Como plantar erva de gato - catnip em casa!
A erva de gato, catnip ou ainda erva-gateira é uma famosa plantinha que traz alterações psicoativas para os gatinhos. Além de ser muito atrativa para os gatos, trazendo diversos para o seu redor, a erva de gato tem a capacidade de dar euforia e alterar o funcionamento do sistema nervoso central do animal, se assemelhando muito ao efeito que as drogas causam no ser humano. Graças à nepetalactona, o seu princípio ativo, cerca de 80% de todos os felinos costumam se sentir atraídos e eufóricos quando estão na presença da erva gateira. Nesse artigo de umComo, você descobrirá Como plantar erva de gato e como cultivá-la. Continue lendo pra saber mais.
Passos a seguir:
Bem, primeiramente, veja se o clima para fazer o plantio é o adequado. As temperaturas indicadas para o cultivo são de 4ºC a 21ºC. Apesar desses números terem determinada significância, não há motivos para tentar caso, por exemplo, o clima em sua região chegue a 28ºC. Alguns outros fatores possuem também importância no processo, então há que combiná-los para obter sucesso na plantação.
Agora falaremos de luminosidade. Para florescer a erva gateira, a plantinha deverá pegar pelo menos 5 horas de sol direto por dia. O sol faz o seu crescimento se intensificar, pois a planta é originária da Ásia Central e seu florescer dá-se durante o verão, dando-lha a necessidade de ter sol em constância, mas não de calor. Por isso, o seu desenvolvimento é dificultado no Brasil e somente localidades com clima subtropical podem lhe fazer.
O plantio da erva de gato deve ser feito em solo bem drenado, com pH que pode variar. Você deve se atentar para o método de plantio. Primeiramente, plante-a em um pequeno vaso para ocorrência de germinação. A semente deve ser colocada em profundidade de 0,5 centímetros solo adentro. Você pode cobrir o solo com uma leve camada de serragem para garantir a eficiência da germinação.
Após uma ou duas semanas, quando o brotinho aparecer à vista, fique esperto. Após um mês você deverá transferi-la para o ambiente em que deseja plantar, como por exemplo, um vaso grande. Você também pode mantê-la no jardim, em latas e em floreiras. O espaçamento entre as ervas deve ser de 40 a 60 centímetros, para que não haja problema de roubo de nutrientes.
A irrigação adequada para a erva de gato deve ser constante para manter o solo úmido, mas não encharcado. Um vaso com drenagem simples pode ser interessante. O excesso de água pode ser prejudicial para a catnip.
Não se esqueça de cortar as ervas daninhas necessárias. Elas podem acabar atrapalhando o desenvolvimento da planta e destruir a sua cultura. Fique de olho para que elas não apareçam no vaso ou no jardim.
Além disso, não se esqueça de manter os gatinhos longe da erva-gateira durante uns meses. Os gatos vão morder as plantas e ficar se esfregando nas mesmas, matando-as no início do cultivo. Espere alguns meses e a estabilização da planta para que os gatinhos possam desfrutar de sua "brisa". Além disso, é necessário informar que a erva de gato não é uma planta tóxica para os gatos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar erva de gato - catnip em casa!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.