Partilhar
Partilhar em:

Como plantar salsa em casa

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (806 votos)
39 comentários
145 vezes partilhado
 
Como plantar salsa em casa

A salsa é uma erva aromática muito utilizada na cozinha e embora seja fácil de encontrar em lojas e supermercados, nada melhor do que cultivarmos esta erva para a ter sempre disponível em casa. A nossa salsa terá sempre mais sabor do que a comprada, porque podemos cortá-la mesmo no momento que nos faz falta, e não se estragará na geladeira. Com um pote, um pouco de terra, umas sementes, rega e uma boa dose de sol, podemos cultivar salsa de forma rápida e simples. Para que também possa desfrutar da salsa caseira, em umComo.com.br contamos-lhe como plantar salsa em casa.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como cuidar da salsa
Instruções:
1

Procure um local para a sua planta de salsa com muita luz, onde o sol bata entre 4 a 6 horas por dia. Por exemplo, se tem uma varanda ou um terraço pode ser uma boa escolha ou, no caso de querer cultivá-la no interior, certifique-se de escolher um local bastante luminoso.

2

Encha um pote ou um vaso com substrato para plantas e introduza as sementes de salsa. Qualquer época do ano serve para plantar salsa, embora deva evitar os dias de calor e frio excessivo.

3

A germinação da salsa é muito lenta, por isso não estranhe se parecer que não cresce nada no seu vaso, pode demorar até um mês até aparecerem as pequenas plantinhas de salsa.

4

Deve regar o vaso de salsa com frequência, mas tenha atenção para não regar demasiado de modo a ficar encharcada, uma vez que poderiam criar-se fungos. Por isso é conveniente uma rega com frequência mas em poucas quantidades.

5

Para obter um ramo compacto e suave não deve deixar nascer as flores. Deve arrancá-las quando começarem a aparecer. Ou então, pode preparar outro vaso com terra e quando as primeiras florescerem, deixe cair as sementes das flores sobre a terra e assim terá salsa para o ano seguinte no segundo vaso.

6

No caso de morar em uma região com clima frio, deverá tentar que não caiam geadas sobre as suas plantas de salsa ou que, as baixas temperaturas incidam diretamente sobre elas, uma vez que não toleram bem o frio. Além disso, recomendamos que consulte estes outros conselhos sobre como cuidar da salsa para manter os seus raminhos fortes e saudáveis.

7

Para começar a colher a salsa, nos cultivos de inverno deve deixar passar cerca de 3 meses e nas de verão, uns 2 meses aproximadamente. Embora possamos cortar os talos de salsa que precisamos durante todo o dia, é recomendável cortá-los pela manhã antes da planta começar a sentir os efeitos do calor.

8

Também pode plantar em casa muitas outras ervas aromáticas, seja para condimentar as suas preparações culinárias ou para fazer aromatizantes de ambiente. Em umComo explicamos-lhe como plantar manjericão, lavanda, hortelã, menta, louro e alecrim. Divirta-se plantando as suas próprias ervas aromáticas!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar salsa em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Antes de usar a salsa para cozinhar, deve lavá-la bem.
Comentários (39)

Escrever comentário sobre Como plantar salsa em casa

39 comentários
A sua avaliação:
Nils Peter
Muito boa a página. De fácil acesso e com muito conteúdo bem sintetizado.
Parabéns.
Editor umComo.com.br
Oi Nils! Que bom que gostou do site :) Continue acompanhando os artigos, valeu pelo comentário!
eduardo
posso plantar salsa e centrinho o ano inteiro
Pedro Lopes
Amo este tempero. E amo esta planta. Como depurativo do sangue também é uma excelente recomendação o seu chá.
Paulo Renato Santos
A salsa é um excelente tempero na cozinha. Uso ela em vários pratos. Adoro esses temperos da classe dos cheiros verdes. Nunca experimentei cultivá-las em casa, mas as orientações do artigo começaram a me incentivar a tentar fazer isso. Obrigado pelas orientações.
A sua avaliação:
aida
As minhas salsinhas que plantei em casa quando vão ficando mais velhas elas ficam esbranquiçadas e não sei o que fazer. Quando quero as salsas tenho sempre de cortar as novinhas senão não sei o que fazer. Poderão me ajudar?
Obrigada, Aída
A sua avaliação:
Jesuina Pereira Gomes
sou fascinada por todos os tipos de planas, fico encantada.
A sua avaliação:
Antonio Carlos Sarmento Ferreira
muito boa as explicações. Agora me responda a salsa portuguesa dá semente?
A sua avaliação:
Marieli
Mudei as minhas salsa, porem já estavam grandes umas com sementes, molhei mas estão murchando, o que devo fazer....
A sua avaliação:
VILMA FARIAS
n0 inverno tenho pouco sol e é muito frio sempre morre meus temperos o que faço para cultivar minhas plantas obrigada
A sua avaliação:
Luiza Avila
Todos artigos publicado por voceis,são interessante.Gosto muito.

Como plantar salsa em casa
1 de 3
Como plantar salsa em casa