Plantar Árvores

Como plantar Bananas

Como plantar Bananas
Imagem: business-ethics.com

As bananeiras são arvores que pertencem à família Musaceae, originárias do Extremo Oriente, uma planta típica de regiões úmidas e clima ameno. As bananeiras costumam ter crescimento contínuo mas as vezes podem hibernar, o que acontece em condições de temperatura ou umidade muito desfavoráveis. A sua altura, dependendo da espécie, varia de 1,8 à 7,0 metros.

A pessoa que optar por plantar bananas pode escolher entre uma arvore ou um bananal, o conjunto de varias delas. As bananeiras são plantas que não apresentam grande dificuldade no plantio e cultivo desde que as condições sejam favoráveis, e seus frutos, além de deliciosos são ricos em inúmeros nutrientes. Neste artigo umComo te explica como plantar bananas.

Também lhe pode interessar: Como plantar carambola
Passos a seguir:
1

Vamos começar pensando no clima, antes de decidir qualquer coisa você deve saber se o local que você pretende plantar a bananeira apresenta as condições necessárias para a sua saúde. As bananeiras podem levar até um ano para dar seus primeiros frutos, portanto, a variação de temperatura neste intervalo de tempo deve ser a mais amena possível e isso varia dependendo da espécie da banana.

2

Antes de partirmos para as necessidades mínimas de plantio e cuidados, vamos apresentar uma lista das variedades mais conhecidas no Brasil. Ao escolher uma banana para plantar, você pode escolher entre:

Banana-nanica

A banana-nanica, também conhecida por banana-dágua é talvez o tipo mais popular no Brasil e para cada cem gramas tem 87 calorias. O nome "nanica" pode confundir por causa do tamanho do fruto, que é grande, mas ele se trata do tamanho da bananeira, que por ser pequena é ideal para plantar em locais que ventam muito, uma vez que tem mais estabilidade. Esta banana tem propriedades levemente laxantes.

Banana-ouro

A banana-ouro é conhecida por ser a menor entre as nacionais, com tamanho que não ultrapassa os 10 centímetros, entretanto, é a que possui os maiores números calóricos com 158 para cada 100 gramas. Possui uma polpa doce e perfumada, muito comum de locais litorais com climas temperados.

Banana-da-terra

Seus frutos podem chegar à 26 cm de comprimento, tornando-a a maior do país, além de seu peso que pode chegar à meio quilo. Para cada 100 gramas temos 122 calorias e é a que mais apresenta vitaminas A e C, é comum encontrá-la para uso culinário em pratos cozidos ou fritos.

Banana-maçã

A banana-maçã possui este nome pelo seu peculiar perfume, que lembra o da maçã. Com 100 calorias para cada 100 gramas a sua polpa é branca e bem macia e de fácil digestão e por isso é recomendada para crianças e idosos. Tem a propriedade de prender o intestino.

Banana-prata

A banana-prata é a menos calórica da lista, com 89 calorias para cada 100 gramas, polpa consistente e pouco doce e é a mais indicada para fritar ou fazer doces de banana. A vantagem da banana-prata é ser bastante durável, facilitando a sua venta e consumo.

Se já se decidiu, então vamos ao próximo passo:

3

As medidas para a temperatura e variam pouca coisa de espécie para espécie, mas tomando a banana-nanica como referência (por apresentar características mais semelhantes às outras) sabemos que será preciso um nível de umidade no ar relativo à 50%, sendo que o ápice para um bom desenvolvimento é 80%.

Vale lembrar que quão maior for a umidade do ar, maior será a probabilidade de surgirem doenças, a umidade favorece a planta e os microrganismos que podem causar doenças.

A temperatura diária deve estar em torno de 20 e 30ºC, com faixas aceitáveis entre 15 e 34ºC. Temperaturas abaixo de 12ºC irão paralisar as atividades da planta, fazendo com que ela entre em estado de hibernação.

Se você vive em áreas mais frias, prefira pelo cultivo da banana-maçã, é a espécie que mais tolera as temperaturas frias.

