Como plantar tomates

O tomate na realidade é uma fruta, embora a maioria das pessoas o considere um vegetal. De fato, o tomate é a fruta mais popular do mundo. A sua diversidade é um fator importante na sua popularidade, mas o tomate é um alimento nutritivo que contém vitamina A e vitamina C e licopeno, um antioxidante que combate o câncer. O cultivo de tomates é muito fácil, porque os tomates crescem na maior parte dos solos. O truque para plantar tomates é escolher plantas saudáveis e plantá-los no momento adequado. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como plantar tomates.

Também lhe pode interessar: Como podar as plantas do tomate
Whatsapp 1 Twitter 2 Google +
Instruções
  1. Escolha entre as sementes ou as plantas. Pelo fato de os tomates não crescerem até que a temperatura seja de 10 graus constantes, muitos preferem as plantas. As sementes podem ser semeadas seis a oito semanas antes da última geada. Plante as sementes a 2 centímetros de profundidade em vasos pequenos. Deve manter as sementes hidratadas regando de vez em quando, caso contrário as sementes secam. Depois da germinação das sementes, coloque-as numa zona onde recebam uma grande quantidade de luz. Antes de crescerem demasiado, plante-as em vasos maiores e comece a colocar os vasos ao ar livre por períodos de tempo curtos para ambientar a planta.

    Foto: jardinaria.com.br

  2. Escolha plantas saudáveis. Pode procurar plantas que não tenham folhas amarelas ou manchas nas folhas. As opções mais populares são Celebrity, Big Boy e Better Boy. Nem todos os tomates crescem bem em todas as regiões do país, por isso tenha em consideração a zona onde vive. Escolha as plantas em função do espaço que tem para o cultivo das plantas.

    Foto: jardinaria.com.br

  3. Decida que tipo de tomates irá comprar. Tem tomates em que os ramos crescem até um certo ponto e param. São compactos e espessos. Os tomates amadurecem cedo, por isso estas variedades é boa para os vasos, espaços pequenos e para a primeira parte da época. Tem outras variedades com mais ramos que se estendem e precisam de ser replantadas. Produzem frutos mais tarde na temporada.

  4. Prepare o solo numa área que receba seis a oito horas de sol. Os tomates crescem quase em qualquer lado, mas a preparação do solo é fundamental para um cultivo produtivo.

    Foto: astral.oxigenio.com

  5. O pH ideal para os tomates vai de 6.0 a 6.8, ou seja um solo ligeiramente ácido. Antes de colocar as plantas, remexa o solo mais ou menos até aos 10 centímetros de profundidade. Faça uma vala de 6 centímetros de profundidade e ponha uma linha fina de adubo orgânico ou um produto químico na parte inferior da vala. Use fertilizante 5-10-10, que se refere ao peso do nitrogênio, fósforo e potássio.

  6. Cubra o adubo com 2 ou 4 centímetros de terra, para que as plantas não toquem no adubo. Se a plantação de tomates for feita em vasos, utilize um recipiente que tenha pelo menos 15 centímetros de profundidade e 20 centímetros de largura.

  7. Plante a planta a 3 ou 4 centímetros de profundidade no solo. Plante-as a 20 centímetros de distância entre elas.

  8. Coloque uma estaca junto à planta. À medida que a plante cresce, use um cordel para atar a planta à estaca.

  9. Regue-as com água em abundância pela manhã bem cedo e regue-as regularmente, especialmente durante os períodos de seca.

    Foto: jardinaria.com.br

  10. Se deseja ler mais artigos parecidos a como plantar tomates, recomendamos que entre na nossa categoria de Os Legumes.

Necessita
  • Plantas, sementes ou plântulas (plântulas: que é o embrião vegetal que começa a germinar).
  • Estacas.
  • Zona solarenga.
  • Muita água.
  • Adubo (orgânico de preferência).
Conselhos
  • Coloque uma camada de matéria orgânica em volta das plantas para ajudar a reter a água.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como plantar tomates:


