Plantar Árvores

Como plantar jatobá

Como plantar jatobá
Imagem: universojatoba.com.br

Árvores nativas são ótimas opções para quem possui espaço na sua casa ou mesmo tem uma chácara. Se você quer cultivar uma espécie que chega a 20 metros de altura e oferece madeira resistente, o umComo.com.br vai mostrar como plantar jatobá.

Também lhe pode interessar: Como plantar carambola

Como funciona o cultivo de jatobá

O jatobá, também chamado de jataí, torna-se uma árvore alta e com tronco que pode chegar a um metro de diâmetro. A sua madeira é de lei e, por isso, é muito valorizada. Para saber como plantar jatobá é importante entender que é no seu fruto onde estão as suas sementes.

O fruto do jatobá se assemelha a uma vagem marrom, sendo que dentro dela estão, normalmente, duas sementes. Existe ainda uma polpa amarelada que serve para proteger as sementes e que pode ser transformada em farinha para produzir pães e doces. Para cultivar a espécie é preciso plantar as suas sementes, sendo que é preciso coletar o fruto diretamente da árvore ou esperar que eles caiam no chão. No entanto, ele é bastante resistente, sendo difícil abri-lo para retirar as sementes.

Para coletar da árvore, a dica é usar uma tesoura de poda com um extensor para chegar ao seu topo, já que a espécie costuma ser bem alta. Na hora de quebrar o fruto pode ser usado um pedaço de madeira. Depois de limpar a semente que está envolta da massa farinácea, é preciso romper o tegumento da semente, popularmente chamado de casca, que protege o embrião. Dessa forma, poderá entrar água na semente para que inicie o processo de germinação.

É preciso ainda lixar um pouco a superfície da semente, mas com cuidado para não danificar o embrião. Além disso, a raspagem não pode ser feita na cicatriz da semente, uma vez que é dali que sai a radícula, isto é, a futura raiz da muda.

Depois, a semente deve ficar de molho na água por 48 horas. A cada 12 horas, a água deve ser trocada. Ao final do procedimento, a semente estará inchada e pronta para produzir a muda.

Para saber mais, veja nossos artigos sobre os métodos de reprodução de mudas:

Como plantar jatobá - Como funciona o cultivo de jatobá
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

Como plantar jatobá

Na hora de plantar a semente, é preciso preparar o substrato, que precisa consistir em duas partes de terra de subsolo, uma parte de esterco curtido e uma parte de areia. A dica para o sucesso da germinação é deixar a semente de lado no buraco e não de pé.

Além disso, o ideal é que a semeadura seja feita com um centímetro de profundidade e, quando forem plantadas mais de uma, que tenham espaço entre elas de 10 centímetros. A partir de então costuma demorar até seis meses para que a muda esteja pronta.

As mudas podem ser colocadas em caixas de leite, sendo que ao atingirem 30 centímetros podem ser transplantadas para o solo, onde se desenvolverão. Lembre-se que a espécie pode chegar a dimensões grandes, o que exige que seja plantada onde haja bastante espaço.

A melhor época para plantar as mudas é no verão, já a condição ideal para elas crescerem é com sombreamento parcial.

Como plantar jatobá - Como plantar jatobá
Imagem: ibflorestas.org.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar jatobá, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Otavio do Carmo filho
Quero produzir mudas de jatobá
Denise Morsch
estou com tres frutas do jatobá, vou iniciar o processo de plantar amanha, no interior de Goiás. Torcendo para que dê tudo certo. Obrigada pelas dicas.
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Denise, boa sorte com tudo :)
Atalia Lampa Alves
Eu Tenho Duas Mudas Plantadas Em uma Garrafa Pet Que Cortei No Meio E Preparei A Terra E Coloquei As Sementes Que Foram Duas Sementes e plantei uma em cada garrafa ja nasceram mais eu não sei se vou poder plantar elas no meu quintal pois eu vi que cresce muito então eu queria vender as mudas depois que elas chegarem o momento de colocar no chão gostaria de saber quanto custa cada muda pois estou cuidando delas com muito carinho obrigado !!!
A sua avaliação:
Jorge Alberto
Plantei a sementes de Jatobá e não foram para o lugar definitivo, só que os pés já estão com 80 centímetro, minha pergunta é: A raiz nessa medida já está muito profunda?
A sua avaliação:
Carlos Alberto
estou interessado por tenho semente de jatobá para plantar e não estou sabendo como?
Geraldo Carneiro de Souza
Qual o tipo de solo que o jatobá melhor se adapta? É necessário adubação? Quando se dá os primeiros frutos? Obrigado.
Imagem: universojatoba.com.br
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: ibflorestas.org.br
1 de 3
Como plantar jatobá