Partilhar

Como cuidar da planta zamioculca - guia completo

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 20 março 2018
Como cuidar da planta zamioculca - guia completo

Se você está pensando em colocar uma planta para decorar um ambiente fechado ou pequeno e não tem muita ideia qual planta aguentaria essas condições, a zamioculca é ideal. Além de ser bastante resistente à ausência de luz, essa planta também é perfeita para quem não tem muito tempo para cuidar ou quem está dando seus primeiros passos na jardinagem, pois ela exige poucos cuidados, além de ter o crescimento lento. A zamioculca envasada é perfeita para ambientes internos justamente pela alta resistência da planta. Vão bem em espaços como quartos, salas de estar, escritórios, halls de entrada, cozinhas, lojas, shoppings e muito mais. É uma excelente opção para dar um pouco mais de vida a ambientes onde naturalmente já se entra pouca luz, e o brilho de suas folhas reforça esse contraste.

Se você se interessou pela zamioculca e por sua versatilidade e facilidade em cuidar, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como cuidar da zamioculca corretamente.

Como plantar zamioculca em casa

A zamioculca é uma planta que exige pouca manutenção, aguenta ambientes sombreados e a exposição ao ar condicionado (na verdade, o ideal é plantá-la longe de lugares expostos diretamente ao sol), além de ser bastante resistente e aguentar certo descuido.

Para o plantio, use solo drenável e rico em matéria orgânica e irrigue regularmente, sem encharcar. A mistura de solo indicada para a zamioculca pode ser dividida em 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal adubada e 1 parte de areia.

A planta resiste bem à seca, mas não suporta o excesso de água. Mas, atente-se: se a planta passar por um longo período de estiagem, as folhas se perdem. No entanto, o rizoma permanece intacto, e volta a rebrotar. Retire as folhas amareladas, doentes ou mortas, regue de uma a duas vezes por semana e reenvase a planta a cada dois ou três anos. A planta não exige podas constantes.

Como cuidar da zamioculca

A rega da zamioculca merece uma atenção especial. Apesar de resistente, é no excesso de irrigação que a planta definha. Nas regas, opte por usar pouca água e vá observando a qual frequência e quantidade de água sua zamioculca responde melhor.

Um erro bastante comum, por exemplo, é regar a planta poucas vezes durante a semana, mas, quando rega, colocar muita água. Dessa forma, a planta pode ficar amarelada ou até mesmo ter dificuldade pra crescer. O período de floração da planta ocorre geralmente entre o verão e o início do outono. No inverno, lembre-se de diminuir ainda mais a quantidade de água da sua zamioculca e, durante o verão, não a exponha ao sol diretamente, certificando-se de mantê-la numa temperatura de 19 a 25 graus. A exposição direta ao sol pode queimar as folhas da zamioculca. No inverno, mantenha a planta numa temperatura de 16 a 18 graus.

A zamioculca já possui por natureza folhagem muito brilhante, parecendo até mesmo estar encerada. Não é necessário usar um produto extra para abrilhantar as folhas. No máximo, limpe as folhas apenas com água, para que elas se mantenham brilhosas e limpas.

Outro cuidado importante na hora de cultivar suas zamioculcas é atentar-se para o uso de fertilizantes. O crescimento lento da planta é normal no caso dessa espécie, mas, se a sua planta não apresenta crescimento há um bom tempo, talvez seja a hora de fazer uso de fertilizantes. Tenha muito cuidado para não pecar pelo excesso e, se surgir alguma dúvida, não se esqueça de esclarecê-la na hora da compra do fertilizante. O mais recomendado é o uso do fertilizante NPK 10-10-10. Se você por fertilizante demais no solo da planta, as raízes morrem e as folhas ficam amareladas. Com um crescimento saudável, a zamioculca pode atingir até 1,5 metro de altura.

Para a decoração e paisagismo, pode-se usar a zamioculca isolada, em vasos ou maciços. Confira também esse artigo parta saber como plantar zamioculca em vaso.

Atenção: Não esqueça que a planta zamioculca é venenosa caso seja ingerida.

Zamioculcas: como fazer mudas?

O processo de fazer mudas é uma técnica da jardinagem para desafogar a planta original e replantá-la em outro lugar.

Para fazer muda de zamioculca é simples, apesar de um pouco demorado. Basta retirar um galho jovem da planta e botá-lo na água. Com cuidado para trocar a água com frequência - para evitar que seja criadouro de mosquito da dengue - e reserve-o em um espaço com sombra com entrada de luz indireta. Aí, basta esperar crescer.

Dentro de aproximadamente um mês a raiz estará no tamanho ideal para ser plantada. Os primeiros sinais costumam aparecer em quinze dias.

Zamioculca com folhas amarelas?

Se as folhas da sua zamioculca estão ficando amareladas, é sinal de que alguma coisa está errada. O erro mais comum é o excesso de umidade - é provável que você esteja regando sua planta com água demais ou com muita frequência. Retire a parte amarelada da planta, replante-a em outra terra e veja se há melhora.

Outras causas possíveis para o amarelamento da zamioculca podem ser:

  • Mudança brusca de temperatura;
  • Pragas;
  • Causas naturais: neste caso, as folhas mais antigas ficam amareladas e caem, para dar lugar às novas folhas. É normal e indica que a planta está saudável.
Como cuidar da planta zamioculca - guia completo - Zamioculca com folhas amarelas?
Fonte: houzz.com

Zamioculca: significado

Conhecida como "dollar tree" ou "árvore do dólar", existe a crença de que a zamioculca atrai mais dinheiro para a vida. Assim, muitas pessoas acabam colocando a árvore do dólar na sua casa para que que a sua conta bancária seja mais forrada. Se você está tendo problemas financeiros, essa é uma boa opção para quem acredita!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da planta zamioculca - guia completo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Antes de regar novamente, observe se a planta já absorveu toda a água da rega anterior.
  • Caso observe o vaso da zamioculca se deformando, mude-a o mais rápido possível para um vaso maior, que comporte seu crescimento.

Escrever comentário sobre Como cuidar da planta zamioculca - guia completo

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Raquel
Fiz muda . As batatas apareceram mas não aparece folhas. Porque? Já tem mais de um mês.
Marinez Barbosa da Silva
Tenho duas mudas de zamioculca e acontece algo com elas que gostaria de obter se possível uma explicação.
Elas , estão plantadas em um vaso grande com terra vegetal e acontece que elas levantam do fundo da terra e vai para superfície do vaso. Ficando na parte de cima , primeiro a terra fica toda raxada depois ela sabe para cima da terra.

Como cuidar da planta zamioculca - guia completo
Fonte: houzz.com
1 de 2
Como cuidar da planta zamioculca - guia completo

Voltar ao topo da página