Plantar Árvores

Como cultivar xaxim

Como cultivar xaxim

Xaxim, palavra que vem do vocabulário tupichachî significa enrugado, e tem a ver com o aspecto dessa planta, com o seu tronco rugoso, poroso e reto que pode alcançar 5 metros de altura na natureza e suas folhas que chegam a até 2 metros de comprimento. Essa planta, pteridófita e natural da selva amazônica possui grande beleza, mas pode ser difícil encontrá-la à venda por que esta espécie apresenta um certo risco de extinção devido ao desmatamento e para ser vendida precisa do selo de aprovação do IBAMA.

Ainda sim é possível encontrar suas mudas em muitas lojas, e lojas on-line. Neste artigo, umCOMO te explica como cultivar um xaxim espécie que combina muito bem com o seu jardim, ainda mais se você possui alguma orquídea ou bromélia, uma vez que o tronco do xaxim é um dos preferidos das trepadeiras.

Também lhe pode interessar: Como plantar jatobá

Passos a seguir:

1

O ambiente ideal para o xaxim,incluindo solo e clima deve ser um local espaçoso, pois o xaxim cresce lentamente mas ocupa um grande espaço. A planta deve ser mantida úmida, o xaxim gosta de umidade como no seu ambiente natural. O xaxim no seu habitat natural cresce sempre em florestas fechadas, onde o ar é úmido e está protegida de ventos, assim como o solo é rico em matérias e substratos, para que ela se desenvolva bem procure deixá-la próxima a outras plantas, e num solo fértil.

Este tipo de samambaia aguenta muito bem os climas mais frios, até mesmo em caso de geadas mas isso quando são mais adultas, uma espécie jovem não apresenta tanta resistência ao frio.

Para fertilizar o solo você pode usar adubo orgânico com turfa e pinus, deixando a terra sempre úmida, porém não encharcada.

Como cultivar xaxim - Passo 1
2

Se você possui um local com as condições adequadas, conforme as listadas acima você precisa agora adquirir seu xaxim, que pode ser comprado em lojas on-line ou lojas especializadas que possuam o certificado do IBAMA, pode ser comprada por sementes ou mudas.

Como cultivar xaxim - Passo 2
3

Caso você queira fazer a reprodução do xaxim, saiba que ela deve ser feita em local sombreado e úmido, é um processo muito lento e deve ser feito através de mudas, que no caso do xaxim a forma ideal de se fazer é retirar um broto em crescimento junto com uma parte do tronco, sem ferir a planta. A forma correta de reproduzir o xaxim é através de mudas pelo fato dela ser uma pteridófita e não se reproduzir através de sementes.

Como cultivar xaxim - Passo 3
4

Um fato interessante sobre o Xaxim, para você que quer saber por que esta planta corre risco de extinção, é devido ao fato de seu tronco ser ótimo para fazer substratos e vasos para plantar outras plantas, mais especificamente, orquídeas e bromélias.

As pessoas usam o tronco dela para fazer vasos e por isso o seu desmatamento é alarmante, sabendo disso, quando vir vasos feitos de xaxim à venta, não compre, ao comprar você contribui com o desmatamento desta espécie nativa da mata atlântica.

Caso você procure e precise de vasos orgânicos para plantar orquídeas, uma alternativa é utilizar os vasos feitos de casca de coco, eles servem como adubo orgânico além de seu uso não apresentar riscos à natureza.

