Partilhar

Como cuidar de bonsai Tuia

Como cuidar de bonsai Tuia

O bonsai Tuia é um dos mais famosos e comuns bonsai nas casas de quem os possui, esse fato acontece devido à sua facilidade de plantio e cultivo e por isso é bem comum encontrarmos bonsais de Tuia em lojas para jardim e plantas ou até mesmo em supermercados. Por conta da facilidade de cultivo e venda existem muitas pessoas que ironicamente encontram dificuldade de mantê-lo vivo, mas isso se deve ao fato de que já podem ter comprado este bonsai mal cuidado, pelos supermercados que o plantam precariamente para que possa ser vendido mais rápido e gere mais lucro, ou porque as pessoas compram os bonsais e acabam deixando-os em locais fechados e escuros, como as salas de computador de forma decorativa e se esquecem que bonsais também são plantas.

Neste artigo do umCOMO iremos te explica como cuidar de um bonsai Tuia, para que você consiga manter uma planta saudável que te dará orgulho de apresentar de forma ornamental.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Bonsai

Bonsai tuia: significado

A palavra "bonsai" vem da junção de bon (vaso raso) e sai (planta), ou seja, é uma planta cuidadada em vaso. Apesar de muitos pensaram que os bonsais são plantas, a verdade é que o termo faz referência à técnica de apequenar plantas ornamentais de forma que atingirão apenas algumas dezenas de centímetros de altura.

A técnica do bonsai veio ao Brasil com a imigração japonesa em 1908 e envolve diversas práticas, tendo como principal a poda, que farão com que as plantas cresçam pouco e adquiram a aparência de uma miniatura de árvore[1], o que não deixa de ser o que efetivamente são. Quando falamos sobre o que é uma bonsai tuia, considerando o que acabamos de ver, podemos concluir que a planta nada mais é do que uma miniatura intencionalmente feita da árvore de nome científico Thuja occidentalis L.[2], planta usualmente utilizada com fins ornamentais. Por não serem um tipo de planta específico, são diversos os tipos de bonsai.

Muitas pessoas gostam de cultivar o hábito de plantar e cuidar de bonsais, não apenas por serem bonitos e decorativos quando se encontram dentro de casa mas também por que cultivar bonsai é uma arte, ou pode ser visto como tal por muitas pessoas. Olhando por esse lado, também podemos dizer que o significado dos bonsais esteja conectado com a paciência e a dedicação.

Como cuidar do Bonsai Tuia

Luz

O bonsai Tuia necessita de alta incidência de luz, como quase todos os bonsais que, apesar de pequenos, são de uma espécie de árvore. A luz deve ser preferencialmente de 6 horas diárias na forma direta e meia sombra durante o resto do dia[3].

Para saber se o seu bonsai Tuia está tomando muito ou pouco sol existe um pequeno truque: se as suas folhas estão meio amareladas ou apresentam perda de pigmento, é porque ele está tomando muito sol e você precisa diminuir essa quantidade ou tempo de incidência, isso você pode resolver colocando uma rede com pequenos furos acima da planta, desta forma você cria um ambiente de meia sombra. E caso o seu bonsai tenha folhas muito escuras, é porque ele precisa de mais sol. Desta forma é possível saber qual o local ideal para o seu bonsai.

Caso você for deixar seu bonsai tuia próximo de outras plantas, certifique-se de que não se trata de espécies mais altas do que o seu bonsai, afinal, plantas do tipo serão capazes de cobrir a luz direta do sol e poderão prejudicar a saúde de seu bonsai.

Como cuidar de bonsai Tuia - Como cuidar do Bonsai Tuia

Umidade

Quando a umidade do ar está muito baixa, vale a pena fazer uma vaporização para a saúde do seu bonsai, para isto você pode pegar um daqueles recipientes borrifadores que são facilmente encontrados em lojas de jardinagem ou limpeza e borrifar água sobre a planta até que possa se ver as gotículas da água sobre as folhas. Você não deve realizar a vaporização caso você tenha identificado algum tipo de doença na planta, neste caso você também deve tomar alguma providência sobre.

Para a rega do bonsai você vai precisar saber, como e com que frequência. Normalmente, vasos com até 30cm de comprimento devem ser regados todos os dias, mas isso quando a umidade relativa do ar está baixa e a temperatura acima dos 20º. Em dias de muito calor, temperatura acima dos 30º, você pode regar duas vezes ao dia. Lembrando que isso é apenas uma receita, a regra geral e absoluta é, nunca regue se a terra ainda está úmida, afinal, as árvores no geral não gostam de umidade excessiva no solo e, além de, não gostarem e não se desenvolverem bem neste tipo de solo, ainda é mais provável o surgimento de fungos ou doenças nesses ambientes, então, evite a umidade.

