Cuidar de uma planta

Como fazer alporquia

Como fazer alporquia

A alporquia é uma técnica de multiplicação assexual de plantas[1] utilizada, na maioria das vezes, em plantas que não podem ser reproduzidas por estaquia. A alporquia perde para a sua "técnica concorrente" de estaquia em questões de popularidade, pelo fato que esta exige muito mais conhecimento técnico, porém, a alporquia se destaca em tempo de existência, sendo uma das técnicas mais antigas de reprodução de plantas conhecida pelo homem, havendo indícios de que os chineses, há 4 mil anos atrás, realizavam alporquias com sucesso.

Por não ser um método agressivo como a estaquia, é muito eficaz em plantas que têm dificuldade em enraizar pelo método de estaquia. A alporquia é um método muito semelhante à mergulhia, mas nesta os ramos não precisam ser vergados até o solo, e sim, levando um pouco do solo até o ramo.

Se você pretende multiplicar suas plantas utilizando o método e não sabe exatamente o que é necessário, leia esse artigo do umCOMO e descubra todos os detalhes de como fazer alporquia.

Também lhe pode interessar: Como plantar Hera

Índice

  1. O que é alporquia?
  2. Como fazer alporquia
  3. Outros métodos de alporquia
  4. Segredos da alporquia
  5. Qual a desvantagem da alporquia

O que é alporquia?

A alporquia é um método de reprodução assexual vegetal que consiste, em poucas palavras, no estímulo ao crescimento de novas plantas enquanto ainda conectadas à planta mãe[1] por meio da indução da produção de raízes a partir de um ramo[2]. Após o desenvolvimento das plantas secundárias, a ideia é de destacá-las da planta mãe de forma e terem uma vida completamente independente da originária.

A alporquia é considerada como um método mais complexo do que a estaquia, já que exige mais conhecimento técnico. Também não é muito utilizada no meio comercial, já que costuma levar mais tempo para ser realizado e apresenta mais custos, ainda sim, é muito utilizada para plantas frutíferas e quando feita em ambiente residencial.

Como fazer alporquia - O que é alporquia?
Imagem: Reproduçãp/blog.niponbonsai.com.br

Como fazer alporquia

A alporquia, apesar de ser uma técnica antiga, exige conhecimento técnico para ser executada corretamente, o que significa que é necessário realizarmos um estudo prévio para evitar erros que impedirão a evolução e o desenvolvimento das plantas. Apesar das complicações que envolvem a alporquia, a técnica, assim como outros assexuais, são ideais para certos tipos de plantas, trazendo mais vantagens do que métodos mais comumente utilizados. A alporquia, em particular, traz a vantagem de evitar a perda e escassez de água e de carboidratos que ocorre quando há corte[3].

O que precisa para fazer alporquia? Para fazer alporquia corretamente, siga os seguintes passos:

  1. Em primeiro lugar nós devemos escolher um ramo de uma planta adulta que tenha de 2 a 3 centímetros de diâmetro, a não ser em plantas que naturalmente não cresçam muito. Observe com atenção o ramo escolhido pois é necessário que esse esteja bastante forte e resistente.
  2. No ramo escolhido, fala um "anelamento" retirando a casca até que seja possível ver o caule interno da planta. O corte deve ser feito com uma lâmina afiada, como um estilete, faca ou canivete. O anel deve ter uma largura que pode variar de 3 a 5 cm, de acordo com o tamanho da planta.
  3. Cubra a parte anelada para que as raízes comecem a se desenvolver. A cobertura deve ser realizada com material úmido e que contenha um substrato para alporquia, também chamado de enraizador. A substância pode ser uma mistura de esterco com esfagno e serragem, que ajudará a manter a umidade, mas também pode ser utilizado um hormônio em pó específico para o desenvolvimento das raízes - se a planta for frutífera ou de tempero, prefira não usar esses materiais.
  4. Pegue o material escolhido e prenda-o com um plástico, pano ou esponja em volta do anelamento, garantindo que o substrato estará em contato direto com a região descoberta.
  5. Assim que o enraizamento começa a parecer razoável, a base deve ser cortada pouco a pouco. Se você utilizar um plástico para prender os substratos fica mais fácil de ver. Pouco a pouco, conforme a muda for cortada, em alguns dias é possível retirar todo o ramo, obtendo uma nova muda, já com raízes. Devemos passar a muda para um novo substrato, assim que ela tiver sido retirada. Este deve ser o seu local definitivo uma vez que a muda ainda se encontra num estágio frágil.

