Partilhar
Partilhar em:

Como plantar erva doce

Passo a Passo
1 comentário
 
Como plantar erva doce

A erva doce, conhecida também como funcho e anis, é uma planta da família das Apiaceae. Esta planta é utilizada como erva aromática para dar um sabor especial aos seus pratos, mas também pode ser usada com fins medicinais. Tomado em forma de chá, o funcho pode ajudar a melhorar a digestão, a diminuir a sensação de inchaço após as refeições, situações de flatulência, combater a diarreia, acabar com a prisão de ventre, prevenir o mau hálito e melhorar as cólicas intestinais em crianças. Para além disso, a erva doce também possui propriedades calmantes, para ajudar nos casos de insônia e ansiedade. São muitos os motivos para ter sempre esta erva perto de si, por isso neste artigo do umCOMO vamos explicar como plantar erva doce.

Também lhe pode interessar: Como plantar erva de gato
Passos a seguir:
1

Antes de mais, você tem que escolher a variedade de erva doce que pretende plantar, o que depende da parte da planta que vai usar. Então se você plantar funcho-bravo, deve saber que essa variedade é cultivada por suas folhas, sendo que a parte que se usa são precisamente as folhas, usadas como ervas. Em contrapartida, o funcho-de-florença é cultivado através do seu caule bulboso, que depois pode usar para comer.

2

A erva doce tem preferência por regiões de climas amenos ou moderadamente quentes, não conseguindo sobreviver a geadas, mesmo que leves. Por isso, você pode plantar erva doce em várias regiões climáticas, desde que escolha um local ensolarado ou a meia sombra. Esta é uma planta que precisa de alta luminosidade, pelo que deve receber luz solar direta pelo menos durante algumas horas por dia.

3

Pode plantar as sementes de erva doce diretamente no local definitivo da sua horta ou, então optar por plantar em sementeiras e depois transplantar quando as mudas tiverem 4 folhas, quando a planta ainda for jovem. No caso de optar por plantar funcho-de-provença, tenha em conta que é recomendável fazê-lo no local definitivo, pois esta variedade não suporta os transplantes. Escolha um local de plantio que tenha espaço suficiente para o funcho, pois pode atingir até 2 metros de altura.

4

Plantar erva doce em vasos não é recomendável, pois a planta tem raízes que podem ficar bem fixas e profundas. A única forma de cultivar funcho em vasos é se o fizer em vasos grandes, de pelo menos 30 cm de profundidade.

5

Quanto ao tipo de solo necessário para um correto e saudável crescimento da planta, saiba que a erva doce precisa de um solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Para além disso, deve medir o pH do solo e se certificar que não é muito ácido, para a planta se desenvolver de forma adequada. Deve plantar as sementes de erva doce com uma distância de cerca de 25 a 30 cm entre elas e, cobri-las com uma fina camada de solo.

É importante que não plante funcho próximo de outras ervas como o endro ou coentro, pois estas ervas tem tendência a fazer polinização cruzada, o que pode afetar a produção das sementes e o sabor e aroma da planta.

6

Deve manter o solo da erva doce sempre úmido, mas sem permanecer encharcado, pelo que deve regar com frequência a planta. Caso falte água ao funcho, a planta pode florescer de forma precoce.

7

Normalmente a planta de erva doce não é afetada por doenças ou pestes, mas pode acontecer encontrar pulgões e mosca branca. Caso isso aconteça, confira as nossas sugestões de remédios caseiros para pulgões e remédios caseiros para mosca branca.

8

Durante os primeiros meses de cultivo, é especialmente importante retirar todas as plantas invasoras que possam aparecer em busca de nutrientes e recursos. Para evitar que os bulbos fiquem verdes, deve cobri-los com solo assim que se formarem na base do caule. Assim conseguirá privá-lo do sol, mantendo o bulbo branco e preservando o seu sabor doce.

9

A colheita das folhas de erva doce pode começar assim que a planta estiver bem desenvolvida. Mas se o seu objetivo for colher as sementes, então as folhas não deverão ser retiradas até à colheita das sementes. Por isso, se você quiser sementes e folhas, o ideal é cultivas plantas para um e outro objetivo.

A colheita do funcho-de-provença deve ser feita após 80 a 100 dias do plantio e, antes de surgirem as inflorescências, caso contrário pode se tornar amarga. Para isso, deve retirar a terra que foi amontoada junto das plantas e cortar a cerca de 2,5 cm do solo. Ao fazer isto conseguirá que a planta rebrote possibilitando uma nova colheita.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar erva doce, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como plantar erva doce

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marília Leite Vilas Boas calixto
Parabéns pela matéria. Gostei muito. É um conhecimento de suma importância para a alimentação, a produção de preparo para a higiene ambiental, jardinagem e decoração de ambientes saudáveis.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marília! Que bom que você gostou das informações. Continue acompanhando os artigos do umCOMO!

Como plantar erva doce
1 de 4
Como plantar erva doce