Como plantar carambola
Você já comeu a deliciosa carambola? A carambola é uma fruta tropical, muito saborosa e rica em vitamina C. Fruto da caramboleira, é desejo de diversos amantes da fruta fazer o cultivo do alimento. Seu sabor doce e seu saboroso suco fazem sucesso por absorverem toda a essência tropical que a fruta transmite. O terreno e o clima brasileiro é muito propício para o plantio da carambola e não existem muitos segredos dentro da manutenção da cultura da carambola. Nesse artigo feito por umComo, buscaremos desenvolver e dissecar como plantar carambola, além de explicitar os benefícios e os usos dessa fruta.
Passos a seguir:
Antes de tudo, é necessário saber se você está disposto a cultivar essa planta. O trabalho de cuidar da mesma não é simples e talvez não compense para você ter o esforço. De qualquer forma, você também precisa ter um espaço grande para cultivar a caramboleira, pois ela é uma árvore que pode chegar a 4,5 metros de altura.
É interessante saber que a região em que você está é propícia para o plantio da carambola. A umidade do ar deve ser de 80% ou mais e deve chover mais ou menos 1000mm anuais nesse local. A temperatura média deve ser de mais ou menos 25ºC e o local deve ser iluminado pelo sol, mas o índice UV não pode ser muito alto. O pé de carambola será saudável e dará frutos apenas em terrenos com ph entre 6 e 6,5 e também em terrenos secos. Se você vive em uma região onde o solo é úmido, o processo de plantar carambola pode não dar muito certo.
Depois de encontrar o solo para plantar e as condições perfeitas para a carambola, você deve ter acesso às sementes. Elas podem ser compradas de qualquer produtor de carambolas ou também em zonas cerealistas e hortifruteiras. Você também pode pegar as sementes de uma carambola saudável que você comprou em qualquer mercado.
Faça sacos com uma mistura de barro, areia lavada e bastante esterco. Deve haver uma medida de terra, uma medida de areia e duas de esterco. Aconselha-se que seja usado um saco reforçado com dimensões 30cm x 18cm. Depois, adicione 2,5 kg de superfosfato, substância que deixa a terra mais fértil, assim como 1 kg de cloreto de potássio. Coloque 4 sementes de carambola por saco, com espaço de 5 centímetros e com a profundidade de 2 cm. Aguarde as mudas do pé de carambola crescerem e selecione as mais fortes.
Regue sua plantinha e quando ela chegar a ter cerca de 30 centímetros de altura, transfira ela para o solo de barro, em um buraco de 40cm x 40cm x 40cm (largura, profundidade, comprimento). Coloque bastante adubo natural e também calcário. Devemos aguardar constantemente e observar o seu crescimento. A cada ano deve-se renovar o adubo para mantê-la nutrida e saudável.
Após quatro ou cinco anos, o pé de caramboleira estará pronto e dará frutos no mês de Janeiro. Os benefícios da carambola são incontáveis, além de ser bastante saborosa, seja como doce de carambola ou como fruta. Agora que você já sabe como plantar a carambola, faça bom proveito dessa maravilhosa fruta.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar carambola, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.