Partilhar

Como cuidar da lavanda

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar da lavanda

Quer cultivar lavanda em casa e não sabe que cuidados requer? Esta planta aromática é muito fácil de manter e, além de seu intenso e característico odor, oferece intermináveis propriedades benéficas que você poderá aproveitar. É por isso que neste artigo de umComo, queremos explicar detalhadamente como cuidar da lavanda para que cresça bonita em seu lar.

Também lhe pode interessar: Como secar lavanda
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é necessário destacar que a lavanda é um arbusto silvestre, de maneira que se optarmos por plantar lavanda em casa serão muito poucos os cuidados requeridos. Deste modo, você poderá se beneficiar de todas as propriedades da lavanda e usá-la em seus múltiplos usos cosméticos e relacionados com a saúde.

2

Do mesmo modo, para cuidar corretamente de sua planta de lavanda, certifique-se regularmente se você conta com um sistema de drenagem adequado e em perfeitas condições; é por isso que recomendamos substratos secos e arenosos que não retenham água. Esta planta requer pouca irrigação e, portanto, deve-se evitar constantemente o encharcamento, caso contrário, as raízes apodrecerão e o arbusto morrerá. Por conseguinte, será importantíssimo também a localização escolhida para cultivar a lavanda, já que requer sol abundante para crescer corretamente.

Como cuidar da lavanda - Passo 2
3

Como dissemos, na hora de regar a lavanda evite o excesso, já que é uma planta de terrenos secos e suporta muito bem as estações secas. Por conseguinte, será suficiente a irrigação semanal e será sempre preciso certificar-se de que a terra secou desde a última vez que foi regada.

4

Por outro lado, será muito importante que a lavanda disponha de espaço suficiente para crescer, de maneira que, se tiver sido plantada diretamente no solo de seu jardim ou pomar, deverá ter uma extensão de terreno considerável para se espalhar. No caso da lavanda em vaso, você poderá transplantá-la para um vaso de maiores dimensões, se o que tiver for pequeno.

Como cuidar da lavanda - Passo 4
5

Entre os cuidados da lavanda, destaca-se também a poda do arbusto para conseguir que cresça mais forte. Por conseguinte, será necessário podar a lavanda após a época de floração que, ainda que possa variar, costuma ser produzida entre a primavera e o verão. Deste modo, conseguiremos retirar todos aqueles ramos secos ou deteriorados para que as flores seguintes cresçam bem mais saudáveis.

6

Destaca-se também que a colheita de flores de lavanda é recomendada a partir da segunda floração do arbusto ou mata. Assim, na hora de secar as plantas de lavanda, será importante que sejam cortadas durante dias secos e postas de cabeça para baixo em um lugar escuro; depois, poderá guardar a lavanda em potes para utilizá-la quando precisar.

Como cuidar da lavanda - Passo 6
7

Desta forma, poderá aproveitar a lavanda cultivada em casa para preparar uma infinidade de remédios caseiros e produtos cosméticos que a ajudarão a se manter radiante:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da lavanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar da lavanda

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
sebastião milagres
Grato pela partilha. Gratidão!
filomena fatima maçao
estou em casa e comecei a cultivar flores e plantas de modo que gosto muito deste site obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Filomena! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
solange torres
vento muito frio, fara mal a planta lavanda?
A sua avaliação:
sonia pires
Achei o artigo muito útil. simples e esclarecedor
Editor umComo.com.br
Oi Sonia! Valeu pelo comentário. Continue acompanhando nossas dicas :)

Como cuidar da lavanda
1 de 4
Como cuidar da lavanda

Voltar ao topo da página