Quanto tempo a alporquia demora para enraizar

Quando raízes começarem a surgir, que pode demorar de 3 a 5 meses, significará que sua planta estará pronta para viver de forma independente, o que quer dizer que já será possível destacá-la de plantá-la no solo. Quando o momento do plantio chegar, não se esqueça de adicionar adubo ao solo, garantindo assim que a nova planta terá nutrientes suficientes para sobreviver.

Independente do gosto da sua planta, a muda deve ser mantida num local em que esteja protegida dos raios solares mais fortes e quentes do dia. A meia sombra é o estado ideal para esta muda ainda jovem.

Após a alporquia a planta pode ser regada constantemente, de forma a que a terra fique úmida mas sem encharcamentos.

Como fazer alporquia - Como fazer alporquia
Imagem: Reprodução/atelierdobonsai.com.br

Outros métodos de alporquia

Acabamos de ver acima o método clássico de fazer alporquia para a reprodução de assexual de plantas, entretanto, existem algumas variantes possíveis para a realização do processo e que podem ser mais interessantes, tudo dependerá de suas habilidades na jardinagem e também da espécie com a qual estaremos lidando. Veja então quais são as outras possibilidades:

  • Simples: insira uma parte de um dos ramos da planta mãe de forma que a ponta do ramo estará para fora da terra.
  • De ponta: cave um buraco de até 10cm de profundidade e insira a ponta de um ramo de sua planta.
  • Composta: realize o mesmo processo da alporquia simples, entretanto, fazendo com que o ramo entre e saia da terra diversas vezes. O processo é apenas recomendado caso a planta em questão tiver ramos bastante flexíveis.[3]

Em todas as opção acima descritas, apenas bastará que você espere para observar o crescimento de raízes. Para facilitar o processo, é recomendável que a alporquia seja sempre realizada em solo recentemente adubado.

Como fazer alporquia - Outros métodos de alporquia

Segredos da alporquia

Como já visto, a alporquia é uma técnica que exige cuidado e conhecimento, por isso, quanto mais soubermos, maior as chances de conseguirmos obter clones de nossas plantas. Veja, então, algumas dicas para aprimorar seu conhecimentos:

  • A alporquia é usada principalmente para trepadeiras e arbustos com ramos flexíveis[2], caso seja utilizada em outras distintas cujos ramos fossem demasiado duros, será possível que acabem por quebrar em razão do peso adicionado;
  • Não utilizada a técnica duas vezes no mesmo ramo[2], caso contrário, será possível que ao ramo em questão acabe saturado e não consiga cumprir sua função plenamente, o que diminuirá as chances da reprodução da planta funcionar;
  • A raiz irá surgir, na alporquia, depois de algum tempo em que o substrato foi amarrado. Já que o crescimento das raízes depende de fatores como a espécie escolhida e também a disponibilidade de nutrientes da planta, o ideal é conferir de tempos em tempos se já houve o crescimento ou não, por isso, o recomendável é que o material que envolverá o anelamento deverá ser facilmente removível e também recolocado.
  • Na hora de realizar a cobertura do anelamento, a opção ideal é a esponja pois o material permite o arejamento, evitando que o substrato apodreça ou acumule fungos. Caso você não tiver uma esponja disponível e for utilizar outro material, fique sempre de olho para evitar que a planta acabe sendo prejudicada.

Qual a desvantagem da alporquia

Agora que você já sabe como fazer alporquia, pode ser que você esteja se perguntando qual a desvantagem desse método de reprodução de plantas frente a outros existentes. As desvantagens da alporquia podem ser as seguintes:

  • Tempo: em relação à estaquia, a alporquia demora mais, já que leva mais tempo para que as raízes e os brotos se formem na parte da planta coberta com terra ou musgo úmido.
  • Custo: a alporquia é mais cara que a estaquia por usar mais materiais: musgo, plástico e arame são necessários para manter a área da planta úmida e protegida.
  • Espaço: a alporquia, normalmente, ocupa mais espaço que a estaquia, pois é necessário deixar a planta nova crescer e formar raízes antes de ser separada da planta-mãe.
  • Dificuldade: a alporquia pode ser amis difícil do que a estaquia, por isso, pode exigir um pouco mais de conhecimento e habilidade para selecionar a parte correta da planta e manter a área úmida e protegida.

