Como plantar tomates


Como plantar tomates

O tomate na realidade é uma fruta, embora a maioria das pessoas o considere um vegetal. De fato, o tomate é a fruta mais popular do mundo. A sua diversidade é um fator importante na sua popularidade, mas o tomate é um alimento nutritivo que contém vitamina A e vitamina C e licopeno, um antioxidante que combate o câncer. O cultivo de tomates é muito fácil, porque os tomates crescem na maior parte dos solos. O truque para plantar tomates é escolher plantas saudáveis e plantá-los no momento adequado. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como plantar tomates.

Instruções
  1. Escolha entre as sementes ou as plantas. Pelo fato de os tomates não crescerem até que a temperatura seja de 10 graus constantes, muitos preferem as plantas. As sementes podem ser semeadas seis a oito semanas antes da última geada. Plante as sementes a 2 centímetros de profundidade em vasos pequenos. Deve manter as sementes hidratadas regando de vez em quando, caso contrário as sementes secam. Depois da germinação das sementes, coloque-as numa zona onde recebam uma grande quantidade de luz. Antes de crescerem demasiado, plante-as em vasos maiores e comece a colocar os vasos ao ar livre por períodos de tempo curtos para ambientar a planta.

    Foto: jardinaria.com.br

  2. Escolha plantas saudáveis. Pode procurar plantas que não tenham folhas amarelas ou manchas nas folhas. As opções mais populares são Celebrity, Big Boy e Better Boy. Nem todos os tomates crescem bem em todas as regiões do país, por isso tenha em consideração a zona onde vive. Escolha as plantas em função do espaço que tem para o cultivo das plantas.

    Foto: jardinaria.com.br

  3. Decida que tipo de tomates irá comprar. Tem tomates em que os ramos crescem até um certo ponto e param. São compactos e espessos. Os tomates amadurecem cedo, por isso estas variedades é boa para os vasos, espaços pequenos e para a primeira parte da época. Tem outras variedades com mais ramos que se estendem e precisam de ser replantadas. Produzem frutos mais tarde na temporada.

  4. Prepare o solo numa área que receba seis a oito horas de sol. Os tomates crescem quase em qualquer lado, mas a preparação do solo é fundamental para um cultivo produtivo.

    Foto: astral.oxigenio.com

  5. O pH ideal para os tomates vai de 6.0 a 6.8, ou seja um solo ligeiramente ácido. Antes de colocar as plantas, remexa o solo mais ou menos até aos 10 centímetros de profundidade. Faça uma vala de 6 centímetros de profundidade e ponha uma linha fina de adubo orgânico ou um produto químico na parte inferior da vala. Use fertilizante 5-10-10, que se refere ao peso do nitrogênio, fósforo e potássio.

  6. Cubra o adubo com 2 ou 4 centímetros de terra, para que as plantas não toquem no adubo. Se a plantação de tomates for feita em vasos, utilize um recipiente que tenha pelo menos 15 centímetros de profundidade e 20 centímetros de largura.

  7. Plante a planta a 3 ou 4 centímetros de profundidade no solo. Plante-as a 20 centímetros de distância entre elas.

  8. Coloque uma estaca junto à planta. À medida que a plante cresce, use um cordel para atar a planta à estaca.

  9. Regue-as com água em abundância pela manhã bem cedo e regue-as regularmente, especialmente durante os períodos de seca.

    Foto: jardinaria.com.br

  10. Se deseja ler mais artigos parecidos a como plantar tomates, recomendamos que entre na nossa categoria de Os Legumes.
Necessita
  • Plantas, sementes ou plântulas (plântulas: que é o embrião vegetal que começa a germinar).
  • Estacas.
  • Zona solarenga.
  • Muita água.
  • Adubo (orgânico de preferência).
Conselhos
  • Coloque uma camada de matéria orgânica em volta das plantas para ajudar a reter a água.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como plantar tomates:


16 comentários


19-08-2014 disse:
gostaria que mandassem mais comentarios, artigos... sobre tomates
21-08-2014 disse:
Olá Mara, nesse link você pode encontrar mais informação sobre tomates: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=tomates Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos ;)
30-04-2014 disse:
Sara, se vc gosta de escrever, procure escrever sobre assuntos dos quais vc domina para evitar bobagens. Tomate é vegetal. Voce talvez queira dizer que ele não é legume, é fruto. Alem disto o artigo foi copiado de algum site norte-americado e muito mal traduzido.
23-04-2014 disse:
quero melhores resultados...
18-02-2014 disse:
parei de ler o artigo logo no começo. Vamos esclarecer, o Tomate é um frutO e não uuma frutA, segundo o tomate é vegetal sim, assim como todas as frutas, frutos, plantas, arvores, hortaliças, etc, ou vc acha q o tomate é do reino animal?
20-01-2014 disse:
tenho de cultivar tomates, gostaria de conselhos
30-12-2013 disse:
meus tomateiros estão com a murcha(quase todos...10) apenas 2 ou tres escaparam. um desses que escapou está verdinho, com flores ecom 40 cms de ltura....pq nesse não deu essa doença....e, final, existe ou não remédio para conter murcha do tomateiro. obrigado
06-12-2013 disse:
Augusta agradeço imenso o seu comentário :) Continue seguindo os nossos artigos!
05-12-2013 disse:
adorei a ideia de plantar tomates em vasos. o meu quintal tem pouco sol eos tomates não produzem . sendo plantados em vasos posso mudá-los de sítio durante o dia para apanhar sol.é uma exelente ideia para quem gosta de tomates e não tem muito espaço. eu vou experimentar.obrigada
02-12-2013 disse:
na minha região (Pará) chove constantemente e chuva grossa, derrubando o tomateiro, para evitar isso cobrir com palha. isso vai refletir na produção de frutos devido diminuir a intensidade de luz?
22-11-2013 disse:
Maria obrigada pelo comentário :) Valeu!
Vídeos em destaque
Jardinagem DIY 13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Desenhos de natal