26 comentários


12-06-2016 Moysés Tavares disse:
Muito bem explicado, parabéns, é de gente assim como vocês que o Brasil sempre precisa para andar em frente e firmemente, mais uma vez P A R A B É N S!!!!
17-05-2016 douglas disse:
Estou iniciando um plantio de tomates e precisava que alguém com mais conhecimento sobre tomates me indicassem algum livre ou me mandasse por email algumas orientações principais neste tipo de plantio. Desde já agradeço a ajuda.
10-02-2016 Maria Roseli Alves de Oliveira disse:
tomates italiano de arvore como planta-lo e em qual epoca do ano?
24-01-2016 Jailton A. Pinheiro disse:
Gostei das informaçoes
25-01-2016 Editor umComo.com.br disse:
Olá Jailton, é muito bom saber que estamos ajudando as pessoas nas suas dúvidas do dia a dia. Obrigado pelo seu comentário!! :)
20-09-2015 vicente disse:
Meu tomateiro queimou todas as folha em poco tempo.no período uma semana o que pode ter acontecida
11-09-2015 rozangela gomes disse:
Vou plantar tomate queria que vocês me enformase o tipo de veneno usado pra praga...rozangela gomes
31-08-2015 Maristela disse:
O meu pé de tomate até agora ja teve 8 frutos. O primeiro estava c/broca e bem pequeno. Já colhi 3 frutos maduros de tamanhos bem diferentes, maduros e bonitos. Mas me preocupa que os galhos das plantas vão secando. No ínicio achei que era ou falta d'agua ou excesso. e comecei fazer as regas mais regulares e continuou a ter brotos .Agora os ultimos frutos estão amadurecendo e os galhos abaixo estão amarelando. O pé está ficando sem folhas. Ele está morrendo??? Coloquei adubo líquido e coloco restos de cascas de alimentos(ovos/batata/cenora/beterraba) Me ajudem!!! Fica em um vaso de barro na sacada de meu apartamento, Pega sol o dia todo
25-04-2016 Danilo leoni candido disse:
Bom dia , ao meu ver colocar restos de alimentos não é muito bom , trabalhe com material organico ja curtido estercos de vaca ou húmus , vai melhorar bem e dar mais frutos , espero ter ajudado
10-08-2015 Maristela disse:
Plantei e já estou com 6 tomates, as folhas estão amarelando e tirei um tomate que estava com uma broca, tirei as folhas amarelas, mas estou preocupada por as folhas abaixo dos frutos estão amarelando e murchando
01-10-2015 pedro disse:
pode ser doenças fungicas o tomate e bem pouco tolerante as doenças mais se é para consumo propio naõ vale a pena
05-08-2015 damiana lúcia da silva ferreira disse:
mim envie tudo sobre como fazer muda de tomate em copos ou seja tudo sobre o plantiu de tomate
24-05-2015 wagner disse:
Gostaria de saber como plantar tomate, se é possível cultiva-los e apanha-los também durante o ano todo. Se me mandarem as instruções que acabo de pedir, ficarei desde já muito grato ao trabalho prestado a mim. Tudo de bom a todos.
04-06-2015 jose augusto disse:
gostaria de saber se e possivel cultivar tomate todo ano e apanha-lo.
23-04-2015 raimundo fernandes teixeira disse:
qual o adubo quimico melhor pro tomate carregar mais???
19-08-2014 mara disse:
gostaria que mandassem mais comentarios, artigos... sobre tomates
21-08-2014 Sara Viega disse:
Olá Mara, nesse link você pode encontrar mais informação sobre tomates: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=tomates Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos ;)
30-04-2014 Isamara disse:
Sara, se vc gosta de escrever, procure escrever sobre assuntos dos quais vc domina para evitar bobagens. Tomate é vegetal. Voce talvez queira dizer que ele não é legume, é fruto. Alem disto o artigo foi copiado de algum site norte-americado e muito mal traduzido.
23-04-2014 Usuário anônimo disse:
quero melhores resultados...
18-02-2014 Kristal disse:
parei de ler o artigo logo no começo. Vamos esclarecer, o Tomate é um frutO e não uuma frutA, segundo o tomate é vegetal sim, assim como todas as frutas, frutos, plantas, arvores, hortaliças, etc, ou vc acha q o tomate é do reino animal?
20-01-2014 antonio disse:
tenho de cultivar tomates, gostaria de conselhos
30-12-2013 jose carlos s, filho disse:
meus tomateiros estão com a murcha(quase todos...10) apenas 2 ou tres escaparam. um desses que escapou está verdinho, com flores ecom 40 cms de ltura....pq nesse não deu essa doença....e, final, existe ou não remédio para conter murcha do tomateiro. obrigado
06-12-2013 Sara disse:
Augusta agradeço imenso o seu comentário :) Continue seguindo os nossos artigos!
05-12-2013 augusta rocha disse:
adorei a ideia de plantar tomates em vasos. o meu quintal tem pouco sol eos tomates não produzem . sendo plantados em vasos posso mudá-los de sítio durante o dia para apanhar sol.é uma exelente ideia para quem gosta de tomates e não tem muito espaço. eu vou experimentar.obrigada
02-12-2013 marcelo disse:
na minha região (Pará) chove constantemente e chuva grossa, derrubando o tomateiro, para evitar isso cobrir com palha. isso vai refletir na produção de frutos devido diminuir a intensidade de luz?
22-11-2013 Sara disse:
Maria obrigada pelo comentário :) Valeu!
20-11-2013 Maria das Graças Pereira Silvestre disse:
se eu gostei , eu amei obrigada pelo ensinamento
29-09-2013 Olímpio José disse:
Boa noite!!! Sou Olímpio José, gostei das informações acima. Moro na região oeste da Bahia, e quero investir um pouco de tempo com hortaliças, gostaria de receber mais informações sobre tal assunto. Muito grato, antecipadamente.
14-06-2013 Administrador Umcomo.com.br disse:
Francisco, muito obrigado pelo seu comentário. No canto superior direito da página tem uma opção onde pode inserir o seu e-mail para receber mais informações sobre artigos deste tipo. Uma vez mais obrigado ;)
14-06-2013 francisco de assis ferreira de lima disse:
Amei essas dicas,gostaria de receber e-mail com relaçao a este artigo, ficarei muito grato em receber.(tenha uma boa noite)
05-05-2013 adriana santos disse:
amei essas dicas! são ótimas