menu
Partilhar

Planta incenso: para que serve e como cuidar

 
Por Juliana Ribeiro. 22 junho 2022
Planta incenso: para que serve e como cuidar

Com bem pouco cuidado, a planta incenso pode adornar tanto jardins como espaços exteriores em zonas geográficas quentes, além de dar um toque de cor ao interior da casa. A Plectranthus coleoides é facilmente reconhecível pelas suas folhas perenes, não muito grandes, em que a borda esbranquiçada sobressai sobre o verde predominante em cada uma delas.

É uma planta que cresce rapidamente e seu aroma inconfundível, além de agradável, é um excelente repelente anti-mosquitos, o que faz dela uma planta decorativa valiosa. Se você pensa em colocá-la em um vaso, no chão ou pendurada, como se a usasse como planta de cobertura do solo; ou ainda, se decidir torná-la protagonista de um belo jardim vertical, aprenda neste artigo tudo o que você precisa saber sobre planta incenso: para que serve e como cuidar

Planta incenso: qual é a luz e a temperatura corretas

As condições de luz e temperatura são dois aspectos essenciais que devem ser levados em consideração para saber onde colocar a planta de incenso e garantir que ela cresça saudável e bonita. Deve ser lembrado que é uma planta nativa de áreas quentes como Índia, África ou Indonésia, que não suportam geadas ou temperaturas excessivamente frias (abaixo de 10-8 graus). Pode plantá-la no exterior desde que viva em uma zona com temperaturas médias entre os 16ºC e os 22ºC.

Outra opção é tê-la em um vaso, no terraço ou varanda, durante a primavera e o verão e, quando o frio intenso chegar, transferi-la para dentro de casa. Também é importante saber que a planta incenso precisa ficar em locais claros, mas evitando a exposição direta à luz solar que pode queimar suas folhas.

Planta incenso: para que serve e como cuidar - Planta incenso: qual é a luz e a temperatura corretas

Planta incenso: a irrigação de Plectranthus coleoides

A planta incenso requer rega moderada e atenção especial deve ser dada para evitar o encharcamento, pois suas raízes são muito sensíveis ao excesso de água acumulada e podem acabar apodrecendo.

É importante adaptar a irrigação à temperatura existente. Na primavera e no verão você pode regar 1 ou 2 vezes por semana e no inverno apenas 1 vez, ou mesmo a cada 10 - 12 dias. Não adicione muita água de uma só vez. Regue aos poucos e assim que perceber que a terra no vaso não retém mais líquido, que começa a sair por baixo, pare de regar. Também é importante remover qualquer excesso de água que possa ter permanecido no suporte da planta.

Para a temporada de férias, recomendamos que você leia este outro post sobre Como fazer um regador automático caseiro.

O substrato para a planta incenso

Esta não é uma planta exigente e para que cresça em boas condições quase qualquer solo é válido, desde que não seja muito ácido. Se você a tiver em um vaso, é uma boa ideia colocar pedrinhas como primeira camada, no fundo, para facilitar a drenagem. Além disso, é conveniente misturar o substrato com uma pequena quantidade de perlita com o mesmo objetivo.

Por fim, lembre-se de arejar de vez em quando a camada mais superficial do substrato com a ajuda de uma pequena pá de jardim para conseguir uma boa ventilação das raízes.

Planta incenso: para que serve e como cuidar - O substrato para a planta incenso

Planta incenso: nível de umidade do ambiente

Manter uma umidade ambiental correta também faz parte dos cuidados com a planta incenso. Um ambiente muito seco acabaria fazendo com que suas folhas começassem a se enrolar ou até mesmo a cair irremediavelmente.

Para evitar o problema, não a coloque próximo a uma fonte direta de calor, como radiadores e aquecedores. Também pode ser útil borrifar com água a área onde a planta está localizada de vez em quando, ou colocar recipientes com água próximos a ela, para que o conteúdo evapore gradualmente.

Adubo para a planta incenso

Para que o substrato não fique empobrecido e acabe sendo ineficaz na hora de fornecer à planta incenso os nutrientes de que ela precisa, é importante enriquecê-la com algum adubo orgânico ou com uma pequena quantidade de composto na chegada da primavera, quando a planta inicia seu ciclo mais ativo de reprodução e floração. De março a junho, espalhar um fertilizante desse tipo no solo, pelo menos uma vez por mês, fará com que fique esplêndida e exiba todo o seu aroma.

Poda da planta incenso

Sempre que detectar folhas ou flores murchas na sua planta incenso, deve retirá-las, principalmente no fim do inverno para que, com a chegada da primavera, possa se renovar e crescer com mais vitalidade.

Além disso, você deve se lembrar que esta é uma planta de crescimento rápido, portanto, se algum dos galhos crescer excessivamente, você pode cortá-lo diretamente, para dar à planta a forma desejada, por exemplo, se for parte de um jardim vertical. O único cuidado que deve ter é podar sempre acima dos nódulos ou rebentos, para que a planta possa continuar o seu desenvolvimento, e fazer a poda com a tesoura adequada, sempre muito limpa e desinfetada.

Planta incenso: para que serve e como cuidar - Poda da planta incenso

Pragas e doenças da planta incenso

Outro dos cuidados mais básicos com a planta incenso é conhecer as possíveis pragas e doenças que podem atacá-la, além de saber como preveni-las e tratá-las caso apareçam.

Pulgões, caracóis e lesmas são os 'inimigos' mais frequentes que a planta incenso pode enfrentar e é importante estar atento ao seu aparecimento para evitar que se tornem uma praga que a mata. Se você a plantou do lado de fora, um pequeno truque para manter lesmas e caracóis afastados é colocar casca de ovo esmagada no chão ao redor do caule da planta, para fazer uma barreira eficaz que impeça que eles se aproximem. Também recomendamos que você leia este outro artigo que trata de Remédios caseiros contra pulgões.

A planta incenso não é alheia ao ataque de certos fungos, como o míldio, portanto, aplicar um fungicida para matá-lo e até mesmo fazer a aplicação como medida preventiva, de vez em quando (2 ou 3 meses), é uma boa maneira de evitar sua presença e propagação. Neste outro artigo explicamos Como fazer um fungicida caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Planta incenso: para que serve e como cuidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Planta incenso: para que serve e como cuidar
1 de 4
Planta incenso: para que serve e como cuidar

Voltar ao topo da página