Partilhar

Como cultivar xaxim

Como cultivar xaxim

Xaxim, palavra que vem do vocabulário tupichachî significa enrugado, e tem a ver com o aspecto dessa planta, com o seu tronco rugoso, poroso e reto que pode alcançar 5 metros de altura na natureza e suas folhas que chegam a até 2 metros de comprimento. Essa planta, pteridófita e natural da selva amazônica possui grande beleza, mas pode ser difícil encontrá-la à venda por que esta espécie apresenta um certo risco de extinção devido ao desmatamento e para ser vendida precisa do selo de aprovação do IBAMA.

Ainda sim é possível encontrar suas mudas em muitas lojas, e lojas on-line. Neste artigo, umCOMO te explica como cultivar um xaxim espécie que combina muito bem com o seu jardim, ainda mais se você possui alguma orquídea ou bromélia, uma vez que o tronco do xaxim é um dos preferidos das trepadeiras.

Também lhe pode interessar: Como plantar jatobá
Passos a seguir:
1

O ambiente ideal para o xaxim,incluindo solo e clima deve ser um local espaçoso, pois o xaxim cresce lentamente mas ocupa um grande espaço. A planta deve ser mantida úmida, o xaxim gosta de umidade como no seu ambiente natural. O xaxim no seu habitat natural cresce sempre em florestas fechadas, onde o ar é úmido e está protegida de ventos, assim como o solo é rico em matérias e substratos, para que ela se desenvolva bem procure deixá-la próxima a outras plantas, e num solo fértil.

Este tipo de samambaia aguenta muito bem os climas mais frios, até mesmo em caso de geadas mas isso quando são mais adultas, uma espécie jovem não apresenta tanta resistência ao frio.

Para fertilizar o solo você pode usar adubo orgânico com turfa e pinus, deixando a terra sempre úmida, porém não encharcada.

Como cultivar xaxim - Passo 1
2

Se você possui um local com as condições adequadas, conforme as listadas acima você precisa agora adquirir seu xaxim, que pode ser comprado em lojas on-line ou lojas especializadas que possuam o certificado do IBAMA, pode ser comprada por sementes ou mudas.

Como cultivar xaxim - Passo 2
3

Caso você queira fazer a reprodução do xaxim, saiba que ela deve ser feita em local sombreado e úmido, é um processo muito lento e deve ser feito através de mudas, que no caso do xaxim a forma ideal de se fazer é retirar um broto em crescimento junto com uma parte do tronco, sem ferir a planta. A forma correta de reproduzir o xaxim é através de mudas pelo fato dela ser uma pteridófita e não se reproduzir através de sementes.

Como cultivar xaxim - Passo 3
4

Um fato interessante sobre o Xaxim, para você que quer saber por que esta planta corre risco de extinção, é devido ao fato de seu tronco ser ótimo para fazer substratos e vasos para plantar outras plantas, mais especificamente, orquídeas e bromélias.

As pessoas usam o tronco dela para fazer vasos e por isso o seu desmatamento é alarmante, sabendo disso, quando vir vasos feitos de xaxim à venta, não compre, ao comprar você contribui com o desmatamento desta espécie nativa da mata atlântica.

Caso você procure e precise de vasos orgânicos para plantar orquídeas, uma alternativa é utilizar os vasos feitos de casca de coco, eles servem como adubo orgânico além de seu uso não apresentar riscos à natureza.

Como cultivar xaxim - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar xaxim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar xaxim

20 comentários
A sua avaliação:
MARIA SALETE ROSA
As folhas do xaxim pode ser dada como alimento aos porcos
Tenho uma chácara e centenas de xaxim sempre mantenho limpo e vou tirando as folhas mais velhas gostaria ostaria de saber se posso utilizar as folhas mais velhas como trato
Clélia
Amo plantas e consegui tirar mudas de xaxim para mim de uma área de mata que tem perto da minha casa. Cortaram o mato e botaram fogo, mas as mudas continuaram brotando, aparentemente, e como eu queria muito uma muda da planta eu tirei da natureza mesmo;: até mesmo pra preservar, pq as pessoas não têm consciência e cortam as mudas e botam fogo. Minha dúvida é se elas vão resistir e crescer pq elas estão pequenas e o interessante é que tinha várias mudas juntas em uma só... de 3 mudas eu fiz 7... e eu as separei para planta_las. Desde já agradeço se puderem me orientar, pois eu quero muito vê_las grandes e saudáveis.
IRINEU MARCHIONI
Tenho creio eu, 2 mudas de xaxim, que a muito tempo creio que de uns 50 anos, que meu pai cultivava orquídeas, é que naquela época nem se cogitava em extinção, mas não tenho certeza se são, pois elas nasciam e eu podava ou cortava, ai eu resolvi coloca-las no canteiro das rosas uma em cada lado, elas ficaram bonitas, porém elas não crescem ficam sempre rasteiras, ai minha dúvida será que é xaxim, como posso identificar?
Eleonora
Olá tenho um xaxim e quero fazer mais. Como faço isso? Quero saber se aquela folhinha que saiu no caule é uma muda?Tenho medo retirar e danificar a Árvore. Grata
Maria ps santos
Abaixo da folha, existe pequenas bolinhas marrons, retire essas bolinhas com cuidade e plante sobre uma terra seprada
Ivete Lamera
Faz tempo que procuro por mudas de xaxim acho uma planta maravilhosa e quero fazer um pequeno jardim com xaxins juntos.como posso encontrar mudas ou sementes?
rosane
necessito retirar do solo o xaxim e replanta-lo em vaso . ele se adapta. como posso fazer...
Antonia Lucia Alves
Gostaria de aprender a retirar a muda do xaxim sem agredir a planta. Parabéns pelo artigo,muito útil e esclarecedor.
A sua avaliação:
Elsa Pol Zatti
como plantar xaxim em vasos.
Fernanda
Boa tarde. Eu tenho 2 xaxins na minha casa, mas preciso replantá-los. Gostaria de saber se eles vivem bem em VASOS, pois essa é a única opção que tenho no momento. Obrigada, Fernanda
Luciano
O meu xaxim está ficando muito alto...posso cortar no tronco para reduzir a altura? Desde já agradeço.

Como cultivar xaxim
1 de 5
Como cultivar xaxim

Voltar ao topo da página