Partilhar

Como cuidar de buxinho

Como cuidar de buxinho

O buxinho, que possui esse nome em razão do seu nome científico Buxus sempervirens, é um arbusto que cresce muito lentamente e possui grande densidade na sua formação, o que o torna bastante fácil de se moldar, assim como em bonsais. Além disso, essa é uma planta rústica que possui um tronco muito duro em sua formação, que pode ser usado na criação de instrumentos musicais, ou seja, é uma planta que pode ser utilizada para diversos fins. Outra versatilidade encontrada no bruxinho se encontra em questões ornamentais, já que pode ser utilizado de diversas formas, podendo ser cultivada dentro de casa, o que é comum das pessoas que fazem bonsais, ou fora, no seu jardim, visando a composição de cercas vivas.

Se você se interessa por jardinagem e quer saber como cuidar de seu buxinho, veja aqui no umCOMO todas as dicas essenciais para manter sua planta de maneira simples e prática.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de manacá-de-cheiro

Como cuidar de buxinho

O buxinho é uma planta originária de regiões da China e do mediterrâneo e que pode atingir entre 2 e 5 metros de altura[2]. Por ser uma planta ornamental cujo local de origem tem biomas bastante diferentes dos encontrados no Brasil, esse tipo de planta exige alguns cuidados especiais para poder crescer, o que não costuma ser uma preocupação quando lidamos com plantas nativas por estarem naturalmente em seu estado ideal.

Luz

O buxinho precisa de bastante luz solar por ser um arbusto denso e com folhas de pigmentação mais escuras que se desenvolvem melhor onde há contato direto com a luz do sol[2]. Quando em ambiente com luz suficiente, as folhas se desenvolvem mais, deixando a planta com uma aparência mais maciça.

Caso seja cultivado onde não há muita incidência de luz o arbusto desenvolve menor quantidade de folhas, deixando o seu tronco mais a mostra com uma aparência "nua". Visto que o buxinho no jardim é usualmente utilizado como planta ornamental, a falta de luz poderá atrapalhar a decoração da área externa e dificilmente você conseguirá moldá-la da forma que deseja.

Adubo e solo

Com muitas folhas vem muita necessidade de nutrientes. Para que o buxinho tenha folhas bonitas e saudáveis é preciso uma grande quantidade de nitrogênio e fertilizantes no solo. Quando for planta-lo em um vaso, além de colocar areia no fundo e cascalhos ou pedras na superfície para dar mais vazão à água, certifique-se de adicionar uma boa quantidade de fertilizantes orgânicos e fazer este mesmo processo anualmente para que não faltem nutrientes para as suas folhas.

Água

A rega do buxinho não precisa ser constante, você pode colocar grandes quantidades em dias muito quentes ou apenas regar quando a terra estiver seca, mas não exagere na quantidade para não deixar a terra muito encharcada. Não são necessários cuidados especiais no frio, a planta se adapta bem, apenas não se esqueça da sua rega.

Como cuidar de buxinho - Como cuidar de buxinho

Como fazer muda de buxinho

Se você quer saber como multiplicar buxinho, não se preocupe pois fazer mudas da planta é algo bastante simples e que e não custará muito tempo. Você precisará apenas cortar um dos galhos da planta na diagonal e fincá-los na terra, tomando cuidado com a adubação e também com a hidratação do solo.

Apesar de ser bastante rápido fazer mudas de buxinho, é válido lembrar que essa é uma planta que demora bastante para crescer, sendo assim, poderá levar meses até que você perceba com clareza que a muda deu certo.

Como podar buxinho

Se você for fazer uma cerca viva, um jardim com buxinho e flores ou plantar o buxinho em vaso, é necessário fazer uma poda focada em seu objetivo para que a planta fique com o formato ideal, o que é bastante simples em razão do volume e densidade que o buxinho tem.

Dependendo da forma que você deseja deixar o seu buxinho, a poda deve ser feita com uma certa frequência. A pesar do seu lento metabolismo e demora que leva para ele mudar de forma, podar uma vez por mês pode ser suficiente para deixar da forma desejada, entretanto, não se esqueça que, em razão do lento crescimento do buxinho, você terá que tomar bastante cuidado na hora de podá-lo para evitar erros, já que demorará um bom tempo para que a planta cresça e recupere a folhagem perdida.

Em caso de formatos menos elaborados como o da cerca viva, podas semestrais serão ideais.

Como evitar pragas na planta buxinho

As plantas do tipo buxus podem ser infectadas por pragas como fungos e insetos[3], o que significa que devemos tomar alguns cuidados para manter nossas plantas sempre saudáveis.

Quanto aos fungos,o primeiro cuidado a ser tomado é o de evitar deixar sua planta em locais úmidos nos quais não bata luz do sol, afinal, os fungos de propagam em locais com bastante umidade, já que precisam de água para sobreviver. Caso sua planta esteja infectada com fungos, você poderá reparar sinais como manchas claras e caimento de folhas nos locais onde as manchas poderão ser observadas, então, você deverá utilizar uma mistura de água, sabão e bicarbonato de sódio para acabar com a praga. Para mais dicas, veja como fazer um fungicida caseiro, não se esquecendo de sempre observar a folhas para detectar pragas o quanto antes e diminuir os danos.