Resumindo, se você se pergunta se é melhor fazer alporquia ou estaquia, deve levar em consideração que na alporquia o processo é mais lento, caro, demanda mais espaço e mais habilidade por parte do executor. Por outro lado, ela é mais adequada para plantas específicias e também pode produzir plantas mais saudáveis e bem desenvolvidas a longo prazo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer alporquia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. BROWN, S. P. Plant Propagation Techniques for the Florida Gardener. Institute of Food and Agricultural Sciences Extension, University of Florida, 1990. Disponível em: https://edis.ifas.ufl.edu/pdffiles/MG/MG10800.pdf. Acesso em: 20/06/2020.
  2. La multiplication des plants par bouturage, marcottage et greffage. Ministère de l'agriculture, de l'élevage et de la forêt, Polynesie Française, 2017. Disponível em: https://www.service-public.pf/sdr/wp-content/uploads/sites/28/2017/05/la_multiplication_des_plants_par_bouturage_marcottage_et_greffage.pdf. Acesso em: 20/06/2020.
  3. RELF, D. Propagation by Cuttings, Layering and Division. Virginia Cooperative Extension, Virginia Tech, 2019. Disponível em: https://www.pubs.ext.vt.edu/content/dam/pubs_ext_vt_edu/426/426-002/426-002.pdf. Acesso em: 20/06/2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
27 comentários
A sua avaliação:
Benedito da Cruz Grilo
Olá boa noite, gostei muito, nunca tinha lido nada parecido, mas já havia ensinado um companheiro á fazer este trabalho, mas gostaria de ter mais conhecimento, por favor ,se poderem me encaminhar em meu e-mail. o método correto ficarei muito satisfeito, obrigado, Benedito da Cruz Grilo.
A sua avaliação:
ricardo l. de jesus
gostaria de receber assuntos sobre alporquia adubacao estaquia hidhogel alporquia
A sua avaliação:
jose
posso usar hidrogel agrícola na alporquia
GIL AGUIAR
vou tentar fazer com uma goiabeira ,DEPOIS DIREI O RESULTADO
A sua avaliação:
leonélio pinto
É possível realizar a alporquia em citrinos?
luiz carlos
pode se fazer alporquia em qualquer planta
Roberto Heindl
Gostaria de aprender como fazer alporquia em plantas frutiferas e não frutiferas.
carlos
quando falas em substrato, qual o nome desse substrato e onde encontro?
selma dos santos
gostei muito e gostaria de plantar um pe de abacate e um de jaca
Irene
Fiz uma alporquia segui passo a a passo tava tudo certo quando retirei o galho e coloquei no vaso murcho todas as folhas e normal
Renato Klippel
Existe alguma restrição em fazer a alporquia em ramo vertical ou horizontal?
darby alexandre campos
Bom gostaria de saber se depois de ter feito a alporquia e ter transferido para o vaso demora muito tempo para plantar no local definitivo ?
Ennio Botton
Segui os passos, como descritos no artigo, para tentar a reprodução de várias plantas.: sapoti e outra planta ornamental de médio porte. Em ambos o casos mesmo após várias tentativas não obtive resultado positivo. Confesso que estou meio descrente desse tipo de reprodução. Teria cometido algum erro? Qual? Grato pela orientação.
ANA LUCIA DA SILVA
quero saber se durante o processo da alporquia precisa ser regado ou não, se ela se mantém todo o tempo com aquela mesma umidade do inicio quando foi feito
elcio

pode usar substratos?
A sua avaliação:
Rafaek
Alguns adendos aí pra correção, o galho pode ser retirado de uma vez sim, o enraizador em pó ou o AIB de feijão podem ser usados em frutíferas, eu fiz o processo várias vezes e vingou muito mais rápido. Teve pé de limão que consegui boas raízes em menos de 90 dias
Editor umComo.com.br
Oi Rafael! Valeu pelas dicas! :)
A sua avaliação:
celso Almiro
gostaria de saber quanto tempo leva o enraizamento na alporquia?
A sua avaliação:
osvaniria
Posso fazer alporquia em qualquer arvore? quanto tempo teno que deixar? posso corta-la de uma vez só e plantar.
A sua avaliação:
ALMIR OLIVEIRA DA SILVA
Bom dia , venho pedir informações sobre o sistema de alporquia , desde já agradeço e fico no seu aguardo.
LUÍS CARLOS VILELA
meu pé de cajamanga já tem dois anos de idade, posso fazer alporquia nele? será se ele produzirá mias rápido, já que a planta mãe foi germinada através de semente. obrigado, Deus os abençem. luis vilela df.
Josué
Oi gostei muito desta matéria sobre alporquia e outras,obrigado pelas informações, continuem assim pois como eu muitas pessoas são fscinadas por propagação de plantas.
Editor umComo.com.br
Oi Josué! Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: Reproduçãp/blog.niponbonsai.com.br
Imagem: Reprodução/atelierdobonsai.com.br
1 de 4
Como fazer alporquia