Partilhar
Partilhar em:

Como plantar lavanda

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (1041 votos)
26 comentários
484 vezes partilhado
 
Como plantar lavanda

A lavanda é uma planta aromática que predomina na zona mediterrânea. É muito resistente e se adapta a qualquer terreno onde haja luz solar, podendo ser semeada tanto em vasos como diretamente sobre o solo. Os seus usos são muitos e diferentes, embora seja uma planta conhecida pelo cheiro que as suas flores azuis ou violeta deitam, que se costuma secar e usar como aromatizante de armários, gavetas ou do lar em geral. Trata-se de uma planta que não necessita de cuidados especiais, por isso também pode tê-la em casa graças a este artigo de umComo.com.br sobre como plantar lavanda.

Também lhe pode interessar: Como secar lavanda
Instruções:
1

Pode semear a lavanda a partir de sementes, que se semeiam durante o outono em zonas de clima suave e no início da primavera em zonas mais frias. Ainda assim, recomenda-se utilizar estacas para multiplicar as plantas.

2

Utilize talos de lavanda com uns 10 cm para usar como estacas.

Fonte: pt.forwallpaper.com
3

Podemos plantar os rebentos de lavanda diretamente no solo ou em vasos ou em caixas.

4

Caso opte pelos vasos, deverá colocar um bom sistema de drenagem para evitar que o vaso fique encharcado. Faça um furo no fundo do vaso, caso ainda não o tenha, e coloque o prato do vaso por baixo para a água. Se o vaso for muito grande, faça mais de um furo no fundo, para as raízes não apodrecerem.

Fonte: lilouestudio.com
5

Os furos no fundo do vaso não são suficientes, pois pode-se acumular terra nos buracos do vaso e entupir. Por isso, antes de colocar terra no vaso, deve colocar pedrinhas, pedaços de telha ou isopor, para deixar espaço livre para a água passar. Depois, basta encher o vaso com substrato para plantas e colocar as estacas de lavanda no vaso ou no pote.

Fonte: tatoobild.com
6

Devemos colocar a lavanda numa zona onde haja sol em abundância, uma vez que cresce melhor se tiver num local bem iluminado e ensolarado.

7

Se optar por plantar diretamente no solo, a lavanda prefere solos calcários, arenosos e secos. Deverá fazer um buraco no solo suficientemente fundo e largo para as raízes da lavanda. Mas é importante que não seja um buraco demasiado largo, pois a lavanda cresce melhor em condições ligeiramente apertadas.

8

Depois de plantar, deverá regar a lavanda para que as estacas enraízem bem.

9

Ainda assim, a lavanda é um arbusto que não necessita de muita água, por isso não deve passar o tempo a regá-la porque irá apodrecer. Para saber quando deve regar a lavanda, certifique-se que o solo está completamente seco entre cada rega. Mas, lembre-se que a planta em si não pode ficar desidratada.

10

A época de florescimento da lavanda pode variar um pouco segundo a espécie, mas será entre a primavera e o verão.

11

Deve podar a planta de lavanda uma vez por ano, de preferência na altura da primavera, antes do novo crescimento começar. Pode podar cerca de 1/3 da planta inteira, utilizando aparadores ou tesouras.

Fonte: eljardin.ws
12

Com a planta de lavanda pode fazer óleos essenciais e sabonetes de lavanda. Desfrute das maravilhosas utilidades desta planta!

13

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar lavanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Aproveite as suas plantas de lavanda para aromatizar o seu lar.
Comentários (26)

Escrever comentário sobre Como plantar lavanda

26 comentários
maria donizete pereira
Achei essas orientações muito instrutiva.Gratidão.
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
amancio
Como poderíamos adquirir a semente para o devido plantio !!
A sua avaliação:
josé vieira sampaio filho
Minha lavanda não esta muito bonita , na parte que bate sol esta perfeita, pois ela envergou onde o sol é mais frequente. Mas após ler este ensinamento vou tentar melhora-la. Obrigado
A sua avaliação:
Cidinha
Peguei numa plantação de lavanda dois galhos, sem raizes obviamente. Posso colocar desse jeito num vaso que ela brotará?
ailson nobrega
nada concreto tipico commentario de mulher que sol guardar qs plantas na janela
Janaína
A MINHA FICA DENTRO DE CASA E NÃO BATE SOL,E A TERRA FICA MESMO ENCHARCADA POR ISSO JA COMPREI VARIAS MUDAS MAS SEMPRE MORREM.VOU DEIXAR ELAS MAIS SECAS COLOCANDO AGUA SO NO PRATINHO.OBRIGADO PELAS DICAS.
Roberto
Olá, comprei algumas mudas de lavanda aprox. com uns 10 cm, elas estão em um vaso pequeno por enquanto, como em Sp estamos tendo dias muito quentes eu rego ela todos os dias porem até agora não percebi nenhuma mudança, elas ficam em um quintal aberto recebe luz e sol quase o dia todo, ela tem algumas flores porem pequenas e não em cores tão vivas como as da foto da matéria, gostaria de saber se estou fazendo o processo certo pois não tenho notado diferença nelas. Obrigado
Carmo arcanjo
Onde posso comprar muda de lavanda
Moro em Recife PE
**********
Jane Souza
Obrigada pelas explicações. Agora já posso plantar.
Sara Viega
Oi Jane, que bom saber que as informações foram úteis para você :)
cleide
Boa noite ña realidade, eu amei todos ps artigos, mas gostaria de saber qual a planta ideal para eu plantar em jardineiras abaixo das janelas dos quartos, elas tem 1,20 m e Fica no corredor bate pouco sol, e de manga.
Reginaldo365@hotmsil.com
Ola gostaria de saber qual sao os adubosideais para exoria midi e que epoca devo aplicar

Como plantar lavanda
Fonte: pt.forwallpaper.com
Fonte: lilouestudio.com
Fonte: tatoobild.com
Fonte: eljardin.ws
1 de 5
Como plantar lavanda