Partilhar

Como fazer alporquia

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer alporquia
Fonte: diariodeumasementeira.blogspot.com

A alporquia é uma técnica de multiplicação de plantas utilizada, na maioria das vezes, em plantas que não podem ser reproduzidas por estaquia. A alporquia perde para a sua "técnica concorrente" de estaquia em questões de popularidade, pelo fato que esta exige muito mais conhecimento técnico. Porém, a alporquia se destaca no tempo. Sendo uma das técnicas mais antigas de reprodução de plantas conhecida pelo homem, havendo indícios de que os chineses, há 4 mil anos atrás, realizavam alporquias com sucesso.

Por não ser um método agressivo como a estaquia, é muito eficaz em plantas que têm dificuldade em enraizar pelo método de estaquia. A alporquia é um método muito semelhante à mergulhia, mas nesta os ramos não precisam ser vergados até o solo, e sim, levando um pouco do solo até o ramo. Neste artigo em umComo.com.br, nós lhe ensinamos como fazer alporquia, método que consiste no enraizamento de um ramo que ainda está na planta.

Também lhe pode interessar: Como fazer mergulhia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar nós devemos escolher um ramo de uma planta adulta, um ramo que tenha de 2 a 3 centímetros de diâmetro, a não ser em plantas que naturalmente não cresçam muito.

Neste ramo deve ser feito um "anelamento", retirando a casca até que seja possível ver o caule interno da planta. Este corte deve ser feito com uma lâmina afiada, como um estilete, faca ou canivete. O anel deve ter uma largura que pode variar de 3 a 5 cm, de acordo com o tamanho da planta.

Como fazer alporquia - Passo 1
Fonte: blog.niponbonsai.com.br
2

Esta parte anelada deve ser coberta para que as raízes comecem a se desenvolver. O material deve ser úmido e conter um substrato, que pode misturar esterco com esfagno e serragem, para ajudar a manter a umidade, mas também pode ser utilizado um hormônio em pó para o desenvolvimento das raízes - se a planta for frutífera ou de tempero, prefira não usar esses materiais.

Este material deve ser prendido com um plástico, pano ou esponja (como na foto, é a opção ideal pois a esponja permite o arejamento, evitando que o substrato apodreça ou acumule fungos). A raiz pode surgir, na alporquia, depois de algum tempo em que o substrato foi amarrado.

Como fazer alporquia - Passo 2
Fonte: atelierdobonsai.com.br
3

Assim que o enraizamento começa a parecer razoável, a base deve ser cortada pouco a pouco. Se você utilizar um plástico para prender os substratos fica mais fácil de ver. Pouco a pouco, conforme a muda for cortada, em alguns dias é possível retirar todo o ramo, obtendo uma nova muda, já com raízes.

Como fazer alporquia - Passo 3
Fonte: mercadolivre.com
4

Devemos passar a muda para um novo substrato, assim que ela tiver sido retirada. Este deve ser o seu local definitivo uma vez que a muda ainda se encontra num estágio frágil.

Independente do gosto da sua planta, a muda deve ser mantida num local em que esteja protegida dos raios solares mais fortes e quentes do dia. A meia sombra é o estado ideal para esta muda ainda jovem.

Após a alporquia a planta pode ser regada constantemente, de forma a que a terra fique úmida mas sem encharcamentos.

Como fazer alporquia - Passo 4
Fonte: atelierdobonsai.com.br
5

A alporquia é considerada como um método mais complexo do que a estaquia, por exigir mais conhecimento técnico. Também não é muito utilizado no meio comercial, já que costuma levar mais tempo para ser realizado e apresenta mais custos, ainda sim, é muito utilizada para plantas frutíferas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer alporquia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como fazer alporquia

23 comentários
GIL AGUIAR
vou tentar fazer com uma goiabeira ,DEPOIS DIREI O RESULTADO
A sua avaliação:
leonélio pinto
É possível realizar a alporquia em citrinos?
luiz carlos
pode se fazer alporquia em qualquer planta
Roberto Heindl
Gostaria de aprender como fazer alporquia em plantas frutiferas e não frutiferas.
selma dos santos
gostei muito e gostaria de plantar um pe de abacate e um de jaca
Irene
Fiz uma alporquia segui passo a a passo tava tudo certo quando retirei o galho e coloquei no vaso murcho todas as folhas e normal
Renato Klippel
Existe alguma restrição em fazer a alporquia em ramo vertical ou horizontal?
darby alexandre campos
Bom gostaria de saber se depois de ter feito a alporquia e ter transferido para o vaso demora muito tempo para plantar no local definitivo ?
Ennio Botton
Segui os passos, como descritos no artigo, para tentar a reprodução de várias plantas.: sapoti e outra planta ornamental de médio porte. Em ambos o casos mesmo após várias tentativas não obtive resultado positivo. Confesso que estou meio descrente desse tipo de reprodução. Teria cometido algum erro? Qual? Grato pela orientação.
ANA LUCIA DA SILVA
quero saber se durante o processo da alporquia precisa ser regado ou não, se ela se mantém todo o tempo com aquela mesma umidade do inicio quando foi feito

Como fazer alporquia
Fonte: blog.niponbonsai.com.br
Fonte: atelierdobonsai.com.br
Fonte: mercadolivre.com
Fonte: atelierdobonsai.com.br
1 de 5
Como fazer alporquia

Voltar ao topo da página