Partilhar

Como fazer um fungicida caseiro

Por Sara Viega. Atualizado: 31 maio 2017
Como fazer um fungicida caseiro

Uma das suas lindas plantas aparece coberta de repente por um estranho pó branco? Este é um sinal de uma invasão de fungos, pequenos microrganismos que muitas vezes são patogênicos e que podem causar diversos transtornos, não só nas plantas, mas também nos seres humanos e animais de estimação, apesar de que, obviamente, cada fungo costuma invadir uma ou várias espécies específicas. Os fungos podem implicar uma verdadeira ameaça para a saúde das plantas, no entanto, também podem ser prevenidos e eliminados de forma eficaz assim que a infestação ocorrer. Além disso, é possível fazer isso usando elementos naturais e não contaminantes para o meio ambiente. Quer saber como? Então não deixe de ler este artigo do umCOMO em que lhe vamos explicar como fazer um fungicida caseiro.

Também lhe pode interessar: Como fazer um herbicida caseiro

Fungicida caseiro com leite e bicarbonato

Os tipos de fungo que podem afetar uma planta são diferentes, no entanto, praticamente todos eles pertencem à família Erysiphales e podem ser observados a olho nu, como se fossem uma espécie de pó branco ou cinza (o tom depende da espécie do fungo). Antes de podermos observar este fungo a olho nu, o pó já começa a se formar sob as folhas e na terra, portanto, as inspeções periódicas são necessárias para detectar este problema o quanto antes.

Um fungicida é uma substância capaz de destruir os fungos patogênicos e são vários os elementos completamente naturais que possuem esta propriedade e que podem ser utilizados para tratar os fungos nas plantas.

O fungicida caseiro com leite e bicarbonato não é útil apenas para acabar com a infestação fúngica, mas também é adequado para oferecer nutrientes às plantas. Para o preparar você só precisa dos seguintes ingredientes:

  • 8 partes de água da chuva (pode ser água da torneira, mas neste caso deve deixar repousar por 2 dias)
  • 2 partes de leite desnatado
  • 20 gramas de bicarbonato de sódio para cada litro de mistura

Misture a água com o leite e depois adicione a quantidade de bicarbonato correspondente. Coloque em um pulverizador, agite e aplique sobre a planta diariamente no fim da tarde.

Após acabar com os fungos, pode aplicar de forma preventiva a cada 15 dias.

Saiba como tratar manchas pretas nas folhas das plantas neste outro artigo.

Como fazer um fungicida caseiro - Fungicida caseiro com leite e bicarbonato

Fungicida caseiro com sabão e bicarbonato

Outra forma de fazer um fungicida caseiro é usando, novamente, o bicarbonato. É uma das substâncias mais habituais e também mais medicinais, pois é antisséptico, regula o pH e ainda favorece os processos de cura, por isso não é de estranhar que seja um ingrediente básico em vários fungicidas caseiros.

Para prepará-lo simplesmente precisará misturar os seguintes ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres de sopa de sabão neutro
  • 3,5 litros de água
  • 1 colher de chá de óleo vegetal

Quando esta mistura adquirir um aspecto homogêneo, coloque-a em um recipiente pulverizador e aplique sobre as plantas ao entardecer, pois aplicar um fungicida sob a exposição solar pode causar queimaduras irreversíveis na planta.

Pode aplicá-lo diariamente até acabar com a infestação e, depois, a cada 2 semanas, de forma preventiva.

Antes de aplicar de forma massiva qualquer tipo de fungicida caseiro sobre uma planta, convém realizar um teste em uma pequena parte da planta, pois algumas delas podem reagir mal a algum componente e, neste caso, uma aplicação massiva poderia ser fatal.

Prevenir os fungos nas plantas

Quando a planta já foi colonizada pelos fungos, os fungicidas caseiros devem ser a primeira opção a usar, mas a prática mais recomendável é fazer de tudo para prevenir que as nossas plantas recebam a desagradável visita destes agentes patogênicos.

Para isso é importante que siga os conselhos que mostramos de seguida:

  • Escolha plantas saudáveis.
  • Sempre que possível prefira as espécies mais resistentes às pragas.
  • Pratique a rotação de cultivos.
  • É importante manter o terreno de cultivo livre de ervas daninhas.
  • Situe as plantas em locais com boa luz, sempre que a tolerem.
  • Prepare a terra para um bom sistema de drenagem.
  • Evite água estancada.
  • Procure oferecer a cada planta a irrigação necessária, sem exagerar.
  • Regue de preferência pela manhã para que parte da água possa evaporar.
  • Não regue a planta desde cima mas sim desde baixo.
  • Deve manter um espaço suficiente entre planta e planta, esta separação dependerá das plantas escolhidas para cultivar.

Levando a cabo esta boa prática conseguirá reduzir o risco de uma praga de fungos, mas se no final detectar a presença deles, aplique o quanto antes um produto caseiro adequado, como os que mostramos neste artigo.

Para mais dicas, aprofunde-se com o artigo Como eliminar fungos das plantas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um fungicida caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como fazer um fungicida caseiro

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
VICTOR HENRIQUE CUNHA TEIXEIRA
Gostaria muito de aprender cuidar das orquídeas adoro, mas não sei nada pode me ajudar. tenho uma que esta com manchas pretas e amarelo nas folhas. O que eu faço.
A sua avaliação:
Álvaro Moreira
Não apenas pelo fungicida vou acompanhar o site. Mesmo morando em apartamento pretendo cultivar NATURALMENTE os vegetais que uso, tomates uva e pimentões vermelhos e amarelos, orégano, salsa, cebolinha, etc. Os tomateiros estão próximos da floração e estão com fungos que vieram num pé de pimenta que ganhei e não reparei que estava infestado.
Parabéns pelo site, e obrigado pelas dicas!
Antonio Carlos
no fungicida caseiro, 8 partes de agua são 8 litros de água?
Editor umComo.com.br
Oi António! A indicação serve apenas para explicar a proporção. Ou seja, se você colocar 800 ml de água (8 partes), deve colocar 200 ml de leite desnatado (2 partes) e 20 gramas de bicarbonato (porque o total faz um litro de mistura).
A sua avaliação:
Isabel
Como eliminar pulgões, e lagartas de plantas frutíferas?
Editor umComo.com.br
Oi, Isabelo. As dicas do artigo de remédios caseiros contra pulgões podem te ajudar: https://casa.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-contra-o-pulgao-13475.html
minervina
Como fazer um fungicida caseiro para as lesmas e caramujos.
Editor umComo.com.br
Egueu Barcellos
Achei muito boas as dicas
Editor umComo.com.br
Oi Egueu! Que bom que você curtiu as dicas. Continue acompanhando nossas matérias :)
vilmar ambrosi
como fazer inceticida natural para pulgão.e cochomilha para ferugem
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Geraldo
Muito boas as instruções. Como fazer para receber?
dionisia s. caballero
eu fiz um fungicida caseiro para os bichos cabeludo se lagartas, coloquei folhas de tomate,pimenta sabão de coco e uma cabeças de alho no liquidificador, bati e cu ei, e coloquei nas plantas. olha parece mentira mas eles desapareceram da minha orta.

Como fazer um fungicida caseiro
1 de 2
Como fazer um fungicida caseiro

Voltar ao topo da página