Partilhar

Como preparar mudas

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como preparar mudas
Fonte: novaflor.com.br

Na hora de fazer a sua horta é importante saber não só como plantar mudas mas também como prepará-las. Você pode sempre optar por comprar as suas mudas mas também pode faze-las por si mesmo e neste artigo, umComo te mostra como preparar mudas.

Este artigo também servira de apoio para os muitos outros artigos que temos sobre como plantar diversas plantas, basta explorar um pouco o nosso site para conferir. Neste caso, resta a você a decisão de qual forma pretende plantar. Confira!

Também lhe pode interessar: Como fazer hidrogel para plantio
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, vamos subdividir as plantas naquelas que aguentam o transplante e naquelas que sofrem com ele, e por isso, o método deve ser evitado neste caso.

Plantas como o alface, couve, repolho e tomates, entre as hortaliças, aguentam serem transplantadas e por isso podemos preparar mudas destas sem nos preocupar muito com os pormenores; mas também existem aquelas que não aguentam, como as cenouras.

2

No geral, quase todas as plantas podem ser plantadas no local definitivo, mas nem sempre isso é bom. O plantio num local provisório nos proporciona maior controle sobre a nossa horta. Numa sementeira, podemos ver quais plantas se desenvolvem melhor e assim não perder espaço na horta com aquelas que acabam não vingando.

Desta forma, se você não possui uma sementeira, saiba como construir uma em: Como fazer uma sementeira. (se falta-lhe tempo, você também pode comprar uma). Lembre-se de deixar a sua sementeira num local onde não haja incidência de sol forte durante muito tempo. O local também deve ser protegido da chuva.

Como preparar mudas - Passo 2
3

É claro, a sementeira só vai servir para aquelas plantas que aguentam ser transplantadas, como as que já citamos.

Para aquelas que não podem, entre a cenoura, nabo e rabanete, plante-as no local definitivo. Frutos como o chuchu devem ser plantados de forma que a sua semente/fruto fique para fora da terra para evitar apodrecimentos, até que ele comece a brotar. Já o alho e a cebola podem ser plantados a partir da semente, diretamente na terra, estes também não aguentam o transplante.

Como preparar mudas - Passo 3
Fonte: vestidadenoiva.com
4

Não nos limitemos quando o assunto é plantio, existem diversas plantas assim como diversas formas de se plantá-las, sendo que algumas adequam-se mais às outras. Você também pode optar por preparar mudas utilizando a estaquia, alporquia ou mergulhia. Métodos como a alporquia e mergulhia resultam muito bem para plantas frutíferas; já na estaquia, temos uma grande gama de plantas que podem ser multiplicadas utilizando este método.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar mudas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como preparar mudas

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Lisete M da Silva
Amendoim quantos grãos devemos plantar, e em que mês plantar.
MARCIO FIRMINO
gostaria que vcs me ajudasse a fazer uma horta medicinal minha casa e pequena
A sua avaliação:
Mary
Não entendi como prepara a muda da flor de maio e o tempo de sol que deve ficar. obrigada.

A sua avaliação:
ARTUR RENATO DE MELO
GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES GENERALIZADAS SOBRE PLANTIO DE HORTAS E FLORES, PARA JARDIM E QUINTAL GRATO
Editor umComo.com.br
Oi Artur! Gostaria de saber de alguma planta em específico, pois temos muitas.

Como preparar mudas
Fonte: novaflor.com.br
Fonte: vestidadenoiva.com
1 de 3
Como preparar mudas

Voltar ao topo da página