Cuidados com as plantas tropicais

Como cuidar de pacová

Como cuidar de pacová

A planta pacová (nome científico Philodendron martianum), também conhecida como filodendro martiniano, babosa-de-árvore ou babosa-de-pau é uma espécie nativa do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica. Apesar de ser uma planta epífita, aquelas que se desenvolvem melhor junto a outras espécies aproveitando condições de luz e água, ela também é muito usada no paisagismo de exteriores e interiores.

Sua importância decorativa e ornamental, de acordo com o livro 'Da Planta ao Jardim: um guia fundamental para jardineiros amadores e profissionais', escrito pela bióloga Assucena Tupiassu [1]são as suas folhas de formato oval, verdes escuras, brilhantes e o porte pequeno mas, que pode chegar até 1 metro de altura. Apesar de florescer, a flor do pacová lembra muito o antúrio, não com tanta frequência, a exuberância das folhas é a protagonista do valor decorativo da pacová. A planta requer cuidados simples e se adapta bem a interiores iluminados e arejados. O seu ciclo de vida perene permita que ela viva mais de 2 anos quando bem cuidada. Então, se você tem uma e quer mantê-la sempre exuberante, neste post do umCOMO explicamos como cuidar de pacová.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das plantas de folhas grandes

Índice

  1. Como cuidar de pacová
  2. Como fazer muda de pacová
  3. Pacová apodrecendo
  4. Pacová no paisagismo

Como cuidar de pacová

Não é difícil cuidar de pacová. Ela pode ser cultivada dentro ou fora de caso, em vasos ou jardins.

Minha pacová está amarelando

Por ser originalmente encontrada em regiões de mata atlântica, a pacová se desenvolve melhor sob a meia-sombra de outras plantas, já que o sol pleno pode queimar as suas folhas (pacová com folhas marrons ou amarelas). Isso explica o sucesso da pacová como planta de interior, mas uma boa dica para garantir é cultivá-la próxima às janelas ou varandas que não recebem tanta luz.

Mesmo assim, suas origens de clima tropical não negam, ela gosta de calor e umidade. Ambientes frios e secos ou fechados com ar condicionado, portanto, não oferecem as melhores condições para o desenvolvimento da filodendro.

Cuidados com a pacová

Ainda pensando na Mata Atlântica e suas características, quando falamos sobre como cuidar da pacová, não é de se estranhar o fato de que ela cresça mais bonita em um solo úmido e rico em matéria orgânica (um bom adubo orgânico 2 vezes por ano basta). Apesar de gostar do solo úmido, 2 ou 3 regas por semana são suficientes. O importante é que o substrato não fique nem seco, nem encharcado e sim, moderadamente úmido.

Então, vale apostar em um substrato que absorva bem a água mas que não fique encharcado, já que isso pode apodrecer a planta e matá-la. Os vasos de xaxim também são uma boa alternativa para cultivar a pacová.

Quem opta pelos vasos comuns deve preferir os maiores, com um diâmetro largo, já que as folhas surgem e se projetam a partir dos pseudo bulbo (esse caule curto, que parece uma haste) que armazenam água e necessitam espaço.

  • Interior ou exterior;
  • Meia-sombra;
  • Ambientes quentes, úmidos e arejados;
  • Rega moderada (2 a 3 vezes por semana);
  • Substrato que absorva água;
  • Solo moderadamente úmido e fértil (adubo orgânico equilibrado);
  • Vasos com diâmetro largo.

Dica: se você tem dúvidas se já é hora de regar a pacová ou não, toque a terra. Se estiver úmida, não precisa ser regada. Outra possibilidade é teste palitinho: espete um palitinho de madeiro sobre a terra da pacová. se ele sair seco, você pode regá-la.

