Partilhar

Como cultivar samambaias

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cultivar samambaias
Imagem: bulhufas.es

As samambaias são lindas plantas de crescimento rápido que ficam muito bem no corredor de uma casa ou como protagonistas penduradas na decoração de um jardim. As samambaias são muito resistentes e proporcionam luminosidade aos espaços graças à sua característica cor verde. Se quer uma em casa, neste artigo de umComo.com.br explicamos como cultivar samambaias.

Também lhe pode interessar: Como preparar o solo para plantar
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer para cultivar uma samambaia é comprar a raiz que vai plantar em uma loja especializada em jardinagem. Ao escolher a raiz verifique que está livre de qualquer praga e que se encontra saudável. O ideal é plantar a samambaia no outono ou primavera.

2

As samambaias são plantas que crescem muito, e como costumam ser usadas como elemento decorativo suspenso, é recomendável ter um bom suporte e base onde plantá-la, já que com o tempo e o crescimento das folhas ela ficará cada vez mais pesada. Compre uma linda base que permita à planta respirar.

Como cultivar samambaias - Passo 2
3

Antes de plantar é importante preparar um substrato especial. O ideal é que esteja composto por terra de urze, terra de consistência média e areia. Os fertilizantes não são necessários para estas plantas, no entanto, é necessário que o substrato seja leve e com excelente drenagem.

4

Depois de preparar o substrato é hora de plantar a samambaia. É recomendável que o buraco seja duas vezes maior e mais profundo que o tamanho da planta. Depois de colocada, pise o solo delicadamente e regue.

5

A frequência de irrigação deve ser regular, a planta deve estar sempre úmida, não molhada, e deve-se evitar sempre a presença de água estancada. Por isso algumas pessoas também recomendam regar, esperar até que a água seque e fazer a seguinte irrigação.

Como cultivar samambaias - Passo 5
6

A samambaia deve estar localizada a meia-sombra e isto é obrigatório, já que esta planta não suporta a luz direta do sol, e se ignorar este detalhe as folhas da samambaia começarão a ficar cada vez mais amarelas até morrer.

7

Depois de plantar a samambaia deverá cuidar dele como este tipo de planta requer. Para conhecer quais são os cuidados que precisa, visite nosso artigo Como cuidar das samambaias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar samambaias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar samambaias

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
ana paula
QUE TIPO DE ABIENTE DEIXO A SAMAMBAIA E DE QUANTOS EM QUANTOS DIAS COLOCO AGUA
A sua avaliação:
sandra sitatino
como preparar a terra?
Claudia
Onde encontro estes suportes para comprar?
jh
como fazer mudas de samambaia, ou posso transplantá-las inteiras...
edison antonio martins de elmos
boa noite eu plantei uma muda de samambaia num xaxim e pendurei na sala de casa gostaria de sabe quantas vezes tenho e coloca agua nela fica ak meu muito obrigado tenha uma boa noite

Como cultivar samambaias
Imagem: bulhufas.es
1 de 3
Como cultivar samambaias

Voltar ao topo da página