Partilhar

Como cuidar de arruda

Por Nicolas Santos. Atualizado: 25 fevereiro 2020
Como cuidar de arruda

A Arruda (Ruta graveolens)é uma planta perene conhecida pelas suas propriedades medicinais, é comum ser cultivada em casa ou em pequenos jardins, facilmente reconhecida pelo seu aroma agradável. Seu arbusto atinge até meio metro de altura se bem cuidado, com suas folhas ramificadas e pequenas flores verdes e amarelas. O seu plantio e transplantio é simples, comum de plantas de regiões quentes e ensolaradas.

Esta planta pode ser classificada como medicinal pois é possível fazer chá de suas folhas, cujo efeito é calmante e também pode ser usado para eliminar pragas contagiosas como piolhos, assim como para limpar feridas, pois o chá tem efeito cicatrizante. Além disso, esta plantar aromática pode ser usada para temperar carnes, saladas, peixes e sopas, embora tenho um gosto amargo que atualmente não é muito popular. No entanto, esta planta pode ser tóxica e o seu uso deve ser controlado. Por fim, esta planta pode ser usada para repelir ratos, cachorros e gatos ou para atrair abelhas com suas lindas flores.

Neste artigo, o umCOMO te explica como cuidar de arruda e beneficiar das propriedades dessa planta tão versátil!

Como cuidar de arruda

  • Luz direta ou meia-sombra, arruda gosta de sol;
  • Rega moderada;
  • Solo drenado;
  • Para podar arruda, retirar plantas invasoras é suficiente ou aparar até 10 cm para estimular o seu crescimento;
  • Substrato com matéria orgânica.

A arruda gosta de sol. Ela não só necessita mas também se adapta muito bem à exposição do sol, seja contínua ou durante algumas horas do dia. Porém, ela não se adapta bem a ambientes escuros, caso ela esteja em algum lugar onde não haja exposição solar, vale deixar o seu vaso (se esse for o caso, é recomendado plantá-la num vaso, justamente para poder movimentá-la quando preciso) ao menos uma hora no sol por dia.

Apesar de ser uma planta resistente às baixas temperaturas, em dias de muito frio é recomendável deixá-la dentro de casa, se possível.

Tente plantar a sua arruda no período de primavera, pode ser feito a partir de sementes ou por divisão de raízes. A arruda não pode ficar em solo muito úmido, mas deve ser regada regularmente, portanto, com boas quantidades mas não o suficiente para encharcar o solo, por este motivo vale considerar a ideia de colocar pedras ou cascalhos no seu solo, eles ajudam na vazão da água evitando que a terra fique sempre molhada.

As plantas invasoras devem ser removidas pois competem pelos nutrientes e recursos, prejudicando assim o bom desenvolvimento da sua arruda. Quanto às pragas, as mais comuns costumam ser ácaros, mosca branca e fungos. Nestes casos sugerimos as receitas de inseticidas naturais.

Se seguir as dicas acima não haverá esforço no plantio da Arruda e você poderá ter em casa uma planta com propriedades auxiliares no plantio de outras plantas, além da capacidade medicinal e aromática.

Como plantar arruda

O melhor lugar para colocar arruda é composto por solo pedregoso, ou seja, com cascalhos ou pedras na composição da sua terra, com ela, de preferencia adubada pois a arruda necessita de grande quantidade de matéria orgânica para se desenvolver. Quanto mais alcalino o substrato da arruda, mais flores ela deverá ter. Veja como fazer adubo natural.

O seu cultivo não precisa ser isolado ou em vasos apenas para arruda, por ser uma planta com cheiro forte ela espanta as pragas - é muito útil ter uma planta de arruda próxima à sua horta, ou próxima a alguma planta que costuma ser atacada por pragas mais facilmente, como os tomateiros. Além das pragas, a arruda também ajuda a evitar doenças em outras plantas.

Contudo, tenha em conta que esta planta é tóxica quando entra em contato com a pele, pelo que o seu cultivo em zonas muito frequentadas por pessoas deve ser evitado.

Como cuidar de arruda - Como plantar arruda

Como cultivar arruda

Você pode cultivar arruda em sementeiras ou no local definitivo dela. Caso você opte pelo primeiro método, coloque-as com meio de profundidade no solo e espere germinar de 1 a 3 semanas. Quando chegarem aos 10 cm de altura, você pode fazer a muda de arruda para o local definitivo, de preferência jardineiras e vasos grandes.

Uma arruda bem desenvolvida tem ramos que enraízam facilmente no solo, por isso você também pode optar por plantar arruda através da divisão de plantas antigas.

Dica: Confira também esse artigo e descubra como cuidar da planta zamioculca.

Como fazer muda de arruda

As mudas de arruda podem ser feitas a partir das sementes ou por estaquia, a partir de um ramo. Explicamos cada um dos processos a seguir:

Por sementes

Para criar uma muda de arruda a partir da sementinha é fundamental ter o solo preparado nas condições descritas anteriormente e luz solar. A primavera é uma boa época para plantar arruda. Umedeça essa terra e acomode as sementes com pelo menos 5 cm de distância para que se desenvolvam, sem colocar terra sobre elas. Se tudo correr bem, elas devem demorar umas 3 semanas para se desenvolverem. Após 2 meses a muda de arruda já pode ser transplantada com, pelo menos, meio metro de distância entre cada planta.

Como fazer muda de arruda a partir dos galhos

A arruda também se reproduz por estaquia. Recomenda-se fazê-la a partir daqueles galhos que não estejam nem tão duros e secos, nem tão macios. Acomode-os enfincados na terra úmida deixando uma pequena parte aparente na superfície. Primavera e verão são as épocas mais recomendadas para fazer mudas de arruda.

