Partilhar

Como plantar lavanda

Como plantar lavanda

A lavanda é uma planta aromática que predomina na zona mediterrânea. É muito resistente e se adapta a qualquer terreno onde haja luz solar, podendo ser semeada tanto em vasos como diretamente sobre o solo. Os seus usos são muitos e diferentes, embora seja uma planta conhecida pelo cheiro que as suas flores azuis ou violeta deitam, que se costuma secar e usar como aromatizante de armários, gavetas ou do lar em geral. Trata-se de uma planta que não necessita de cuidados especiais, por isso também pode tê-la em casa graças a este artigo de umComo.com.br sobre como plantar lavanda.

Também lhe pode interessar: Como secar lavanda
Passos a seguir:
1

Pode semear a lavanda a partir de sementes, que se semeiam durante o outono em zonas de clima suave e no início da primavera em zonas mais frias. Ainda assim, recomenda-se utilizar estacas para multiplicar as plantas.

2

Utilize talos de lavanda com uns 10 cm para usar como estacas.

Como plantar lavanda - Passo 2
Fonte: pt.forwallpaper.com
3

Podemos plantar os rebentos de lavanda diretamente no solo ou em vasos ou em caixas.

4

Caso opte pelos vasos, deverá colocar um bom sistema de drenagem para evitar que o vaso fique encharcado. Faça um furo no fundo do vaso, caso ainda não o tenha, e coloque o prato do vaso por baixo para a água. Se o vaso for muito grande, faça mais de um furo no fundo, para as raízes não apodrecerem.

Como plantar lavanda - Passo 4
Fonte: lilouestudio.com
5

Os furos no fundo do vaso não são suficientes, pois pode-se acumular terra nos buracos do vaso e entupir. Por isso, antes de colocar terra no vaso, deve colocar pedrinhas, pedaços de telha ou isopor, para deixar espaço livre para a água passar. Depois, basta encher o vaso com substrato para plantas e colocar as estacas de lavanda no vaso ou no pote.

Como plantar lavanda - Passo 5
Fonte: tatoobild.com
6

Devemos colocar a lavanda numa zona onde haja sol em abundância, uma vez que cresce melhor se tiver num local bem iluminado e ensolarado.

7

Se optar por plantar diretamente no solo, a lavanda prefere solos calcários, arenosos e secos. Deverá fazer um buraco no solo suficientemente fundo e largo para as raízes da lavanda. Mas é importante que não seja um buraco demasiado largo, pois a lavanda cresce melhor em condições ligeiramente apertadas.

8

Depois de plantar, deverá regar a lavanda para que as estacas enraízem bem.

9

Ainda assim, a lavanda é um arbusto que não necessita de muita água, por isso não deve passar o tempo a regá-la porque irá apodrecer. Para saber quando deve regar a lavanda, certifique-se que o solo está completamente seco entre cada rega. Mas, lembre-se que a planta em si não pode ficar desidratada.

10

A época de florescimento da lavanda pode variar um pouco segundo a espécie, mas será entre a primavera e o verão.

11

Deve podar a planta de lavanda uma vez por ano, de preferência na altura da primavera, antes do novo crescimento começar. Pode podar cerca de 1/3 da planta inteira, utilizando aparadores ou tesouras.

Sugestão: Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados

Como plantar lavanda - Passo 11
Fonte: eljardin.ws
12

Com a planta de lavanda pode fazer óleos essenciais e sabonetes de lavanda. Desfrute das maravilhosas utilidades desta planta!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar lavanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Aproveite as suas plantas de lavanda para aromatizar o seu lar.

Escrever comentário sobre Como plantar lavanda

43 comentários
MARIA LIMA
AS LAVANDAS DO MEU SITIO FREQUENTEMENTE FICAM COM A BASE TODA ESCURA, OU SEJA OS GALHOS DEBAIXO FICA, TODOS PRETOS COMO SE TIVESSEM MORTOS. DESEJO PLANTAR UMA EXTENSA ÁREA DE LAVANDAS E NÃO SEI PORQUE SERÁ QUE ACONTECE ISTO, ANO APÓS ANO. SERÁ MUITA ÁGUA? OU É NATURAL?
A sua avaliação:
Christina
Queria saber a época de plantio de mudas, isso vocês não esclareceram!
Mario
Quero saber onde encontrar sementes ou mudas
Vanda Aparecida Cordeiro
Temos um solo calcário, com muito sol. Ainda não sei a altitude. Sonho em fazer uma plantação de lavandas. Preciso saber qual o espaçamento das ruas, entre as plantas será de 90 cm. Ainda é um sonho, já que ninguém cultiva na minha região. Quem puder, me ajuda com mais informações. Ah... Amei a matéria. Muito obrigada!
Adalgisa Tisott
E as sementes como devem ser semeadas?? É o mesmo sistema ??? Tenho sementes e não sei como semear! Obrigada desde já
tereza
fiquei encantada com as orientações a respeito da lavanda, estou a procura de uma planta p plantar em jardineira e agora vou optar por esta, que apesar de linda consome pouca água.
Editor umComo.com.br
Oi tereza! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando nossos artigos :)
jacelma vicente aguiar dinucci
Amei a possibilidade de fazer alguns vasinhos com a lavanda. Vou procurar sementes. A proposito onde encontrar?
Obrigada, Jacelma.
maria donizete pereira
Achei essas orientações muito instrutiva.Gratidão.
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
amancio
Como poderíamos adquirir a semente para o devido plantio !!
A sua avaliação:
josé vieira sampaio filho
Minha lavanda não esta muito bonita , na parte que bate sol esta perfeita, pois ela envergou onde o sol é mais frequente. Mas após ler este ensinamento vou tentar melhora-la. Obrigado

Como plantar lavanda
Fonte: pt.forwallpaper.com
Fonte: lilouestudio.com
Fonte: tatoobild.com
Fonte: eljardin.ws
1 de 5
Como plantar lavanda

Voltar ao topo da página