Partilhar

Como cuidar de azaleias

Por Ana Lopes. Atualizado: 17 agosto 2017
Como cuidar de azaleias

Plantas que geram flores lindas e encantadoras que fazem parte do imaginário de muitas noivas quando o assunto é buquê. As azaleias possuem uma coloração forte e vibrante e encanta a todos com seu charme e romantismo. E, como não poderia deixar de ser, é popularmente conhecida como “A Realeza do Jardim” e uma ótima opção para dar mais vida e melhor enfeitar o seu ambiente. Se você deseja cultivar essas plantas e manter o seu jardim sempre florido e belo, não deixe de acompanhar as dicas presentes neste artigo de umComo em que lhe explicamos como cuidar de azaleias.

 

Também lhe pode interessar: Como cuidar de clorofito
Passos a seguir:
1

Seja paciente - pois, elas começam a florescer a partir do primeiro ano de plantio.

2

Apesar de preferirem climas mais amenos, elas se adaptam facilmente a climas mais quentes. E, apesar disso, elas não precisam ser regadas diariamente, pois não precisam de muita água para sobreviverem. Adote a periodicidade de 2 ou 3 dias. Tenha o cuidado de molhar também suas folhas, pois a absorção da água é feita através dela. Mas, atenção: opte por regá-las durante o período da manhã. Pois, se as folhas ficarem molhadas durante a noite, corre-se o risco de mofarem.

3

E tenha o hábito de observar sua planta. Sempre que as folhas estiverem murchando é porque ela necessita de água. Quando as flores estiverem murchando, é hora de nutrir sua planta.

4

Elas precisam de sol, muito sol. No entanto, dependendo da espécie, o plantio pode ser feito a meia-luz.

5

O florescimento terá maior sucesso se o seu plantio for feito em solo enriquecido e ácido - com pH variando entre 5,5 e 6,0. E, devido a planta não gostar de solos encharcados, este deve ser bem drenado também. E evite solos muito argilosos, pois irão impedir o crescimento das raízes.

6

Cubra a terra em volta da planta - quando a planta começar a apontar, cubra a terra que está ao redor dela com folhas, serragens ou palhas. Isso porquê elas possuem raízes pouco profundas e podem secar, caso a terra fique descoberta. Tal procedimento irá, ainda oferecer os nutrientes necessário para o seu crescimento e desenvolvimento, podendo recusar a necessidade de uso de fertilizantes.

7

Os fertilizantes só serão necessários depois que a planta florir. Antes disso, o fertilizante irá auxiliar, apenas, no crescimento e desenvolvimento das folhas, e não das flores.

8

Mantenha o hábito de podá-la. A poda ajudará a dar maior simetria para as suas azaleias.

9

Tenha sempre inseticida por perto - essas plantas são muito resistentes a pragas, mas não tem como ficar 100% livre delas. Então, mantenha um inseticida por perto, mas que seja biodegradável e à base de água.

10

Os mesmos cuidados deverão ser tomados caso escolha plantar e cuidar de uma planta dentro de casa. Tendo sempre a preocupação de mantê-la nutrida, com o auxílio de fertilizantes e expostas semi ou totalmente ao sol. É importante não regá-la com água da torneira, pois essa água contém muito cloro e irá fazer mal para a sua planta. Preocupe-se, também, em mantê-la na temperatura e com a quantidade de luz necessária para crescer e florescer saudavelmente.

Veja também: Como fazer azaleia florescer

Como cuidar de azaleias - Passo 10

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de azaleias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de azaleias

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Vinicio
Dicas interessantes.
LEONALDA NOGUEIRA
QUAL VASO IDEAL PARA PLANTA A AZLEIA?
A sua avaliação:
MARIA DO CARMO MADEIRA SALVADOR
MUITO ESCLARECEDORA SUA PUBLICAÇÃO SEMPRE QUIZ APRENDER A CUIDAR DE ORQUIDEA ,MAS NUNCA ACHEI UM ARTIGO COMO ESSE, APRENDI MUITO !
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom saber que as informações foram úteis! Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Neusa
Como plantar semente de palmeira azul

Como cuidar de azaleias
1 de 2
Como cuidar de azaleias

Voltar ao topo da página