No caso de insetos, um bom truque é utilizar o eucalipto, o que também é feito em épocas de calor nas quais pernilongos costumam aparecer no período noturno.

Como cuidar de buxinho - Como evitar pragas na planta buxinho
Imagem: jardimdasideias.com.br

Planta buxinho com galhos secos, o que fazer?

Seja causado por falta de luz ou de água ou então por fungos, por vezes a planta buxinho secando é uma realidade que pode causar pânico já que por vezes parece que a planta não tem salvação.

O primeiro passo para resolver planta buxinho secando é remover todas as folhas e galhos que estiverem bastante prejudicados, evitando assim que o problema se alastre, além disso, você precisará procurar por fungos que possam estar causando o dano à planta e utilizar antifúngicos para plantas que sejam capazes de eliminar o problema.

Quando toda a parte danificada for removida, você precisará ficar de olho para conferir se o fungo causador do ressecamento da planta não deixou resquícios, observando se as folhas continuarão saudáveis. Caso o fungo continue se alastrando, o processo de remoção será o mesmo até que a planta não apresente mais sintomas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de buxinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário e também os seus truques e dicas sobre plantas.
Referências
  1. VIEIRA, L. M.; KRUCHELSKI, S.; GOMES, E. N.; ZUFFELLATO-RIBAS, K. C. Indolebutyric acid on boxwood propagation by stem cuttings. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Vol. 24, nº. 4, pp. 347-352, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/oh/v24n4/2447-536X-oh-24-04-0347.pdf. Acesso em: 15/04/2020.
  2. Buxus sempervirens. In: Especificações das espécies. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Camaquã, 2011. Disponível em: http://portal2.ifsul.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=430&Itemid=4. Acesso em: 15/04/2020.
  3. THURN, M.; LAMB, E.; ESHENAUR, B. Disease and Insect Resistant Ornamental Plants. New York State Integrated Pest Management Program, 2018. Disponível em: https://ecommons.cornell.edu/bitstream/handle/1813/56366/buxus-res-orn-NYSIPM.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15/04/2020.

Escrever comentário sobre Como cuidar de buxinho

O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
Cindy Ketly Schmitt
Comprei um bonsai buxus pra deixar na minha loja e ele esta secando, como faço pra deixar ele bonito e verdinho.
paulo sergio
gostaria de saber de como cuidadar dos buxinho devidamente tipo qtas vezes por semana devo molhar qual tipo de adubo devo usar e como efeito a adubaçao do buxinho no vaso
jose carlos machado vilela
comprei um vaso com buxinho,e o mesmo esta morrendo, esta em um local com boa claridade mas pega pouco sol.o que devo fazer.e tem mais 2 que esta começando a secar.molho uma vez por semana.
Ricardo
Olá!! Acredito que vc deveria tentar colocá-lo em um local que pegue sol pelo menos em 1 período do dia. O buchinho não fica bem sem sol. E vc deve regar ao menos dia sim, dia não, porém o ideal é verificar o solo com o dedo mesmo, para saber se a terra está seca ou não, se estiver molhe, se estiver úmida, deixe pro próximo dia!! Espero ter ajudado!! Abraço!!
jose carlos machado vilela
OK,VOU COLOCAR NO LADO DE FORA DA CASA.
Marilucia
Adorei conhecê-los. As informações foram claras e porecisas. Exatamente o que estava procurando. Aproveitei e me informei sobre outras plantas. E ainda tive informações valiosas sobre plantas que já cultivo em casa. Muito obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Marilucia! Que bom que você curtiu as dicas. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
siomara
muito boa tarde por favor me ajude onde posso encontrar já pronto esta planta buxus verdes podada em forma de aspiral tamanho acima de 1 metros pleasee me ajudem a encontrar quero comprar. abraços siomara
Maria Tavares Dantas
Gosto muito de plantas:orquídeas,antúrios etc
erivalda lima santos
obrigada por orientaçoes.eu mudei o buxinho tem um ano q mudei. gostaria de ter seu watsap para enviar fotos adoro cuidar de buxinho ele so fica no sol sao tres vasos com buxinho..pode molhar todos os dias me diga por favor eele pode morrer se moçlhar todos os dias me de a dica por favor muito obrigada
Nize
Oi amigos, bom dia. Quero agradecer pela maravilhosas dicas. foi perfeitas. Meu muito obrigada!!! VALEU MUITO BOM. Parabéns a vcs. Forte abraço SUCESSO
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Nize! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue nos acompanhando, valeu pleo comentário :)
elizane
oi,meus buxinhos estao amarelados e uns bm verdinhos,o pq da diferenca,e foi plantado no mesmo dia
A sua avaliação:
sandra passos
minha planta ta morrendo,o que posso fazer para melhorar ,eu tenho buxinho,e to muito triste, viagei e minha irmã molhou muito.

Como cuidar de buxinho
Imagem: jardimdasideias.com.br
1 de 3
Como cuidar de buxinho

Voltar ao topo da página