Cuidar de um Bonsai

Como podar um bonsai

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como podar um bonsai

O bonsai é uma das plantas mais bonitas para ter em casa, seja no interior ou no jardim. O problema é que não tem só que regá-los: é muito importante saber como podar um bonsai, pois sua saúde e bem-estar depende de como faça isso. É verdade que se adquirimos um bonsai cuidado e bem podado, só temos que mantê-lo, mas mesmo assim, é bom saber como deve podar um bonsai desde o princípio, por isso em umComo explicamos a você.

Vai precisar de:

  • Tesoura
  • Cortador para galhos grossos
  • Creme cicatrizante
Também lhe pode interessar: Como transplantar um bonsai

Passos a seguir:

1

Na hora de podar um bonsai, devemos começar cortando o tronco do bonsai na altura desejada; mais para a frente aparecerão nas laterais alguns brotos esverdeados, que são os galhos do bonsai. A partir deles, forma-se a coroa do bonsai.

2

Quando perceber que os galhos do bonsai já estão nascendo, devemos podar conservando duas gemas, assim como vemos na imagem.

Como podar um bonsai - Passo 2
Imagem: bonsaimania.com
3

A partir deste momento, teremos que podar com regularidade as ramificações do bonsai, mas sempre mantendo as duas gemas. Se tiver dúvidas na hora de cortar as ramificações, é bom escolher as internas para que assim o centro fique arejado e possa manter a estrutura do bonsai.

4

Depois de ter realizado os primeiros passos para podar o bonsai, devemos manter o que se chama de "poda de manutenção" para que o bonsai conserve a estrutura que queremos dar a ele e se mantenha saudável. Esta poda será realizada durante o período de crescimento dos galhos jovens, entre Maio e Agosto. O ideal é fazê-lo com uma tesoura e cortar duas gemas nas ramificações mais frondosas.

5

Quando tiver cortado os galhos sobrantes do bonsai, é bom usar creme de cicatrização no galho onde foi feito o corte, para evitar infecções na árvore.

6

Já vimos os passos básicos e indispensáveis para saber como podar um bonsai e mantê-lo saudável e forte. Ainda assim, a poda do bonsai é uma arte e cada tipo de planta tem suas peculiaridades, por isso, é bom conseguir um livro ou manual especifico do nosso bonsai específico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como podar um bonsai, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: bonsaimania.com
1 de 2
Como podar um bonsai