Leitura complementar: Como cuidar das plantas de folhas grandes

Como cuidar de pacová - Como cuidar de pacová

Como fazer muda de pacová

A multiplicação da pacová pode ser feita por estaquia, sementes ou separação das raízes (touceiras). Para fazer muda de pacová por estaca, o ideal é que seja com uma planta mais velha, que já tenha o caule mais aparente. Para isso, basta separar uma folha com raiz e transferi-la ao local de cultivo com as condições ideais, explicadas anteriormente.

No caso das touceiras, para fazer muda de pacová, basta separá-la da planta mãe com cuidado para não cortar a raiz da principal e replantá-la em vaso com substrato poroso, geomanta e brita, e condições de ambiente e temperatura adequadas (as mesmas de como cuidar da pacová).

Como cuidar de pacová - Como fazer muda de pacová
Imagem: Flor do filodendro pacová

Pacová apodrecendo

A causa mais comum do apodrecimento da pacová é o excesso de água, se as folhas estiverem caindo esse é um sinal ainda mais preciso. Se você quer tentar recuperar a pacová, experimente o procedimento padrão para recuperar uma planta que está apodrecendo.

Como recuperar pacová

  1. Retire as folhas mortas;
  2. Prepare um novo substrato, nas condições explicadas nesse post, mas que não esteja muito úmido;
  3. Certifique-se de que o novo vaso seja grande o suficiente, de acordo com o porte da pacová;
  4. Regue-a um pouquinho somente quando o solo estiver completamente seco.

Outra opção no caso da pacová apodrecendo, se você acha que ela não pode mais ser recuperada, é fazer mudas, a partir do procedimento explicado anteriormente a partir das folhas que ainda têm aparência saudável ou separar touceiras da planta mãe.

Leitura complementar: Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

Como cuidar de pacová - Pacová apodrecendo
Imagem: Reprodução/picssr.co

Pacová no paisagismo

Se ainda restam dúvidas quanto à formosura da pacová, saiba que além de tudo ela é versátil em projetos de paisagismo e pode ser usada em ambientes interiores e exteriores, próximo a muros, diretamente no vaso, junto com outras plantas, canteiros, jardins externos e internos desde que respeitem as condições de sobrevivência e cuidados da pacová, já explicados.

Inspire-se com: 5 plantas de interior sem flor

Como cuidar de pacová - Pacová no paisagismo
Imagem: Reprodução/jardimcor.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de pacová, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. TUPIASSÚ, Assucena.Da Planta ao Jardim: um guia fundamental para jardineiros amadores e profissionai. São Paulo: Nobel, 2008.
Bibliografia
  • Coelho, M.A.N.,Soares, M.L.,Calazans, L.S.B.,Gonçalves, E.G.,Andrade, I.M. de,Pontes, T.A.,Sakuragui, C.M.,Temponi, L.G.,Buturi, C.,Mayo, S. 2015. Araceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB5046>. Acesso em 11 de outubro de 2019.
  • Santos, E. (2007). Os jardins da residência Moreira Salles. O projeto original de Burle Marx e a restauração de Isabel Duprat. Paisagem E Ambiente, (24), 227-238. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p227-238

Vídeos relacionados com Como cuidar de pacová

1 de 3
Vídeos relacionados com Como cuidar de pacová
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Gisele
Olá comprei um pacová a pouco e ele já veio com uma das hastes que sustente a folha rachada, tem como recuperar? Pode ser entrada para pragas e doenças. Desde já agradeço.
A sua avaliação:
Magali
Pacová dá flor?
ANA PAULA SOARES
Sim, parece a flor antúrio branca.
A sua avaliação:
CASSYA linna
Acho uma planta fácil de cuidar linda,perfeito para sala acabei de comprar uma amei,bjs.🥰
A sua avaliação:
Wiran Geraldo Feliciano da Silva
Bom! Muito bom!
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Wiran. Obrigada pelo comentário! Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
Imagem: Flor do filodendro pacová
Imagem: Reprodução/picssr.co
Imagem: Reprodução/jardimcor.com
1 de 5
Como cuidar de pacová