Partilhar

Como fazer alporquia

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer alporquia
Imagem: diariodeumasementeira.blogspot.com

A alporquia é uma técnica de multiplicação de plantas utilizada, na maioria das vezes, em plantas que não podem ser reproduzidas por estaquia. A alporquia perde para a sua "técnica concorrente" de estaquia em questões de popularidade, pelo fato que esta exige muito mais conhecimento técnico. Porém, a alporquia se destaca no tempo. Sendo uma das técnicas mais antigas de reprodução de plantas conhecida pelo homem, havendo indícios de que os chineses, há 4 mil anos atrás, realizavam alporquias com sucesso.

Por não ser um método agressivo como a estaquia, é muito eficaz em plantas que têm dificuldade em enraizar pelo método de estaquia. A alporquia é um método muito semelhante à mergulhia, mas nesta os ramos não precisam ser vergados até o solo, e sim, levando um pouco do solo até o ramo. Neste artigo em umComo.com.br, nós lhe ensinamos como fazer alporquia, método que consiste no enraizamento de um ramo que ainda está na planta.

Também lhe pode interessar: Como fazer mergulhia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar nós devemos escolher um ramo de uma planta adulta, um ramo que tenha de 2 a 3 centímetros de diâmetro, a não ser em plantas que naturalmente não cresçam muito.

Neste ramo deve ser feito um "anelamento", retirando a casca até que seja possível ver o caule interno da planta. Este corte deve ser feito com uma lâmina afiada, como um estilete, faca ou canivete. O anel deve ter uma largura que pode variar de 3 a 5 cm, de acordo com o tamanho da planta.

Como fazer alporquia - Passo 1
Imagem: blog.niponbonsai.com.br
2

Esta parte anelada deve ser coberta para que as raízes comecem a se desenvolver. O material deve ser úmido e conter um substrato, que pode misturar esterco com esfagno e serragem, para ajudar a manter a umidade, mas também pode ser utilizado um hormônio em pó para o desenvolvimento das raízes - se a planta for frutífera ou de tempero, prefira não usar esses materiais.

Este material deve ser prendido com um plástico, pano ou esponja (como na foto, é a opção ideal pois a esponja permite o arejamento, evitando que o substrato apodreça ou acumule fungos). A raiz pode surgir, na alporquia, depois de algum tempo em que o substrato foi amarrado.

Como fazer alporquia - Passo 2
Imagem: atelierdobonsai.com.br
3

Assim que o enraizamento começa a parecer razoável, a base deve ser cortada pouco a pouco. Se você utilizar um plástico para prender os substratos fica mais fácil de ver. Pouco a pouco, conforme a muda for cortada, em alguns dias é possível retirar todo o ramo, obtendo uma nova muda, já com raízes.

Como fazer alporquia - Passo 3
Imagem: mercadolivre.com
4

Devemos passar a muda para um novo substrato, assim que ela tiver sido retirada. Este deve ser o seu local definitivo uma vez que a muda ainda se encontra num estágio frágil.

Independente do gosto da sua planta, a muda deve ser mantida num local em que esteja protegida dos raios solares mais fortes e quentes do dia. A meia sombra é o estado ideal para esta muda ainda jovem.

Após a alporquia a planta pode ser regada constantemente, de forma a que a terra fique úmida mas sem encharcamentos.

Como fazer alporquia - Passo 4
Imagem: atelierdobonsai.com.br
5

A alporquia é considerada como um método mais complexo do que a estaquia, por exigir mais conhecimento técnico. Também não é muito utilizado no meio comercial, já que costuma levar mais tempo para ser realizado e apresenta mais custos, ainda sim, é muito utilizada para plantas frutíferas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer alporquia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como fazer alporquia

25 comentários
A sua avaliação:
jose
posso usar hidrogel agrícola na alporquia
GIL AGUIAR
vou tentar fazer com uma goiabeira ,DEPOIS DIREI O RESULTADO
A sua avaliação:
leonélio pinto
É possível realizar a alporquia em citrinos?
luiz carlos
pode se fazer alporquia em qualquer planta
Roberto Heindl
Gostaria de aprender como fazer alporquia em plantas frutiferas e não frutiferas.
carlos
quando falas em substrato, qual o nome desse substrato e onde encontro?
selma dos santos
gostei muito e gostaria de plantar um pe de abacate e um de jaca
Irene
Fiz uma alporquia segui passo a a passo tava tudo certo quando retirei o galho e coloquei no vaso murcho todas as folhas e normal
Renato Klippel
Existe alguma restrição em fazer a alporquia em ramo vertical ou horizontal?
darby alexandre campos
Bom gostaria de saber se depois de ter feito a alporquia e ter transferido para o vaso demora muito tempo para plantar no local definitivo ?
Ennio Botton
Segui os passos, como descritos no artigo, para tentar a reprodução de várias plantas.: sapoti e outra planta ornamental de médio porte. Em ambos o casos mesmo após várias tentativas não obtive resultado positivo. Confesso que estou meio descrente desse tipo de reprodução. Teria cometido algum erro? Qual? Grato pela orientação.

Como fazer alporquia
Imagem: blog.niponbonsai.com.br
Imagem: atelierdobonsai.com.br
Imagem: mercadolivre.com
Imagem: atelierdobonsai.com.br
1 de 5
Como fazer alporquia

Voltar ao topo da página