Como plantar Bananas - Passo 3
Imagem: flores.culturamix.com
4

Escolha plantá-la em áreas ensolaradas, o quanto for possível. Esse tipo de planta se desenvolve muito bem com até 12 horas de sol intenso por dia. O sol determina a velocidade com que ela irá crescer (mais sol, mais crescimento).

Além disso, como elas precisam de muito sol, vem a relatividade da umidade. Caso o clima não seja naturalmente tão úmido você deve compensar com as regas que devem ser intensas mas se exageros.

Para evitar o excesso de água o solo deve possuir uma boa drenagem, as folhas da bananeira ajudam no processo de evaporação dos excessos de água, e a sua poda será explicada mais a frente.

    Como plantar Bananas - Passo 4
    Imagem: ruralcentro.uol.com.br
    5

    Prepare o solo para a sua bananeira com adubo e fertilizantes orgânicos, de preferência, se pretende consumir seus frutos.

    O local para plantar a sua bananeira deve ter 2 metros de distância de arvores ou outras plantas que possuem grandes raízes e podem competir com a sua bananeira. Essa distância pode ser reduzida se você pretende plantar bananeiras em conjunto, o que ajuda a prevenir os ventos fortes, alterações climáticas bruscas e manter a umidade necessária para essa planta.

    Você deve cavar um buraco com 25 cm de largura e 30 cm de profundidade, a profundidade pode aumentar para 45 cm caso você tenha plantado a sua bananeira em um local que vente muito.

    6

    Com a sua planta no local devido, agora resta a necessidade de manutenção e cuidados básicos.

    Entre a manutenção temos a adubação e a poda. Você pode adubar mensalmente colocando um pouco de húmus em volta do caule, sem deixar encostar. Já a poda deve ser feita para cada folha seca, que deve ser retirada para dar espaço à planta produzir novas folhas.

    Manchas nas folhas podem ser sinais de doenças, estas, devem ser retiradas.

    7

    Você deve saber que uma bananeira só pode dar frutos uma vez e depois ela morre, naturalmente, dando espaço para que outras bananeiras possam crescer em seu lugar.

    A frutificação pode levar de 6 à 7 meses se o clima for propenso, se não for pode levar até um ano para acontecer. Tudo começa com o surgimento da flor, esta, deve ser deixada como está, após isso, será possível ver os primeiros cachos se formando. Se você possui problemas com pragas ou insetos, cubra o cacho com um saco plástico deixando duas aberturas para que o ar e a umidade possam circular.

    Após colher o cacho de banana, você notará que a sua bananeira começará a morrer, você pode cortá-la, da maneira mais eficiente possível (sem socar/amassar/moer o caule principal) e então dar espaço para novas bananeiras.

    Como plantar Bananas - Passo 7
    Imagem: ruralpecuaria.com.br

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Bananas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

    Escrever comentário

    O que lhe pareceu o artigo?
    4 comentários
    A sua avaliação:
    Alberto
    Afinal como chego à planta? Isto é. Como adquiro uma bananeira para plantar? Enterrando uma banana?
    Obrigado pela ajuda.
    edmilson alves
    qual a melhor terra para se plantar bananeiras, aterra preta ou a terra vermelha?
    A sua avaliação:
    Raquel
    Olá, gostaria de saber mais detalhes sobre o momento da plantação em si. Alguns agricultores falam que só irá dar frutos as bananeiras que forem plantadas juntas: macho q fêmea, ou mãe e filha. Como é isso? e que parte da árvore eu pego para plantar, já que a bananeira não dá semente?
    A sua avaliação:
    José orlando bento
    Tenho várias espécies de bananas no sitio em Esmeraldas. Estão apodrecendo as raízes e morrendo. o que fazer.?
    edmilson alves
    gostaria de saber mais detalhes de como plantar bananas e outra frutiferas.
    Imagem: business-ethics.com
    Imagem: flores.culturamix.com
    Imagem: ruralcentro.uol.com.br
    Imagem: ruralpecuaria.com.br
    1 de 4
    Como plantar Bananas