Cuidar de um Bonsai

Como cuidar de um Bonsai

Como cuidar de um Bonsai

Cuidar e manter um Bonsai não é uma tarefa tão simples como possa parecer, de fato trata-se de uma arte milenar com quase 2000 anos de antiguidade que teve origem no seio dos monges taoistas da China. Era considerado um hobbie para a classe privilegiada, uma vez que esta árvore representava uma ponte entre a terra e o céu, e o seu bom estado garantia a vida eterna. Embora hoje em dia o seu significado original se tenha perdido, são muitas as pessoas que desejam tê-lo em casa, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para que saiba como cuidar de um Bonsai.

Também lhe pode interessar: Como transplantar um bonsai

Passos a seguir:

1

Deve saber que o bonsai é uma das plantas mais delicadas que pode encontrar, pois são muito sensíveis perante as mudanças de luz, rega frequente, o ar, entre outros fatores, por isso se o quer manter bonito deverá dedicar-lhe tempo.

2

A rega deve ser feita quando a terra começa a secar, sem esperar que seque completamente, caso contrário a planta pode sofrer alguns danos. Ao regar não pode deixar a terra encharcada, deve ficar úmida.

3

Deve estar muito ciente do estado da terra do bonsai para lhe dar água, em épocas de frio pode ser que não precise de rega por um par de dias, no entanto em climas quentes e se está exposto ao sol pode precisar de água duas ou três vezes ao dia, por isso a atenção e o cuidado são vitais.

4

O adubo é necessário para que o bonsai cresça de forma saudável, recomenda-se adubar em pequenas quantidades durante a primavera e fazê-lo de uma forma mais intensa no outono. Durante o verão e inverno não é necessário realizar este processo.

5

Para esta tarefa utilize adubo orgânico especial para bonsais, informe-se a respeito com um especialista.

6

Devido ao fato de a terra se cansar e começar a precisar de mais cuidados de rega, a cada dois ou três anos é conveniente transplantar o bonsai para um novo vaso, podando as folhas e raízes durante o processo. Isto é necessário para renovar o solo da planta, mas é um processo delicado que se realizará em diferentes momentos dependendo da espécie, por isso é melhor que se informe a esse respeito dependendo do bonsai que tenha em casa.

7

Esta planta também tem que ser podada, cortando as suas folhas e ramos e inclusivamente as suas raízes durante a transplantação. Este processo é muito importante porque ajudará a fortalecer o seu bonsai.

8

O bonsai não é uma simples planta de jardim, requer muitos cuidados e atenções, por isso é conveniente não só conhecer a arte da sua manutenção, mas também ter tempo para o fazer, pois embora seja uma atividade muito relaxante não se trata de uma tarefa simples.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Bonsai, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Mansur
Muito útil as informações aqui passadas.
A sua avaliação:
Rosangela
Era do meu filho o bonsai, mas como teve que mudar de país deixou comigo já teve ter uns 4 anos e só sei que mudaram uma vez de jarro agora lendo estou com muitas cuidas como cuida lo mesmo sem experiência ele ela com folhas novas e tenho o cuidado de ver sempre sobre a água mas nunca coloquei nenhuma abubo e as raízes dele estão enormes e muito fora da terra o que devo fazer obrigada desde já pela atenção...
Como cuidar de um Bonsai