Partilhar
Partilhar em:

Como plantar tomates

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,7 (578 votos)
29 comentários
84 vezes partilhado
 
Como plantar tomates

O tomate na realidade é uma fruta, embora a maioria das pessoas o considere um vegetal. De fato, o tomate é a fruta mais popular do mundo. A sua diversidade é um fator importante na sua popularidade, mas o tomate é um alimento nutritivo que contém vitamina A e vitamina C e licopeno, um antioxidante que combate o câncer. O cultivo de tomates é muito fácil, porque os tomates crescem na maior parte dos solos. O truque para plantar tomates é escolher plantas saudáveis e plantá-los no momento adequado. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como plantar tomates.

Também lhe pode interessar: Como plantar tomates em vasos
Necessitará:
Instruções:
1

Escolha entre as sementes ou as plantas. Pelo fato de os tomates não crescerem até que a temperatura seja de 10 graus constantes, muitos preferem as plantas. As sementes podem ser semeadas seis a oito semanas antes da última geada. Plante as sementes a 2 centímetros de profundidade em vasos pequenos. Deve manter as sementes hidratadas regando de vez em quando, caso contrário as sementes secam. Depois da germinação das sementes, coloque-as numa zona onde recebam uma grande quantidade de luz. Antes de crescerem demasiado, plante-as em vasos maiores e comece a colocar os vasos ao ar livre por períodos de tempo curtos para ambientar a planta.

Foto: jardinaria.com.br

2

Escolha plantas saudáveis. Pode procurar plantas que não tenham folhas amarelas ou manchas nas folhas. As opções mais populares são Celebrity, Big Boy e Better Boy. Nem todos os tomates crescem bem em todas as regiões do país, por isso tenha em consideração a zona onde vive. Escolha as plantas em função do espaço que tem para o cultivo das plantas.

Fonte: jardinaria.com.br
3

Decida que tipo de tomates irá comprar. Tem tomates em que os ramos crescem até um certo ponto e param. São compactos e espessos. Os tomates amadurecem cedo, por isso estas variedades é boa para os vasos, espaços pequenos e para a primeira parte da época. Tem outras variedades com mais ramos que se estendem e precisam de ser replantadas. Produzem frutos mais tarde na temporada.

4

Prepare o solo numa área que receba seis a oito horas de sol. Os tomates crescem quase em qualquer lado, mas a preparação do solo é fundamental para um cultivo produtivo.

Fonte: astral.oxigenio.com
5

O pH ideal para os tomates vai de 6.0 a 6.8, ou seja um solo ligeiramente ácido. Antes de colocar as plantas, remexa o solo mais ou menos até aos 10 centímetros de profundidade. Faça uma vala de 6 centímetros de profundidade e ponha uma linha fina de adubo orgânico ou um produto químico na parte inferior da vala. Use fertilizante 5-10-10, que se refere ao peso do nitrogênio, fósforo e potássio.

6

Cubra o adubo com 2 ou 4 centímetros de terra, para que as plantas não toquem no adubo. Se a plantação de tomates for feita em vasos, utilize um recipiente que tenha pelo menos 15 centímetros de profundidade e 20 centímetros de largura.

7

Plante a planta a 3 ou 4 centímetros de profundidade no solo. Plante-as a 20 centímetros de distância entre elas.

8

Coloque uma estaca junto à planta. À medida que a plante cresce, use um cordel para atar a planta à estaca.

9

Regue-as com água em abundância pela manhã bem cedo e regue-as regularmente, especialmente durante os períodos de seca.

Fonte: jardinaria.com.br
11

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como plantar tomates, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Coloque uma camada de matéria orgânica em volta das plantas para ajudar a reter a água.
Relacionados
Comentários (29)

Escrever comentário sobre Como plantar tomates

Muito útil
29 comentários
Cicero José Linhares
Sua avaliação:
Onde adquirir os nutrientes para que as tenha melhor desenvolvimento na produção?
Carlos
Em uma casa de agropecuaria e pesca tem!
eneas lobo
Sua avaliação:
minha plantação é caseira,pois meu quintal é pequeno
Valquiria
Parabéns. Muito bem explicado. Da para entender muito bem. Agora vou fazer minha orta. Obrigada.
Moysés Tavares
Muito bem explicado, parabéns, é de gente assim como vocês que o Brasil sempre precisa para andar em frente e firmemente, mais uma vez P A R A B É N S!!!!
douglas
Estou iniciando um plantio de tomates e precisava que alguém com mais conhecimento sobre tomates me indicassem algum livre ou me mandasse por email algumas orientações principais neste tipo de plantio. Desde já agradeço a ajuda.
Maria Roseli Alves de Oliveira
tomates italiano de arvore como planta-lo e em qual epoca do ano?
Jailton A. Pinheiro
Gostei das informaçoes
Editor umComo.com.br
Olá Jailton, é muito bom saber que estamos ajudando as pessoas nas suas dúvidas do dia a dia. Obrigado pelo seu comentário!! :)
vicente
Meu tomateiro queimou todas as folha em poco tempo.no período uma semana o que pode ter acontecida
rozangela gomes
Vou plantar tomate queria que vocês me enformase o tipo de veneno usado pra praga...rozangela gomes
Maristela
O meu pé de tomate até agora ja teve 8 frutos. O primeiro estava c/broca e bem pequeno. Já colhi 3 frutos maduros de tamanhos bem diferentes, maduros e bonitos. Mas me preocupa que os galhos das plantas vão secando. No ínicio achei que era ou falta d'agua ou excesso. e comecei fazer as regas mais regulares e continuou a ter brotos .Agora os ultimos frutos estão amadurecendo e os galhos abaixo estão amarelando. O pé está ficando sem folhas. Ele está morrendo??? Coloquei adubo líquido e coloco restos de cascas de alimentos(ovos/batata/cenora/beterraba) Me ajudem!!! Fica em um vaso de barro na sacada de meu apartamento, Pega sol o dia todo
Danilo leoni candido
Bom dia , ao meu ver colocar restos de alimentos não é muito bom , trabalhe com material organico ja curtido estercos de vaca ou húmus , vai melhorar bem e dar mais frutos , espero ter ajudado

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Top 10
Tratamentos de Pele
Como plantar tomates
Fonte: jardinaria.com.br
Fonte: astral.oxigenio.com
Fonte: jardinaria.com.br
1 de 4
Como plantar tomates