Como fazer um jardim vertical
Os jardins verticais são a alternativa ideal para quem não possui muito espaço no exterior de casa para a plantação, ou simplesmente para quem gosta de ser original. Jardins deste tipo são também uma boa ideia para decorar varandas de forma diferente, sem usar os típicos vasos que assentam no chão. Existem várias formas de fazer um jardim vertical, recorrendo a vasos pendurados ou simplesmente cultivando as plantas numa treliça de jardim. Se ficou curioso acerca de como fazer um jardim vertical, continue lendo este artigo de umComo.com.br.
Com vasos em treliças
Esta é a forma mais fácil de conseguir um jardim vertical, pois não exige grande técnica. Tudo o que terá de fazer é reunir vários vasos, redondos ou em meia lua, e fixá-los em uma treliça de jardim em madeira ou em uma estrutura de metal com várias traves. Poderá fazer isso recorrendo a ganchos que prendem o vaso à estrutura ou usando um suporte para vasos. Se optar pela treliça em metal aplique um produto para a tornar mais resistente ao clima exterior. Depois é só cultivar suas plantas como faria normalmente.
Em vasos suspensos
Semelhante à anterior, neste tipo de jardim vertical os vasos ficam suspensos através de cordas, cordéis ou correntes que são fixos num plano superior, como o teto. Conferem um efeito visual muito interessante, como se estivessem levitando. Para conseguir um jardim deste tipo pode cultivar as plantas em garrafas pet, na horizontal, tal como mostra a imagem. Depois basta fazer orifícios nelas e prender, com nós, um cordel que será também preso ao teto através de ganchos. Se não quiser utilizar as garrafas pet, pode criar este jardim com outro material leve, como os vasos de fibra de coco ou calhas plásticas. O procedimento de pendurar é igual ao utilizado para as garrafas.
Em blocos
Esta é uma boa opção para conseguir um jardim vertical e, ao mesmo tempo, um muro ou divisória. Para fazer um jardim vertical em blocos necessitará de blocos em concreto com orifícios grandes o suficiente para as plantas que pretende inserir. Neste caso, dado o volume dos blocos, o seu jardim vertical irá ocupar algum espaço, ainda mais se pretender dispô-los de forma irregular, em que uns estão virados de lado e outros para a frente, como na imagem. Ao optar por essa disposição conseguirá um efeito dinâmico muito interessante.
Técnica Green Wall
O Green Wall é uma parede ou pedaço de parede totalmente "forrado" a plantas. É o exemplo mais ilustrativo de um jardim suspenso. Pode parecer difícil de fazer, mas na verdade até é simples, e existem duas formas: recorrendo a um bloco de cerâmica green wall, que são blocos com um orifício próprio para inserir a terra e as plantas, ou utilizando um sistema de encaixe green wall. Este último trata-se de um módulo em plástico preparado para o efeito e com vários orifícios para colocar as plantas. Deve ter-se o cuidado de as cultivar na horizontal nesse sistema durante algum tempo, de forma a que se fixem raízes, e só depois o colocar na vertical. Utilizando tanto uma técnica como outra logo de início não conseguirá um efeito green wall, apenas algum tempo depois, quando as plantas se tornarem maiores de forma a cobrir todo o espaço vazio.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jardim vertical, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.