Como cultivar xaxim - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar xaxim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
eduardo ferreira da fonseca
estao na minha propriedade varios pes de xaxim como mudar de lugar?
preciso de ajuda
A sua avaliação:
Luciana Otenio
Preciso de ajuda. Tenho um xaxim que fica dentro de casa. Quando construímos, ele já estava lá e o deixamos e construímos em volta para preservar e ficou super bonito. Ja faz alguns meses que ele ameaçou jogar novas folhas, porem ficaram os carocinhos, mas não evoluem disso. Será que ele morreu? tenho mantido as regas e ele esta só com uma folha que esta se mantendo, mas as outras não abrem. O que posso fazer para que elas desenrolem( saiam do tronco ) ???? Antecipadamente obrigada
William
Dependendo a época do ano as folhas ficam assim mesmo enroladas principalmente no inverno. Tudo indica que quando começar a esquentar as folhas vão desenrolar e crescer. Quando ele morra as folhas secam independente se estão enroladas ou não.
A sua avaliação:
REGINA LÚCIA A B CAVALHEIRO
Boa noite, Senhores. Gostaria de uma ajuda, se possível! Hoje, 31/08/20, resgatei um pé de xaxim de aproximadamente 3 metros. Na sexta-feira, dia 28/08/20, passei pela manhã no local onde tem alguns pés da planta, é uma empresa que quase não tem ninguém lá, e como gosto de apreciar todos os verdinhos percebi que uma das plantas estava caída, pois quebrou bem rente o chão. então, hoje consegui falar com uma pessoa da empresa a qual me autorizou a levar a planta. Fui no órgão ambiental, mostrei fotos da atual situação da planta e disse-lhes que queria tentar resgatá-la e me autorizaram. Resumindo: levei-a para minha casa hoje no final da tarde. Conversando com pessoas que tem chácaras fui informada que posso até corta-la e fazer duas plantas, cuidando diariamente para que não morra. Gostaria de saber se isso é possível? Moro em Guarapuava - Paraná. Obrigada!
A sua avaliação:
MARIA SALETE ROSA
As folhas do xaxim pode ser dada como alimento aos porcos
Tenho uma chácara e centenas de xaxim sempre mantenho limpo e vou tirando as folhas mais velhas gostaria ostaria de saber se posso utilizar as folhas mais velhas como trato
Clélia
Amo plantas e consegui tirar mudas de xaxim para mim de uma área de mata que tem perto da minha casa. Cortaram o mato e botaram fogo, mas as mudas continuaram brotando, aparentemente, e como eu queria muito uma muda da planta eu tirei da natureza mesmo;: até mesmo pra preservar, pq as pessoas não têm consciência e cortam as mudas e botam fogo. Minha dúvida é se elas vão resistir e crescer pq elas estão pequenas e o interessante é que tinha várias mudas juntas em uma só... de 3 mudas eu fiz 7... e eu as separei para planta_las. Desde já agradeço se puderem me orientar, pois eu quero muito vê_las grandes e saudáveis.
IRINEU MARCHIONI
Tenho creio eu, 2 mudas de xaxim, que a muito tempo creio que de uns 50 anos, que meu pai cultivava orquídeas, é que naquela época nem se cogitava em extinção, mas não tenho certeza se são, pois elas nasciam e eu podava ou cortava, ai eu resolvi coloca-las no canteiro das rosas uma em cada lado, elas ficaram bonitas, porém elas não crescem ficam sempre rasteiras, ai minha dúvida será que é xaxim, como posso identificar?
Eleonora
Olá tenho um xaxim e quero fazer mais. Como faço isso? Quero saber se aquela folhinha que saiu no caule é uma muda?Tenho medo retirar e danificar a Árvore. Grata
Maria ps santos
Abaixo da folha, existe pequenas bolinhas marrons, retire essas bolinhas com cuidade e plante sobre uma terra seprada
Ivete Lamera
Faz tempo que procuro por mudas de xaxim acho uma planta maravilhosa e quero fazer um pequeno jardim com xaxins juntos.como posso encontrar mudas ou sementes?
rosane
necessito retirar do solo o xaxim e replanta-lo em vaso . ele se adapta. como posso fazer...
Antonia Lucia Alves
Gostaria de aprender a retirar a muda do xaxim sem agredir a planta. Parabéns pelo artigo,muito útil e esclarecedor.
A sua avaliação:
Elsa Pol Zatti
como plantar xaxim em vasos.
Fernanda
Boa tarde. Eu tenho 2 xaxins na minha casa, mas preciso replantá-los. Gostaria de saber se eles vivem bem em VASOS, pois essa é a única opção que tenho no momento. Obrigada, Fernanda
Luciano
O meu xaxim está ficando muito alto...posso cortar no tronco para reduzir a altura? Desde já agradeço.
Ivani Borges
Bom dia, A matéria acima me ajudou muito, porém tenho uma dúvida. Possuo em meu jardim 7 arvores adultas de xaxim e por motivos de reforma necessito recoloca-los em outro lugar, qual a melhor forma de transplante? Devo transferi-los com raízes ou posso cortar rente a terra e não levar o tronco com as raízes. Qdo eu os adquiri foi com 2 mts de altura somente tronco sem raízes. Mas tenho q ter muito cuidado para elas não morrerem já q estão extintas. Muito obrigada Ivani
Nicolas Santos
Se elas foram adquiridas já com dois metros de altura, somente tronco, sem raiz, não acredito que elas possam suportar novamente um transplante deste nível. Para ser honesto, não sabia que elas suportavam ser transplantadas sem raízes quando já estavam em estágio avançado de desenvolvimento. Se possível, tente transplantá-las mantendo o máximo de raízes cabíveis para transporte, ou, deixe as onde estão. Xaxim está próximo da extinção, digamos, em seu habitat natural, mas isso não significa que a espécie não existe mais ou não possa ser comprada.
MARILDA YAMAGUCHI
Ivani, voce consegue sementes desta planta ´para mim, quero ver se consigo reproduzi-las numa fazenda que tem muito material de que ela necessita. Conheço a importancia de preservar este tipo de planta. Caso consiga, meu endereço é MARILDA YAMAGUCHI
MARIA ISABEL DOMBROVSKI
tEM UM TERENO PROXIMO A MINHA CASA ONDE HÁ VARIOS XAXIM EE EU QUERIA UNDE UNS 40 CMT PARA PLANTAR NOS FUNDOS DE MINHA CASA EM UM CACHEPO ENORME ONDE EU GOSTARIA DE CUIDA-LO EU PADERIA CUIDAR DE UM, SE POSSIVEL ME RESPONDAM ....OBRIGADO...
Darclê
Quero saber como faço a muda de xaxim? Como tiro a muda do xaxim adulto?
Ivo Gheno
Gosto muito da planta de xaxim, só que é difícil conseguir mudas, tenho uma Chácara com boa mata nativa própria para o cultivo o problema é as mudas,no momento que conseguir quero plantar ao redor de uma Cascata.
Nicolas Santos
Achar uma muda de xaxim é difícil mesmo, uma dica: você pode comprar sementes em lojas on line, é muito mais fácil de se achar e não é caro! E tenho certeza que ela vai adorar ficar próxima a uma cascata.
Ivo Gheno
Nicolas. poderia me informar qual loja on line, que posso comprar as sementes, te agradeço,de coração.
Nicolas Santos
Ivo, achei este site e é um dos poucos que vende a semente e manda para o Brasil mas infelizmente não consigo deixar aqui o link. O nome do site é http://gardenmania.com.br/ entre e escreva 'xaxim' na área de busca, o primeiro produto que aparecerá é o tal. Se não conseguir me avise e eu faço outra busca (:
1 de 5
Como cultivar xaxim