Cuidados das plantas

Como cuidar de trapoeraba-roxa

Como cuidar de trapoeraba-roxa

A trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida purpurea), também conhecida como trandescância, lambari, trapoerabão, trapoeraba-zebra ou coração roxo é uma planta herbácea (pode alcançar até 25cm de altura), de origem mexicana conhecida, principalmente, pelo aspecto marcante da cor violeta dos seus caules e folhas que fazem jus ao seu nome popular e uma pequena flor rosa. Tais características lhe atribuem um grande valor ornamental no paisagismo de jardins verticais ou horizontais e canteiros urbanos. Estamos falando de uma planta que possui ciclo de vida perene e nas condições ambientais e climáticas do Brasil não exige cuidados complexos. Neste artigo do umCOMO explicamos como cuidar de trapoeraba-roxa, cultivá-la e inspirações para que você possa usá-la onde quiser.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das plantas de um canteiro

Índice

  1. Como plantar trapoeraba-roxa
  2. Como cuidar de trapoeraba-roxa
  3. Trapoeraba-roxa no paisagismo
  4. Trapoeraba-roxa em vaso
  5. Trapoeraba-roxa em jardim vertical
  6. Trapoeraba-roxa em canteiro

Como plantar trapoeraba-roxa

Se você quer uma planta roxa, comece considerado uma área que receba luz direta para plantar a trapoeraba-roxa. Sob a sombra de outras plantas ela corre o risco de não se desenvolver tão bem ou então não adquirirá o tom roxo e será mais esverdeada.

A trapoeraba-roxa se multiplica por estaquia. Então, com uma muda enraizada de trandescância você já pode plantar a trapoeraba-roxa. Se, por acaso, a sua muda estiver com a raiz quebrada, basta deixá-la com o caule em um copo d'água hidratando de um dia para a outro e assim ela cria uma raiz para ser replantada. Confira o passo a passo que explica como plantar trapoeraba-roxa:

  1. Prepare um solo rico em matéria orgânica (esterco, folhas decompostas ou húmus ou compostagem, por exemplo);
  2. Se você for plantar trapoeraba-roxa em vaso, prepare o fundo dele com argila expandida ou brita;
  3. Complete com terra e deixe espaço para a raiz da trapoeraba-roxa de 5 a 10 cm de profundidade, preferencialmente centralizado;
  4. Acomode a raiz nesse espaço e cubra com terra deixando as folhas para fora;
  5. Se a intenção é preparar um canteiro ou várias plantas em um vaso grande, deixe 10 a 15 centímetros de espaço entre as mudas, já que elas crescem bastante.

Leitura complementar: Como plantar lambari

Manter a sua trapoeraba-roxa sempre bonita não é difícil, mas é preciso seguir cuidados básicos. Confira abaixo como cuidar de trapoeraba-roxa.

Como cuidar de trapoeraba-roxa

De acordo com o Catálogo ilustrado de plantas: espécies ornamentais, da PUCRS,[1] a trapoeraba-roxa é uma planta de que gosta de sol pleno e isso é fundamental para acentuar a cor das folhas. Ela também pode se desenvolver em meia-sombra, mas não terá a coloração tão intensa e será mais esverdeada.

Quanto ao substrato, a trapoeraba-roxa requer um solo rico em matéria orgânica e terra úmida. Isso significa que a rega da trapoeraba-roxa deve ser frequente, de modo que a terra esteja sempre molhadinha, nunca encharcada pois o excesso de água também pode matá-la. Apesar dessa necessidade, a trapoeraba-roxa tem folhas suculentas que suportam bem os períodos de seca e, em função disso, são indicadas para quem não tem muito tempo de cuidar do jardim.

Por ser uma planta tropical que gosta muito de sol, a trapoeraba-roxa não tolera bem o frio e prefere ambientes quentes. A trapoeraba-roxa se adapta muito bem a praticamente todo o Brasil, podendo ser cultivada em campos, canteiros, vasos (pendentes ou não) e quintais. Repare que quanto mais sol ela receber, mais escura e intensa a coloração das folhas.

