Partilhar

Como plantar cravo-da-índia

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar cravo-da-índia

O cravo-da-índia (ou girofleiro) é uma das especiarias mais apreciadas do mundo todo, com um grande valor gastronômico e medicinal para todos nós. Originário, como diz o nome, da península indiana, a planta dá para nós os botões secos de sua flor, que tem incríveis propriedades antissépticas, antioxidantes, além de transformar completamente muitos pratos que nós comemos. Por esses motivos, é interessante fazer o plantio do cravo da índia para o seu consumo e até talvez comércio. Que tal aprender como plantar o cravo-da-índia e descobrir mais benefícios que o cravinho pode dar a você?

Também lhe pode interessar: Como plantar carambola
Passos a seguir:
1

Executar o plantio do cravo-da-índia é bastante trabalhoso e exige muita dedicação do agricultor que se propor ao cultivo, mas pode ser benéfico. A árvore de cravo atinge até 15 metros de altura e sua vida média é de 90 a 100 anos, sendo bastante duradoura, bela e aromática. Pode ser utilizada certas vezes em bonsai, como árvore ornamental.

2

Exige-se basicamente para plantar o cravo-da-índia um terreno com grande profundidade, recomendada de cerca de oito metros ou mais. O solo deve ser drenado, argiloso e silicoso, além de ter fertilidade comprovada, para que a sua árvore cresça com viçosidade e vingue, dando flores e cresça como você deseja.

3

Consiga as sementes com produtores ou em algum outro tipo de fornecedor. Separe as sementes em saquinhos de poliestireno (sacos de lixo) e junto das sementes faça uma mistura de terra, adubo orgânico e esterco de vaca curtido. Isso tudo, obviamente, dentro de um vaso cuja luminosidade é de 50%. Aguarde a germinação e quando a planta alcançar 30 centímetros, transfira a mesma para terra em chão, executando o seu plantio. O espaçamento entre cada árvore deve ser de oito metros, em média, para que não haja interferência no crescimento de uma planta na outra. Quando plantadas em solo, devem ter sombreamento a 50% para que tenham um crescimento saudável. As covas devem ser adubadas cerca de um mês e meio antes do plantio do cravo-da-índia.

Como plantar cravo-da-índia - Passo 3
Imagem: treetalk.or.ug
4

O ambiente perfeito para o desenvolvimento do cravo-da-índia se dá na altitude de 200 metros acima do nível do mar. A temperatura média perfeita é de 25 graus celsius durante o ano. A adubação é de 10-30-17 (NPK) a 200 gramas. Depois de quatro anos, mude essa adubação para um quilo. Adicionar bastante adubo natural pode ser interessante. No início do cultivo, tenha cuidado com as ervas daninhas e depois tenha cuidado com ataques de formigas, pois algumas espécies desses insetos podem acabar sendo prejudiciais ao desenvolvimento do cravo-da-índia. Através dos cuidados certos de fertilização de plantas e do cuidado correto para com as pragas, o seu cravo-da-índia irá florescer e se desenvolver com eficácia.

5

Após quatro anos, a sua plantação de cravos-da-índia começará a dar os botões de cravo, que serão secos para você começar a utilizar. Você poderá usufruir dos benefícios do cravo, fazer chás de cravo, utilizar-se de todos os seus benefícios gastronômicos e também de saúde. Aproveite a sua plantação de cravo-da-índia.

Como plantar cravo-da-índia - Passo 5
Imagem: pinme.ru

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar cravo-da-índia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar cravo-da-índia

7 comentários
Neide dos santos silva
Planto a semente que compro no saquinho em super mercado
Alcides
O Cravo da India germina somente com o plantio da semente ou pode ser plantado através de um galho?
Msarcus Miranda
Gostaria de saber como fazer germinar as sementes do cravo (estas vendidas como condimento), não consegui nenhum vídeo ensinando. Tem como?
A sua avaliação:
Zenilda Campos Cardoso
Posso conseguir uma muda a partit dos carvos que compro em saquinhos no supermercado?
vera lucia
posso plantar essas semente que vende em supermercado
A sua avaliação:
Hebert
Amigo, onde compro as sementes do cravo da india? Alguém poderia me falar? Muito top seu post...adorei
Editor umComo.com.br
Oi Hebert! Você pode encontrar as sementes à venda em lojas de jardinagem ou então na internet, em sites como o Mercado Livre. Obrigada pelo seu comentário valeu :)
Pierre Souza
Pode ser mantida em vaso? ??. E é possível ele dar cravos. Obrigado adorei. Quero saber novidades. XXX@XXX.XXX
Editor umComo.com.br
Oi Pierre! Pode mantê-lo num vaso sim :) Muito obrigada pelo comentário ;)
Fatima ferreira
Amei vou tentar plantar um cravo da india vou ver se consigo outras semente também.obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Fatima! Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como plantar cravo-da-índia
Imagem: treetalk.or.ug
Imagem: pinme.ru
1 de 3
Como plantar cravo-da-índia

Voltar ao topo da página