Como cuidar de clorofito
O clorofito, de nome científico Chlorophytum comosum, é uma planta relativamente pequena que atinge até 60cm de altura e tem folhas finas e compridas com listras verticais, o que justifica ser também chamada de "gravatinha".
O clorofito é uma planta herbácea verde facilmente cultivável e gera pequena flores brancas em suas extremidades, por isso costuma ser utilizada em residências como parte da decoração. Se você pretende adornar sua residência com a planta e quer saber como cuidar de clorofito, veja nesse artigo do umCOMO todas as informações necessárias para ter uma planta forte e saudável.
Como plantar clorofito
Jardins com clorofito são muito funcionais pois a planta pode ser utilizada para rodear árvores, dando um aspecto muito interessante ao jardim, além de também servir para arbustos e canteiros compostos de outras espécies floríferas. Fora as diversas maneiras de se utilizar o clorofito para paisagismo, a planta também pode ficar em ambientes internos, principalmente se colocada em vasos suspensos, pois suas folhas pendem para os lados assim como samambaias, tornando-se um ótimo objeto decorativo. Para saber também como plantá-las, veja como cultivar samambaias.
A planta clorofito é pouco exigente, entretanto, antes de plantá-la devemos tomar alguns cuidados principalmente em relação ao ambiente onde acontecerá a plantação. Os cuidados prévios à plantação são:
- Escolha o local do plantio sem se esquecer de que plantas como o clorofito não lidam bem com altas temperaturas e devem permanecer sempre em temperatura máxima de 25ºC, apesar disso, são plantas que lidam muito bem com o sol e ganham uma tonalidade desbotada caso sejam colocadas em ambiente escuro. O clorofito é uma planta de sol e de sombra, mas a sombra não pode impedir o contato com luz do sol.
- Adube bastante a terra onde o plantio será feito pois o clorofito é uma planta de raízes fortes e grossas capazes de absorver muito nutriente e consumir o que o adubo fornece de forma mais rápida do que plantas de raízes finas. Abaixo nesse artigo você poderá ver como adubar clorofitos.
Agora que você já sabe como preparar o terreno antes de plantação, veja abaixo como plantar clorofito:
- Cave um buraco que tenha profundidade próxima ao tamanho das raízes do clorofito;
- Faça uma mistura de adubo com terra e deixe-a separada próxima ao local de plantio;
- Coloque o clorofito no buraco na terra até a altura em que suas raízes estiverem completamente cobertas;
- Pegue a mistura de terra com adubo e coloque nos espaços vazios do buraco na terra onde o clorofito foi plantado.
Leia também: Como cuidar da zamioculca
Como plantar cloforofito em vaso
Você também pode plantar o clorofito em vaso:
- Escolha um vaso mediano para que as raízes da planta tenha espaço suficiente para continuar crescendo e não esmagá-las abaixo da terra;
- Coloque no vaso aproximadamente 10cm de terra;
- Coloque o clorofito no vaso até que suas raízes atinjam a terra previamente depositada;
- Preencha o vaso com terra e adubo até que as raízes da planta sejam completamente cobertas com a mistura;
Clorofito: como cuidar
Por ser uma planta de raízes grossas e que absorve bastante nutriente, é recomendado que se adube os clorofitos no mínimo uma vez ao mês. O adubo recomendado para clorofito é o NPK 10-10-10, também recomendado para todas outras plantas que não produzem frutos, já que essa planta não tem necessidades específicas como outras plantas têm. Vale lembrar que o clorofito é uma espécie de fácil manutenção.
Para adubar o clorofito siga os seguintes passos:
- Utilize 2 colheres de de adubo pra cada 10kg de terra, caso você não tenha como pesar a terra e não faça ideia do quanto em volume seja 10kg de terra, olhe atrás da embalagem do NPK, lá você encontrará as proporções e serem utilizadas de acordo com o terreno a ser adubado em m².
- Misture o adubo com a terra;
- Coloque a terra adubada de maneira uniforme em todo o terreno, tome cuidado para evitar contato direto entre o adubo e as raízes pois isso pode ocasionar em queimaduras severas na planta.
Caso seja de sua preferência, também é possível utilizar adubo orgânico, para saber como, veja como fazer adubo natural.
Se você também quer saber como poder clorofito, saiba que não há necessidade de poda nessa espécie, apenas remova galhos e folhas secas e mortas caso apareçam.
Sugestão: Como plantar tomates em vasos
Como fazer mudas da planta clorofito
Fazer mudas de clorofito é bastante simples, basta seguir os seguintes passos:
- Pegue dois vasos medianos e encha-os com 10cm de terra, esse espaço livre abaixo da planta as permitirá continuar crescendo, visto que haverá espaço livre para que suas raízes de desenvolvam;
- Retire a planta do vaso e faça uma limpeza em suas raízes e na terra, removendo restos de raízes mortos, realize esse processo tomando cuidado para não danificar a planta;
- Encontre na base do clorofito seus diferentes caules e os separe com uma faca afiada, fina e esterilizada. Não é necessário separar todos os caules e criar diversas mudas, é possível remover apenas 1 caso o objetivo seja criar apenas 1 muda;
- Coloque tanto a planta original quanto a muda nos respectivos vasos e complete-os com terra e adubo até que as raízes dos clorofitos estejam completamente cobertos.
Veta também: Como cuidar de trapoeraba-roxa
Plantas de sol e de sombra
Se você gostou de aprender tudo sobre a planta clorofito e como cuidar dela e quiser conhecer 10 plantas pendentes de sol e de sombra para plantar na sua casa, não perca o vídeo que deixamos aqui abaixo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de clorofito, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.