Além do frio, por ser uma planta rasteira, cuidar de trapoeraba-roxa também implica em protegê-la de pisões e peso sobre elas. Quanto à fertilização, a aplicação de fertilizante orgânico uma vez por ano é suficiente mantê-la bem nutrida.

Na hora de cuidar da trapoeraba-roxa, a poda não é um fator decisivo. Sua manutenção simples e eliminar as folhas secas e velhas durante o outono é suficiente. Mas quem deseja também pode fazer uma poda para dar o formato.

  • Sol pleno;
  • Terra sempre úmida (nunca encharcada);
  • Solo rico em matéria orgânica;
  • Fertilizar 1 vez por ano;
  • Eliminar apenas as folhas secas ou poda de formato;
  • Cuidado com pisões.

Trapoeraba-roxa no paisagismo

Deu para entender como cuidar de trapoeraba roxa? Agora que elas já estão lindas e bem cuidadas, inspire-se para embelezar espaços com o valor ornamental da trandescância. Essa é uma planta querida em projetos de paisagismo e decoração que vão dos vasos de trapoeraba-roxa pendente, perfeitos para decoração de interiores, até grandes canteiros urbanos, com aquele efeito de tapete, como é o caso da cidade de São Paulo, por exemplo.

Abaixo você confere algumas inspirações da trapoeraba-roxa no paisagismo e dicas de como cuidar de trapoeraba-roxa nesses ambientes.

Trapoeraba roxa pendente

Um dos usos mais simples da trapoeraba-roxa é no vaso pendente. Ela cresce rápido, mesmo à meia-sombra e com o tempo as folhinhas vão criando o efeito de cascata. Ela pode ser combinada com outras espécies no mesmo vaso.

Como cuidar de trapoeraba-roxa - Trapoeraba-roxa no paisagismo
Imagem: Reprodução/Reddit/Skyhopson

Trapoeraba-roxa em vaso

Além do efeito pendente, a trapoeraba-roxa pode ser usada em um vaso simples, também com efeito decorativo.

Como cuidar de trapoeraba-roxa - Trapoeraba-roxa em vaso

Trapoeraba-roxa em jardim vertical

Como cuidar de trapoeraba-roxa - Trapoeraba-roxa em jardim vertical
Imagem: Reprodução/@wolffgarden

Trapoeraba-roxa em canteiro

Como cuidar de trapoeraba-roxa - Trapoeraba-roxa em canteiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de trapoeraba-roxa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. CLAUDIO AUGUSTO MONDIN; Lilian Eggers; Pedro Maria de Abreu Ferreira. Catálogo ilustrado de plantas: espécies ornamentais da PUCRS. EDIPUCRS; 2010. ISBN 978-85-7430-721-3. p. 112. Disponível em: <https://books.google.es/books?id=0u2wvwhk-RAC&lpg=PA112&hl=pt-BR&pg=PA110#v=onepage&q&f=false/>. Acesso em 8 de outubro de 2019.
Bibliografia
  • ECOLOGIA VERDE. Marina Gago. Cuidados de la planta purpurina. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/cuidados-de-la-planta-purpurina-866.html/>. Acesso em 8 de outubro de 2019.
  • BIASIBETTI, Luana; ROSIN, Catiusa Kuchak; HOUSSAINI, M. L. T. S. Morfologia Vegetal Tradescantia Pallida Purpurea. 2014.

Vídeos relacionados com Como cuidar de trapoeraba-roxa

1 de 3
Vídeos relacionados com Como cuidar de trapoeraba-roxa

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
lu almeida
linda.e fácil de cuidar.
A sua avaliação:
lu almeida
linda.
A sua avaliação:
Ana Claudia Martins
Eu comprrie amei, mas ele esta tão feio no caso com pouco no meio do caso e as pontas grandes tudo desproporcional, comprei um vaso que colocar substrato muito bom mesmo e cortei algumas pontas pra preencher o meio então ficou preenchido com alguns logos. E tive sim que molhar sim pra lavar as plantas e os vaso. Ficou maravilhoso há acabei colocando com um pouco de água raizacao da forht. Muito pouco
Imagem: Reprodução/Reddit/Skyhopson
Imagem: Reprodução/@wolffgarden
1 de 5
Como cuidar de trapoeraba-roxa