Para ser certeza de que a planta não estará recebendo mais ou menos água do que é necessário, se desprenda de rotinas e passe a conferir diariamente a umidade do solo no qual a planta se encontra, também prestando atenção em fatores climáticos como a frequência de chuva. Uma dica infalível para saber se a terra de seu bonsai tuia está secando é colocar um dedo dentro do vaso e sentir se há a necessidade de adicionar água.

Para evitar bonsai tuia azul secando, renha em mente que as tuias não se adaptam muito a ambientes muito úmidos ou secos[2], então, o caminho é buscar equilíbrio.

Vaso

Se a planta veio em um vaso de plástico e apresenta sinais depressivos, folhas murchando, secando, pode ser que esteja na hora de efetuar a troca de vaso. Para evitar ter um bonsai tuia holandesa murchando, é sempre positivo utilizar um vaso de material poroso como a argila para permitir o escoamento de água e fazer o controle da umidade pela adição em vez de correr o risco de excessos. Lembre-se de que devemos optar por terrenos medianamente úmidos[2], sendo assim, a porosidade do vaso será essencial.

Além de preferir pela cerâmica, saiba que, para o bonsai Tuia, não existe necessidade de um vaso com grande profundidade, então, você pode optar por um vaso raso. A troca de vasos não é um processo que precisa ser efetuado muitas vezes durante a vida desta planta, portanto, vale a pena tomar os devidos cuidados durante o transplante, ao manusear o substrato tome cuidado para não ferir as raízes da planta.

Caso você for trocar sua planta de vaso, saiba que, durante esse processo, você vai precisar fazer uma nova adubação para garantir que os nutrientes não foram perdidos no meio do caminho.

Terra e adubo

Assim como nós, as plantas também se alimenta. Ainda que não seja da mesma forma, nem na mesma frequência e e muito menos das mesmas substâncias, temos que ter sempre em mente que o adubo é essencial, ainda mais para uma árvore como a Tuia.

Para a saúde da sua planta é recomendado o uso de produtos com o máximo de qualidade, de procedência confiável e com claras instruções de uso. Para os iniciantes, torta de mamona e pó de osso são suficientes para uma boa saúde do seu bonsai. Use sempre a dosagem recomendada, em bonsais, o excesso mata mais do que a falta, se você possui um vaso pequeno então recomendo metade da dose.

Dicas para manter o Bonsai Tuia sempre bonito

Quando tratamento de bonsais, mais do que outros tipos de plantas, é muito comum que tenhamos dúvidas pois estamos lidando com plantas que necessitam de tratamento especial para se manterem saudável e não crescerem. Se você adquiriu o seu bonsai já crescido, muitas são as questões possíveis acerca do tratamento em relação ao às medidas necessárias para melhorar ou manter a qualidade de vida da planta. Veja abaixo algumas dicas que te ajudarão a cuidar de bonsai tuia:

  • Como é comum o mal cuidado de supermercados e algumas lojas de jardim com essas plantas, se você perceber que a terra está seca, dura e em forma de torrão vale pensar duas vezes antes de adquirir a planta, pois neste tipo você vai encontrar mais dificuldade nos cuidados;
  • Seja caso de bonsai tuia ouro, tuia azul ou qualquer outro tipo de bonsai, você deve ter em mente que bonsai não é um tipo de planta mas sim uma técnica, ou seja, os cuidados que envolvem luz, adubação e água devem ser feitos baseados nas preferência espécie da qual você está tratando;
  • Ainda que você já tenha comprado um bonsai pronto, é válido dizer que, para que a planta mantenha seu pequeno tamanho, será necessário seguir com as práticas que as limitam. O segredo de manter bonsais é podar seus galhos e, por vezes, também suas raízes. Caso sua técnica estiver dando certo, logo você perceberá pois a tuia, em seu estado natural, pode ultrapassar os 15 metros de altura.

Para fazer mudas de Bonsai Tuia, sugerimos o artigo sobre tipos de enxerto em um Bonsai.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de bonsai Tuia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. CHADDAD JÚNIOR, J. Bonsai: miniaturização de plantas. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Divisão de Biblioteca e Documentação, 1999. Disponível em: http://www.esalq.usp.br/biblioteca/file/234/download?token=a0PUKnlK. Acesso em: 01/06/2020.
  2. SILVA, P. D. C. Desenvolvimento e validação do método analítico dos produtos intermediários e estudo de estabilidade preliminar de gel de Thuja occidentalis Linn. (Cupressaceae) para terapia antiviral. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/24539/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Patricia%20Duarte%20Costa%20Silva.pdf. Acesso em: 01/06/2020.
  3. Thuya occidental (Thuja occidentalis). South Nation Conservation de la Nation Sud. Disponível em: https://www.nation.on.ca/sites/default/files/Thuya%20occidental.pdf. Acesso em: 01/06/2020.

Escrever comentário sobre Como cuidar de bonsai Tuia

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
FRED
Obrigado por compartilhar o conhecimento, super útil! Parabéns

Como cuidar de bonsai Tuia
1 de 2
Como cuidar de bonsai Tuia

Voltar ao topo da página