Como cuidar do louro
Aproveitado desde a época clássica, o louro é um arbusto ou árvore própria da zona mediterrânea que se dá muito bem em todo o tipo de terreno. Esta resistente planta usa-se como tempero na cozinha, mas também como remédio natural para múltiplas condições graças às suas múltiplas propriedades benéficas. É por isso que pode ser muito útil cultivá-lo em casa para dispor dele a todo o momento; por isso em umComo vamos ajudá-lo explicando detalhadamente como cuidar do louro.
Passos a seguir:
Antes de conhecer os cuidados que o seu louro precisa, será indispensável conhecer os requisitos que esta planta precisa para crescer corretamente, já que deverá localizá-la em uma zona de semi sombra onde receba luz solar, mas sem ficar totalmente ao sol, já que poderia queimar as suas folhas. Do mesmo modo, será fundamental que garanta a temperatura apropriada para o louro, o que implicará em resguardá-lo no inverno para evitar que as geadas o danifiquem.
Além disso, na hora de plantar louro, deverá se certificar que tem um solo que drena corretamente e que não retenha a água para garantir assim que não ficará encharcado. É por isso que se recomendam substratos ou, se ainda estiver plantado em um vaso, pôr pedras no fundo do vaso para que ajudem a drenar.
Como mostramos, a irrigação do louro deverá ser escassa, já que se trata de uma espécie habituada à seca e que não requer grandes quantidades de água. Portanto, regá-la semanalmente será suficiente, ainda que os plantados em vaso possam precisar de mais água que aqueles pés que estejam diretamente na terra.
Quanto à poda, poderá servir para dar forma -cônica, piramidal, etc.- ao nosso louro, bem como para retirar aqueles ramos que estejam deteriorados ou danificados se foram afetados por uma praga. É por isso que não existe uma época específica para podar o louro, mas se tratará de evitar que seus ramos cresçam desordenadamente.
O arbusto ou árvore de louro só precisará de adicionar fertilizantes uma ou duas vezes ao ano, usando algum fertilizante do tipo orgânico. Além disso, é possível que os pés de louro sejam atacados por pragas como o pulgão ou cochonilhas, por isso será útil consultar a informação de nossos artigos:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do louro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.