ornamental.

Quando a planta floresce na primavera, suas pétalas podem apresentar coloração violeta, rosada, amarela, branca ou laranja, de acordo com o tipo de tulipa que foi plantado. Ela cresce sem grandes problemas em áreas ensolaradas ou de meia-sombra, e requer regas moderadas, de duas a três vezes por semana no verão. Descubra neste outro artigo como cuidar de tulipas.

Plantas com flores - Tulipa: cuidados e características

Verbena: propriedades, cuidados e características

A verbena é uma das plantas com flores mais coloridas que você pode colocar no seu jardim. Ela não precisa ser regada muitas vezes, mas necessita de bastante luz solar para crescer, florescendo desde a primavera até o fim do verão. As flores podem ser de cor violeta, cor-de-rosa ou vermelhas, ainda que existam outras variedades com flores brancas e amarelas.

Essa planta herbácea é considerada uma planta anual, já que sobrevive ao inverno sem problemas e floresce no verão. Como se não bastasse, a verbena conta ainda com ótimas propriedades medicinais, que ajudam no tratamento de problemas digestivos, circulatórios e relacionados à ansiedade.

Plantas com flores - Verbena: propriedades, cuidados e características

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas com flores, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Plantas com flores

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas com flores
1 de 26
Plantas com flores

Voltar ao topo da página