Como cuidar de arruda - Como fazer muda de arruda

Benefícios da arruda

A arruda é conhecida pelas propriedades medicinais cujo alguns dos benefícios são:

  • Propriedades digestivas: combate problemas como gases e ardência intestina. Uma xícara infusão de arruda após uma refeição pesada pode proporcionar alívio rápido.
  • Ação anti-espasmódica: ajuda a tratar cólicas, diarreia e espasmos do estômago.
  • Combate a ansiedade: possui ação sedativa, sendo também útil para litar contra insônia e nervosismo.
  • Estimula o fluxo sanguíneo: sendo usada para regular a menstruação.
  • Reforça as paredes dos vasos sanguíneos graças ao seu favorecimento do nível circulatório.

Saiba mais sobre as propriedades da planta no artigo Quais são as propriedades curativas da arruda.

Arruda seca

Quando a sua arruda estiver bem desenvolvida, você pode colher os seus ramos. Ela pode ser usada como tempero, mas sempre em quantidades mínimas deviso à sua toxicidade. Para secar arruda e fazer chá ou para repelir insetos dentro de casa, os ramos e folhas podem ser colhidos entre 90 e 120 dias após o plantio. Por ser uma planta perene, árvore de arruda pode produzir por mais de uma década.

Como fazer chá de arruda

O consumo do chá de arruda, que é muito popular no tratamento dos distúrbios digestivos, não deve exceder as 2 ou 3 xícaras diárias. Para fazer chá de arruda, siga as instruções em seguida.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de arruda seca
  • 1 xícara de água

Coloque a água em uma panela e esquente em fogo médio até ferver. Quando ferver, adicione as folhas secas de arruda e deixe no fogo por 3 minutos. Em seguida, desligue o fogo, tampe a preparação e deixe repousar por 3 minutos antes de coar e beber. Não esqueça que, em caso de suspeita de gravidez, o consumo dessa planta deve ser evitado.

Como cuidar de arruda - Como fazer chá de arruda

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de arruda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Não consuma a Arruda à natura, ou seja, sem antes ferver para fazer chá, a arruda pode ser toxica e causar fortes dores no intestino.
  • A Arruda não deve ser ministrada à grávidas, pois provoca estímulos ás fibras musculares do útero, o que pode ocasionar contrações fortes e causar muita dor durante a gestação.
  • Não plante a Arruda em um local onde as crianças ou outros animais podem alcançar, o seu aroma pode ser um tanto atrativo mas ela não deve ser consumida à natura.
Bibliografia
  • SÁNCHEZ, Javier. Ecologia Verde, Planta de ruda: cuidados. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/planta-de-ruda-cuidados-1868.html/>. Acesso em 25 de fevereiro de 2020.

Vídeos relacionados com Como cuidar de arruda

1 de 3
Vídeos relacionados com Como cuidar de arruda

Escrever comentário sobre Como cuidar de arruda

O que lhe pareceu o artigo?
54 comentários
A sua avaliação:
Tânia
Minha arruda está repleta parece mosquitinhos brancos voam e voltam esta acabando com ela. Já borrifei p detergente já comprei um pesticida e tá pior o que faço?
A sua avaliação:
Carlene pires
Pq não consigo plantar arruda? Sempre morre
A sua avaliação:
Luís Otávio
Olá! Sou neófito quanto aos cuidados e modos de cuidar dessa planta. Sinto atração pelo aroma que ela desprende nos ambientes em que posso vê-las presentes nos ambientes decorados por outros tipos de plantas. Dessa forma, resolvi ter uma pequena muda em casa, mas em razão da falta de prática nos cuidados com ele, estou enfrentando alguma situações, entre elas, a perda de seu brilho (cor pálida!), e murcha, apesar de tentar trata-la com cuidado e carinho. A que tenho está plantada em vaso de plástico, e antes de ler esse artigo, fui recomendado (contrariamente!) deixa-la em lugar sombrio; sugestão do vendedor que agora entendo, como bem equivocada!!! Espero poder daqui para a frente ter sucesso no trato com essa minha primeira muda de arruda, bem como, com ás demais que irei ter.
Maria de Lourdes Covo
Meu pé de Arruda esta com + ou - 1 metrô e 70cm gostaria de saber se devo lo sala sem machucar?
Maria da Conceição
Poxa!! Estou precisando muito de ajuda. O que estou fazendo de errado para plantar Arruda. Todas que planto, secam e morrem. Obrigada
A sua avaliação:
Solange Silva Bueno
Estimado Nicolas,
Foi muito utíl e sábias suas recomendações sobre como cuidar da planta arruda. Gratidão grandemente. Sol.
tereza r valim
bom dia gostaria de saber porque eu compro mudas de arruda mais mesmo assim elas muchão e secando não consigo ter um vaso por muito tempo por favor po me ajudar muito obrigada dez de ja
MARILZA
TENHO UMA MUDA DE ARRUDA QUE PRANTEI FAZ UNS 15 DIAS MAS NÃO COLOQUEI PEDRA E NEM CASCALHO E NECESSARIO FAZER ISSO AGORA.
Geraldo Célio
Minha arruda cresça vistosa, em vaso grande mas, depois suas folhas começam a apresentar muitas pontinhas esbranquicadas e ao passar os dedos, se percebe uma substância, tipo um pó esbranquiçado, como se fosse esporos de fungos. Que pode ser isso e como tratá-la?
Miguel jose de Almeida
Teve uma planta de arruda , porque ela morreu nao sei

Como cuidar de arruda
1 de 4
Como cuidar de arruda

Voltar ao topo da página