Como plantar salsa em casa
A salsa é uma erva aromática muito utilizada na cozinha e embora seja fácil de encontrar em lojas e supermercados, nada melhor do que cultivarmos esta erva para a ter sempre disponível em casa. A nossa salsa terá sempre mais sabor do que a comprada, porque podemos cortá-la mesmo no momento que nos faz falta, e não se estragará na geladeira. Com um pote, um pouco de terra, umas sementes, rega e uma boa dose de sol, podemos cultivar salsa de forma rápida e simples. Para que também possa desfrutar da salsa caseira, em umComo.com.br contamos-lhe como plantar salsa em casa.
Vai precisar de:
- Sementes de salsa
- Terra
- Pote ou vaso
- Água
- Luz do sol
Passos a seguir:
Procure um local para a sua planta de salsa com muita luz, onde o sol bata entre 4 a 6 horas por dia. Por exemplo, se tem uma varanda ou um terraço pode ser uma boa escolha ou, no caso de querer cultivá-la no interior, certifique-se de escolher um local bastante luminoso.
Encha um pote ou um vaso com substrato para plantas e introduza as sementes de salsa. Qualquer época do ano serve para plantar salsa, embora deva evitar os dias de calor e frio excessivo.
A germinação da salsa é muito lenta, por isso não estranhe se parecer que não cresce nada no seu vaso, pode demorar até um mês até aparecerem as pequenas plantinhas de salsa.
Deve regar o vaso de salsa com frequência, mas tenha atenção para não regar demasiado de modo a ficar encharcada, uma vez que poderiam criar-se fungos. Por isso é conveniente uma rega com frequência mas em poucas quantidades.
Para obter um ramo compacto e suave não deve deixar nascer as flores. Deve arrancá-las quando começarem a aparecer. Ou então, pode preparar outro vaso com terra e quando as primeiras florescerem, deixe cair as sementes das flores sobre a terra e assim terá salsa para o ano seguinte no segundo vaso.
No caso de morar em uma região com clima frio, deverá tentar que não caiam geadas sobre as suas plantas de salsa ou que, as baixas temperaturas incidam diretamente sobre elas, uma vez que não toleram bem o frio. Além disso, recomendamos que consulte estes outros conselhos sobre como cuidar da salsa para manter os seus raminhos fortes e saudáveis.
Para começar a colher a salsa, nos cultivos de inverno deve deixar passar cerca de 3 meses e nas de verão, uns 2 meses aproximadamente. Embora possamos cortar os talos de salsa que precisamos durante todo o dia, é recomendável cortá-los pela manhã antes da planta começar a sentir os efeitos do calor.
Também pode plantar em casa muitas outras ervas aromáticas, seja para condimentar as suas preparações culinárias ou para fazer aromatizantes de ambiente. Em umComo explicamos-lhe como plantar manjericão, lavanda, hortelã, menta, louro e alecrim. Divirta-se plantando as suas próprias ervas aromáticas!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar salsa em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
Conselhos
- Antes de usar a salsa para cozinhar, deve lavá-la bem.