Flores

Como cultivar kalanchoe

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 26 setembro 2019
Como cultivar kalanchoe

Kalanchoe, também conhecida como flor da fortuna ou coreana, é uma planta florida da família das suculentas muito popular pela sua aparência colorida e alta durabilidade das flores, inclusive no frio. São uma ótima opção de presente e são facilmente encontradas em floriculturas. Elas também são muito queridas por serem fáceis de cuidar, entretanto têm algumas particularidades que devem ser respeitadas para que permaneçam bonitas por mais tempo. Para saber como cultivar kalanchoe, se ligue nas dicas que o umCOMO reuniu.

Também lhe pode interessar: Como fazer um jardim vertical

As kalanchoes são versáteis e combinam com diferentes ambientes, inclusive podem ser plantadas no jardim. Se o seu objetivo é replantar um kalanchoe no jardim ou em um vaso maior o ideal é que seja depois da época em que elas já floresceram e perderam as flores. Assim, não corre-se o risco de perder as flores durante o replantio.

Na hora de comprar uma kalanchoe para cultivar ou presentear, preste atenção na quantidade de botões fechados. Quanto mais botões fechados, mais tempo florida sua kalanchoe permanecerá. Além disso, repare também nas folhas que devem estar inteiras e sem manchas.

Como cultivar kalanchoe -

Se você está esperando a época ideal para cultivar kalanchoe, saiba que a época de floração delas vai do início do inverno ao final da primavera. Embora haja algumas espécies que durem o ano inteiro.

Cultivar kalanchoe não é tarefa tão difícil pelo fato de que elas podem se manter a meia-sombra, mas devem estar longe do sol entre 11h e 14h em regiões muito quentes. Ainda assim, necessitam de luz solar direta algumas horas por dia. Coloque-as para tomar sol durante a manhã ou tarde ou mantenha em um local em que recebe essa luz nesses horários.

Como cultivar kalanchoe -

A pouca necessidade de rega é outro atrativo na hora de cultivar kalanchoe. Aguar 1 vez por semana no inverno e 2 vezes por semana durante o verão deveriam ser a frequência adequada. Mas, essa necessidade pode variar de acordo com as condições climáticas de cada região. Então, para saber quando regar, verifique se a superfície do solo está seca. Esse é o ponto.

Agora que você já sabe quando regar, precisa entender como regar da maneira correta para cultivar kalanchoe. Regue a plantinha até que a água apareça no fundo do pratinho que apoia o vaso. Evite que a água entre em contato com as flores e folhas, isso pode fazer com que elas caiam mais rapidamente.

Descarte essa água para evitar a proliferação de mosquitos e larvas.

Como cultivar kalanchoe -

Após a temporada da floração as flores devem cair e algumas hastes vão secar. Para cultivar kalanchoe mesmo sem flores e prepará-la para a próxima florada, corte as hastes que estão secas.

Após podar, se o vaso é muito pequeno você pode replantá-la em um vaso maior, jardineira ou diretamente no jardim. Prepare uma mistura com mais terra e substrato para cactos e suculentas, retire a kalanchoe do vaso sem separar a raiz da planta e plante na terra ou no novo vaso.

Veja também: Como cuidar de calandiva

Como cultivar kalanchoe -

Após ser replantada e ter as hastes cortadas o indicado é que a kalanchoe fique no sol, isso acelera o processo de florescimento da planta.

Sugestão: Leia também o artigo como cultivar lisianto.

Quer criar uma nova muda da sua planta a partir da que você já tem? Um pedaço de aproximadamente 10 cm do tronco colocado na areia para enraizar costuma ser o suficiente para brotar uma nova mudinha de kalanchoe.

Dica: Acesse também esse artigo que ensina como florescer kalanchoe.

Como cultivar kalanchoe -

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar kalanchoe, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
João Paulo
Oi, bom dia! Tb adorei o artigo. Adoro minhas kalanchoes. Elas já passaram o tempo da florada e as flores já caíram, tem realmente algumas hastes secas como vc falou.. Eu gostaria de replantar em outro vaso, mas nunca fiz. Qual a proporporção de substrato/material orgânico ou terra vegetal e arreia? Coloco no novo vaso em camadas ou pode misturar todos os materiais?
A sua avaliação:
Maria Imaculada Teixeira Gutierrez
Adorei as orientações. São fáceis de entender e atende às dúvidas que eu tinha.
A sua avaliação:
Celia ferrarezi
Eu amei essas dicas, tenho essa plantinha linda e quero cuidar dela do jeito certo.
A sua avaliação:
Pedrina Pereira
Amei suas dicas
A sua avaliação:
magali
Boa Tarde. Kalanchoe pode ser criada só na àgua? ou so se cria na terra. Gostaria muito de saber ,pois acho essa planta linda. Obrigado adorei sua explicação.
A sua avaliação:
Viviani
Kalanchoe é a mesma coisa de flor da fortuna.Preciso beber as folhas da flor da fortuna será que posso beber da Kalanchoe?
A sua avaliação:
Elidiane Trindade Cardoso
Gostaria de saber porque minhas mudinhas não crescem e ao passar os dias apodrece
A sua avaliação:
Cecília Garcia
Excelente explicação! Comprei dois vasos hoje de kalanchoes dobradas cheias de botões! Deixo sempre dentro de casa, agora vou levar ao sol pela manhã!
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Cecília. Que bom que você gostou. Obrigada pelo comentário! Também temos este outro post que fala sobre como florescer kalanchoe: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-florescer-kalanchoe-metodos-eficazes-28035.html
Odilio T. Ramos
Sou iniciante no assunto. Simplesmente adorei.

Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Que bom que você gostou, Odilio. Obrigada pelo comentário. Temos também este artigo com dicas de como florescer kalanchoe: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-florescer-kalanchoe-metodos-eficazes-28035.html
ione meneghetti
adorei as dicas
Editor umComo.com.br
Oi Ione! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
Jacenira Moraes
Tenho várias kalanchoe e elas estão com mais de um ano e não florescem, como cultivar minhas kalanchoe?
1 de 6
Como cultivar kalanchoe