Partilhar

Como cuidar de bonsai Tuia

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar de bonsai Tuia
Imagem: flores.culturamix.com

Muitas pessoas gostam de cultivar o hábito de plantar e cuidar de bonsais, não apenas por serem bonitos e decorativos quando se encontram dentro de casa mas também por que cultivar bonsai é uma arte, ou pode ser visto como tal por muitas pessoas.

O bonsai Tuia é um dos mais famosos e comuns bonsai nas casas de quem os possui, esse fato acontece devido à sua facilidade de plantio e cultivo e por isso é bem comum encontrarmos bonsais de Tuia em lojas para jardim e plantas ou até mesmo em supermercados. Por conta da facilidade de cultivo e venda existem muitas pessoas que ironicamente encontram dificuldade de mantê-lo vivo, mas isso se deve ao fato de que já podem ter comprado este bonsai mal cuidado, pelos supermercados que o plantam precariamente para que possa ser vendido mais rápido e gere mais lucro, ou porque as pessoas compram os bonsais e acabam deixando-os em locais fechados e escuros, como as salas de computador de forma decorativa e se esquecem que bonsais também são plantas. Neste artigo, umComo te explica como cuidar de um bonsai Tuia, para que ele fique saudável e você tenha orgulho de apresentá-lo de forma ornamental.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Bonsai
Passos a seguir:
1

O bonsai Tuia necessita de alta incidência de luz, como quase todos os bonsais que podem ser pequenos mas se comportam como árvores. A luz pode ser direta ou meia sombra, para saber se o seu bonsai Tuia está tomando muito ou pouco sol existe um pequeno truque: Se as suas folhas estão meio amareladas ou apresentam perda de pigmento, é porque ele está tomando muito sol e você precisa diminuir essa quantidade ou tempo de incidência, isso você pode resolver colocando uma rede com pequenos furos acima da planta, desta forma você cria um ambiente de meia sombra. E caso o seu bonsai tenha folhas muito escuras, é porque ele precisa de mais sol. Desta forma é possível saber qual o local ideal para o seu bonsai.

2

Se você adquiriu o seu bonsai já crescido, e ele veio em um vaso de plástico e apresente sinais depressivos, folhas murchando, secando, pode ser um sinal que está na hora de efetuar a troca de vaso.

  • Uma dica antes de comprar o seu bonsai, é colocar o dedo dentro da terra e notar qual a situação da mesma. Como é comum o mal cuidado de supermercados e algumas lojas de jardim com essas plantas se você perceber que a terra está seca, dura e em forma de torrão vale pensar duas vezes antes de adquirir a planta, pois neste tipo você vai encontrar mais dificuldade nos cuidados.

Para efetuar a troca de vaso opte por um vaso de cerâmica. Para o bonsai Tuia não existe necessidade de um vaso com grande profundidade então você pode optar por um vaso raso. A troca de vasos não é um processo que precisa ser efetuado muitas vezes durante a vida desta planta, portanto, vale a pena tomar os devidos cuidados durante o transplante, ao manusear o substrato tome cuidado para não ferir as raízes da planta.

Durante esse processo, você vai precisar fazer uma nova adubação.

Como cuidar de bonsai Tuia - Passo 2
Imagem: bonsaikai.com.br
3

Assim como nós a planta também se alimenta, não da mesma forma, não da mesma frequência e não das mesmas porcarias. Para isso o adubo é essencial, ainda mais para uma árvore como a Tuia. Para a saúde da sua planta é recomendado o uso de produtos com o máximo de qualidade, de procedência confiável e com claras instruções de uso. Para os iniciantes, torta de mamona e pó de osso são suficientes para uma boa saúde do seu bonsai. Use sempre a dosagem recomendada, em bonsais, o excesso mata mais do que a falta, se você possui um vaso pequeno então recomendo metade da dose.

4

Para a rega do bonsai você vai precisar saber, como e com que frequência. Normalmente, vasos com até 30cm de comprimento devem ser regados todos os dias, mas isso quando a umidade relativa do ar está baixa e a temperatura acima dos 20º. Em dias de muito calor, temperatura acima dos 30º, você pode regar duas vezes ao dia. Lembrando que isso é apenas uma receita, a regra geral e absoluta é, nunca regue se a terra ainda está úmida, as árvores no geral não gostam de umidade excessiva no solo, além delas não gostarem e não se desenvolverem bem neste tipo de solo ainda é mais provável o surgimento de fungos ou doenças nesses ambientes, então, evite a umidade.

5

Quanto a umidade do ar está muito baixa, vale a pena fazer uma vaporização para a saúde do seu bonsai, para isto você pode pegar um daqueles recipientes borrifadores que são facilmente encontrados em lojas de jardinagem ou limpeza e borrifar água sobre a planta até que possa se ver as gotículas da água sobre as folhas. Você não deve realizar a vaporização caso você tenha identificado algum tipo de doença na planta, neste caso você também deve tomar alguma providência sobre.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de bonsai Tuia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de bonsai Tuia

Como cuidar de bonsai Tuia
Imagem: flores.culturamix.com
Imagem: bonsaikai.com.br
1 de 2
Como cuidar de bonsai Tuia

Voltar ao topo da página