Partilhar

Como secar lavanda

Como secar lavanda

Você quer usufruir do aroma e das propriedades da lavanda o ano todo? Não sabe como fazer para conservar as suas flores em perfeitas condições? A secagem é a melhor técnica para o conseguir e dispor desta planta medicinal sempre que quiser. Por isso, recomendamos a você que plante lavanda ou alfazema em casa e depois siga os conselhos que oferecemos a você neste artigo de umComo a respeito de como secar lavanda.

Também lhe pode interessar: Como plantar lavanda
Passos a seguir:
1

A lavanda ou alfazema é uma planta aromática muito usada em diferentes âmbitos cotidianos como a beleza ou a saúde, já que além do seu característico e intenso cheiro, conta com infinitos benefícios para o organismo humano. Por exemplo, destaca-se o seu poder calmante e relaxante ou suas propriedades antissépticas que serão muito apropriadas para tratar feridas ou outras condições da pele. Estes são só alguns exemplos disso, recomendamos a você consultar nosso artigo sobre quais são as propriedades da lavanda para que conheça em que mais esta erva medicinal pode ajudar você.

Como secar lavanda - Passo 1
2

Assim, será muito apropriado que conte com pelo menos uma planta de lavanda em casa para assim poder usufruir dela a qualquer momento, e aproveitar ao máximo todos os seus benefícios. Só precisará de algumas estacas de lavanda e um vaso com terra ou um lugar em seu jardim ou horta para poder cultivá-la. No entanto, também poderá semeá-la através de sementes, e é por isso que recomendamos a você que siga os conselhos deste outro artigo de umComo sobre como plantar lavanda.

Quanto aos cuidados que esta planta requer, também não são muitos, já que é um arbusto que se adapta facilmente a todo o tipo de solos e condições. Só deverá se certificar de que conta com um bom sistema de drenagem para evitar encharcamentos de água de irrigação e também poderá podá-la para que cresça mais forte, assim como explicamos a você em como cuidar da lavanda.

Como secar lavanda - Passo 2
3

Deste modo, uma vez que disponha de um arbusto de lavanda -assim como também poderá pegar em algum campo próximo ou numa montanha- sugerimos a você que seque as suas flores para assim usufruir delas durante todo o ano e não só na época de floração.

Na hora de colher e preparar os caules de lavanda para o seu processo de secagem, deverá utilizar tesouras de podar para que a tarefa seja mais simples. Quanto ao comprimento dos caules, sugerimos que tenham entre 10 e 15 cm e deverá retirar depois as folhas, mantendo apenas a flor.

Como secar lavanda - Passo 3
4

O seguinte passo para secar lavanda será atar os raminhos de lavanda com um cordel ou um elástico e pendurá-los de cabeça para baixo em um lugar ventilado, ainda que sem corrente de ar excessiva. Além disso, o ambiente não deverá ser excessivamente úmido, nem deverá incidir o sol de forma direta.

Quanto ao tempo que deverá esperar para que se seque por completo a lavanda, vale referir que variará em função do clima do lugar onde você mora, bem como das condições de umidade e outros aspectos relacionados com a climatologia. No entanto, o processo pode oscilar entre uma e duas semanas para que as flores fiquem completamente secas.

Como secar lavanda - Passo 4
5

Por último, já poderá separar as flores secas de lavanda de seus talos; verá que basta tocá-las e se desprenderão facilmente. Desta forma, já poderá guardar a lavanda seca em potes ou vidros herméticos para conservá-la em ótimas condições e usá-la quando precisar.

Além disso, recomendamos-lhe que também opte por secar outras flores aromáticas e tenha-as sempre à mão, por isso explicamos a você como secar plantas medicinais.

Como secar lavanda - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar lavanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como secar lavanda

O que lhe pareceu o artigo?

Como secar lavanda
1 de 6
Como secar lavanda

Voltar ao topo da página