Como livrar-se das pragas de jardim

Remédios caseiros contra lesmas e caracóis

Remédios caseiros contra lesmas e caracóis
Imagem: hdwallimg.com

Os caracóis e lesmas são as pragas mais comuns que podemos encontrar nos jardins e plantações; eles são especialistas em comer folhas e frutos, portanto a presença destes animais deve ser controlada se quisermos garantir a saúde de nossa horta e plantas. Você quer eliminá-los, mas não deseja usar produtos químicos? Em umComo damos alguns remédios caseiros contra lesmas e caracóis bastante eficientes.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da sálvia

Passos a seguir:

1

Se os caracóis e lesmas estão destruindo suas plantas e constituem uma praga, a melhor forma de se desfazer deles é aguardar até que seja noite, recolhê-los com luvas e colocá-los em um saco para depois descartá-los em um espaço verde ao ar livre que esteja longe de suas plantas. Desta forma, você conseguirá afastá-los de seu jardim ou plantação sem os aniquilar.

Remédios caseiros contra lesmas e caracóis - Passo 1
Imagem: vincent-el-extranjero.blogspot.com.es
2

O cheiro a café é muito desagradável para caracóis e lesmas, por isso ajudará a proteger suas plantas de sua presença. Simplesmente prepare uma xícara de café bem cheia e dilua-o com água, depois borrife bem a terra das plantas com esta mistura, assegurando-se de que o aroma do café penetre bem. Isto manterá os caracóis e lesmas afastados dessa zona. Se for necessário, repita algumas vezes por semana.

Remédios caseiros contra lesmas e caracóis - Passo 2
Imagem: wall88.com
3

Assim como acontece com os pulgões, outra praga comum de jardim, os caracóis e lesmas não suportam o cheiro a alho, por isso, uma infusão realizada com este ingrediente será muito eficiente para lutar contra eles.

Acrescente quatro dentes de alho grandes em um litro de água fervendo, deixe ferver por 5 minutos e depois retire do fogo. Espere que esfrie, coloque a infusão em um borrifador e aplique na terra das plantas que deseja proteger. Verá que estes animais se manterão afastados da zona.

Remédios caseiros contra lesmas e caracóis - Passo 3
4

Um remédio caseiro para combater caracóis e lesmas muito simples consiste em passar sal grosso ou cinza de cigarro nas bordas das plantas. Ambos os ingredientes impedirão que estes convidados desagradáveis se aproximem, evitando que comam suas plantas. Simples e econômico.

Remédios caseiros contra lesmas e caracóis - Passo 4
Imagem: tusrecetas.abcdesevilla.es
5

Se encontrar uma verdadeira praga e precisar de um método de eliminação mais eficiente, então a solução é preparar uma armadilha para lesmas e caracóis.

Pegue vários recipientes de plástico e enterre-os rente ao solo em diferentes pontos do jardim ou plantação, depois acrescente cerveja. O cheiro do fermento e do álcool atrairá os caracóis e lesmas, fazendo com que caiam no recipiente sem poder sair.

Esta solução é recomendável apenas em casos extremos.

Leia também: Como acabar com piolho de cobra - mais FÁCIL do que você pensa

Remédios caseiros contra lesmas e caracóis - Passo 5
Imagem: nadademasiadoimportante.blogspot.com.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros contra lesmas e caracóis, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
aliete Quirino
Gostei muito do conhecimento por isso vou experimentar, tenho tido problemas com lesmas e caracóis
A sua avaliação:
Camila
Gostei muito das sugestões porem esses lesmas e caracóis estão presentes no pé de amora, nas orquídeas, nos vasos e na área verde onde ficam alguns tijolos e nao tenho como ficar colocando e borrifando café ou água de alho 2 vezes por dia. Existe algum produto químico que possa eliminá-los sem contaminar o solo e prejudicar as plantas e meus cães e gatos? Grata pela resposta. Agradeço também se puder ser por email.
Um grade abraço e votos de muita saúde.
A sua avaliação:
kangapedro
Gostei muito do conhecimento por isso vou experimentar
A sua avaliação:
Yvane
Como faço uma solução para combater a lendia branca (forra) das plantas?
Obrigada!
Yvane
Maria
Muito interessante! Vou experimentar!
Fátima
olá pessoal. Sempre coloco a borra de pó de café na minha horta, não tenho problemas na minha horta é que as lesmas ENORMES resolveram atacar a ração da cachorrinha a noite , já usei sal grosso, pó de café tudo em volta da vasilha de ração. A noite tenho que tirar pois são muuuuuitas vcs nem imaginam quantas . São grandes e numerosas. Existe variedades de espécies de lesmas... Agradeço antecipadamente pela resposta. Se houver uma maneira de me livrar delas . OBRIGADA
claudia
Fatima, a solução é vc colocar cal, aquele de construção.coloque tbm em volta do muro de sua casa e ate mesmo em cima dele,
Fátima
Vou fazer o que vcs me indicaram. Depois entro para fazer um comentário. Obrigada .
Vera lucia cabral de barros
Amei td pois era o q eu precisava pra matar as pragas das minhas plantas
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando nossos artigos :)
Rosany Guedes de Oliveira e Silva
Adorei era tudo que eu precisava pois minhas plantas morrem porque os caracois comem o caule proximo as raizes
minervina
Apenas agradecer pela atenção dispensadas as minhas dúvidas, a pontualidade e a rapidez nas respostas é que faz deste site um sucesso.
luiza
gostei da ideia vou aplicar na minha horta
Editor umComo.com.br
Oi Luiza! Que bom que gostou do artigo! Continue nos acompanhando, valeu pelo comentário!
A sua avaliação:
Doris
Gostei muito das dicas. Vou aplicar no meu jardim.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Doris! Espero que dê certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: hdwallimg.com
Imagem: vincent-el-extranjero.blogspot.com.es
Imagem: wall88.com
Imagem: tusrecetas.abcdesevilla.es
Imagem: nadademasiadoimportante.blogspot.com.es
1 de 6
Remédios caseiros contra lesmas e caracóis