Partilhar

Como transplantar um bonsai

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como transplantar um bonsai
Imagem: miraqueflor.com.ar

Saber transplantar corretamente um bonsai é fundamental para que tenhamos uma árvore saudável e dure o maior tempo possível. Neste artigo de umComo vamos aprender como transplantar um bonsai de uma maneira fácil e eficiente. Antes de tudo, o primeiro que temos que saber são as datas ideais para fazer o transplante do bonsai. Há duas épocas para isso: outono e primavera. Continue lendo este artigo e encontrará toda a informação necessária.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Bonsai
Passos a seguir:
1

No outono, recomenda-se que só realizem o transplante do bonsai as pessoas experientes no tema, já que é necessário detectar quando a árvore parou seu crescimento radicular. Se decidirmos realizar nesta época e temos dúvidas, o melhor é fazê-lo com o outono já bem avançado.

2

Como dissemos anteriormente, se nunca fizemos um transplante, o melhor é fazer durante a primavera. Este período de tempo vai do meio de inverno até ao final do mesmo, mesmo antes de começarem a inchar-se de novo os brotos.

3

É importante saber como e quando transplantar um bonsai, já que esta técnica nos permitirá mantê-lo com vida. Quando notarmos que o crescimento da planta diminui, é um claro indicador para determinar que nosso bonsai precisa ser transplantado, já que provavelmente as raízes não têm espaço para continuar crescendo.

4

Outro indicador que nos dará uma pista para saber se o bonsai precisa de um transplante é seu substrato. Se começar a ficar amassado, quer dizer que está asfixiando as raízes. Alguns, como a pedra pomes, se degradam mais facilmente, por isso o transplante deverá ser mais regular.

5

Saber como transplantar um bonsai é relativamente simples, basta seguir uns simples passos. Começaremos desenredando as raízes e tirando a terra antiga. A seguir, encurtaremos as raízes do bonsai, para depois fixar com uns fios em seu novo vaso.

6

Durante o mês seguinte deveremos realizar cuidados exaustivos para nos certificar que não sofre nenhum dano: mantê-lo na sombra e regá-lo para que o substrato não fique seco em nenhum momento e, claro, não movê-lo do lugar até seu transplante seguinte.

7

Se vocês acabaram de adquirir um bonsai e querem ler mais artigos sobre esta planta, não percam os nossos artigos de como podar um bonsai e como cuidar de um bonsai.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como transplantar um bonsai, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como transplantar um bonsai

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Eva G.s.Machado
Eu tenho um pé de Lichia em um vaso de pedra gostaria de saber se a uma possibilidade de eu consegui faze dele um bonsai ele caiu as folhas nao esta crescendo mais agora começou ada uns brotinhos em varias partes do tronco dele que esta fino ainda como uma caneta, estou na duvida se deixo ele termina de brota ou ja tento tira ele de la logo,gostaria de saber também se quando for mudar se posso corta as raízes dele também como eles mandão faze com os bonsai por favor me de uma ajuda pois moro de aluguel nao poso coloca ele no chão desde ja obrigada.

Como transplantar um bonsai
Imagem: miraqueflor.com.ar
Como transplantar um bonsai

Voltar ao topo da página