Partilhar

Como cuidar de calandiva

 
Por Giselly Cristina. 25 setembro 2019
Como cuidar de calandiva

A calandiva (também conhecida como flor do papai, flor-da-fortuna ou kalanchoe) é uma planta suculenta muito comum em residências. A verdade é que é uma planta muito bonita, com folhas verdes muito carnudas e muitas florezinhas em cores vivas, que compõem um verdadeiro buquê floral! Embora existam tamanhos diferentes de flores calandivas, o mais comum é que elas sejam pequenas. Além disso tudo, seu preço não costuma ser muito caro nas floriculturas.

Por todas essas razões, é a calandiva uma planta muito comprada para se ter em casa e também para presentear porque, além disso, costuma durar muito tempo. De fato, não é uma das plantas mais delicadas. Mas, assim como qualquer vaso de planta, requer uma série de cuidados. Neste post do umCOMO, vamos te explicar os cuidados da planta calandiva, para que a sua esteja sempre bonita e suas flores durem mais.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de pacová

Como cuidar de calandiva

A calandiva ou kalanchoe blossfediana é nativa de áreas tropicais da África. Isso condiciona consideravelmente a sua localização, pois é uma planta que gosta de estar em locais ensolarados, embora também não seja bom deixá-la exposta diretamente ao sol, principalmente quando os raios estão mais fortes ou durante pleno verão.

Luminosidade para a cuidar de calandiva

O melhor lugar para colocar sua calandiva é em um local ensolarado dentro de casa, onde haja muita luz natural. Em todo caso, se a temperatura ambiente não for alta demais, não tem problema algum que a luz do sol atinja diretamente suas folhas.

Calandiva com as folhas escuras

Se na área em que você a deixar houver essa exposição solar, não entre em pânico se você notar as folhas escurecendo e adquirindo uma coloração acobreada. Isso não quer dizer que estão secando, porque além de tudo, suas folhas carnosas são uma excelente reserva de água.

Você não precisa ser extremamente cuidadoso com a luz. Quanto mais luminoso for o local, melhor. Isso porque a luz é essencial para que as flores da calandiva desabrochem, mas também para fazer durar mais as que já desabrocharam e para manter as folhas verdes.

E, embora a calandiva seja uma planta que normalmente vive dentro de casa, também é possível mantê-la em perfeitas condições na área externa. Para isso, procure um local ensolarado e protegido ou abrigado, para que não tome vento ou congele quando as temperaturas caírem.

Como cuidar de calandiva - Como cuidar de calandiva

Temperatura ideal para calandiva

A temperatura é importante ao cuidar da planta calandiva. O mais recomendável é tentar manter uma temperatura ambiente entre 15°C e 18°C. Sob nenhuma circunstância é apropriado que esta planta esteja em um ambiente com temperatura inferior a 10°C.

Como cuidar de calandiva no inverno

Durante o inverno, você deve tomar um cuidado especial para que ela não congele ou seja afetada por baixas temperaturas, pois isso pode causar sua morte.

Como cuidar da calandiva no verão

Se você quer saber como cuidar de calandiva no verão, também é recomendável monitorar a temperatura. Nesse caso, não é bom que ela seja submetida a muito calor. O melhor é que o termômetro na área onde está não exceda os 21°C.

Planta calandiva e a rega

Um dos cuidados fundamentais com a planta calandiva é a irrigação. Em geral, ela não precisa ser regada com muita frequência ou em grandes quantidades, embora seja importante perceber que suas necessidades são diferentes dependendo da época do ano.

  • No verão, convém regar esta planta com mais frequência e mais água, pois como as temperaturas estão elevadas e os raios solares mais fortes, é necessário evitar que ela seque. Saiba mais detalhes sobre como regar as plantas no verão neste outro artigo.
  • Para cuidar de calandiva no inverno, pelo contrário, a irrigação não precisa ser muito periódica, porque a reserva de água que a planta tem em suas folhas já impede que ela murche devido à falta de água. E, certamente, você se perguntará como saber se é o momento certo para regar. Você rapidamente notará isso na terra da calandiva. Se a terra estiver seca, você deve regá-la.

Veja também: Como cultivar kalanchoe

Outros cuidados para a planta calandiva

Embora, como você já viu, esta seja uma planta que não requer muitos cuidados, é importante que você saiba que calandiva deve ser fertilizada preferencialmente entre a primavera e verão. O fertilizante deve ser aplicado a cada quinze dias, aproximadamente.

Como transplantar a calandiva

E, será que é possível transplantar a calandiva? A resposta é sim, de tempos em tempos convém trasplantar a planta para um vaso maior. Agora, é melhor fazer isso depois da floração, que ocorre coincidindo com a primavera. Para ter mais plantas deste tipo, você precisará fazer mudas que tenham também várias folhas desenvolvidas para que pegue na terra e cresça.

Com esses cuidados com a planta de calandiva, será mais fácil mantê-la bonita o ano todo e cheia de suas características flores. Recomendamos que, em caso de dúvidas, você consulte um especialista ou a floricultura sobre seus cuidados, dependendo do clima no local onde você mora.

Leitura complementar: Como fazer kalanchoe florir

Como cuidar de calandiva - Outros cuidados para a planta calandiva

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de calandiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de calandiva

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de calandiva
1 de 3
Como cuidar de calandiva

Voltar ao topo da página