menu
Partilhar

Para que serve o enxofre nas plantas e como usá-lo

Para que serve o enxofre nas plantas e como usá-lo

O enxofre é um elemento químico, um macromineral essencial para o correto desenvolvimento de todos os seres vivos, incluindo as plantas. Ele intervém no desenvolvimento dos diferentes processos celulares fundamentais que ocorrem em qualquer organismo. O enxofre está presente no próprio substrato e a planta o obtém juntamente com outros nutrientes, principalmente por absorção através de suas raízes. Às vezes, o solo pobre em enxofre pode ser a causa do crescimento deficiente das plantas ou, até mesmo, pode estar por trás de pragas e doenças. Nestes casos, enriquecê-lo com enxofre pode ser a solução para conseguir um bom desenvolvimento da planta. Se você tem um jardim ou um pomar e quer saber para que serve o enxofre e como usar para as plantas crescerem saudáveis e bonitas, continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como eliminar o ácaro rajado das plantas

Para que serve o enxofre para plantas

O enxofre é um nutriente secundário que cada espécie de planta precisa em certas quantidades. No mundo da jardinagem e no setor agrícola, é usado como fertilizante natural do solo, pois a baixa presença desse mineral faz com que a planta não absorva adequadamente outros minerais essenciais, como potássio ou nitrogênio. A deficiência de enxofre tem consequências facilmente perceptíveis nas plantas. Alguns dos sintomas desta deficiência são:

  • Pouco crescimento.
  • Falta de floração.
  • Presença de folhas jovens que se desenvolvem com um tom amarelado anormal.

Além de auxiliar no processo de nutrição da planta, o enxofre, como elemento presente no próprio solo, determina, em parte, suas características de alcalinidade ou acidez, algo importante para o crescimento da planta em condições ideais. Aplicado em quantidades significativas, o enxofre contribui para baixar o pH do substrato, ou seja, atua conferindo-lhe um maior grau de acidez. Nesse sentido, é importante lembrar que existem plantas e culturas que requerem um tipo de solo mais ou menos ácido, algo que você deve saber antes de aplicar (ou não) enxofre em suas plantas. Muitos arbustos e outras espécies como hortênsias, azáleas ou rododendros requerem solos ácidos e controlar os níveis de enxofre é especialmente importante neste caso. Além disso, se você tiver um jardim, lembre-se de que algumas frutas e vegetais, como morangos ou tomates, também podem exigir um suprimento extra de enxofre, pois crescem melhor em solos ácidos.

Por fim, entre as importantes funções do enxofre para as plantas, destacam-se suas excelentes propriedades antifúngicas, tornando-o um poderoso aliado no combate ao ataque de fungos, como o oídio. Além disso, é uma 'arma' eficaz para o controle natural de pragas comuns, pois proporciona boa saúde e defesas às plantas, podendo se proteger melhor do ataque de pragas de aracnídeos, como a aranha vermelha, e insetos, como os pulgões ou a mosca branca.

Para que serve o enxofre nas plantas e como usá-lo - Para que serve o enxofre para plantas

Quando aplicar enxofre nas plantas

Se você vai colocar enxofre em suas plantas, seja para fornecer mais nutrientes, para aumentar a acidez do solo, para ser uma medida preventiva contra possíveis pragas ou mesmo como tratamento, é importante fazê-lo nas quantidades certas e na hora certa.

  • Como regra geral, o ideal é usá-lo como fertilizante nas semanas que antecedem o início da primavera, para enriquecer o solo e, assim, garantir que a planta tenha todos os minerais que necessita no momento da floração.
  • Você também pode aplicar enxofre a qualquer momento se detectar a presença de pragas, sejam elas insetos, fungos ou outros, que estejam fazendo com que as folhas de suas plantas comecem a ficar amareladas sem motivo.
  • Ao adicionar o enxofre, é importante lembrar que você não deve fazê-lo no meio do dia, principalmente no verão, quando as temperaturas são mais altas. Por precaução, o ideal é aplicá-lo no fim da tarde, pois o sol direto e o calor excessivo podem fazer com que o enxofre acabe queimando as folhas das plantas.

Como aplicar enxofre nas plantas

Colocar enxofre em suas plantas para protegê-las contra pragas ou dar-lhes nutrição extra é simples. Você tem duas formas de realizar o processo: ou aplicando o pó de enxofre diretamente no solo ou, se preferir, diluindo uma pequena quantidade na água de irrigação ou pulverizando a planta, se for para prevenção ou tratamento de pragas em caules e folhas.

De qualquer forma, deve-se lembrar que o enxofre pode ser tóxico, portanto, é preciso tomar precauções para uma aplicação segura. Use elementos básicos de proteção, como luvas e óculos, que evitem que um respingo cause irritação nos olhos. Se você for aplicar uma quantidade significativa, por exemplo, para realizar a fumigação de uma grande área cultivada também é importante usar uma máscara.

  • Se for colocar enxofre no substrato (recomendado para prevenir ou eliminar pragas) distribua-o pela planta, formando um círculo e sempre separando-o alguns centímetros do tronco ou do caule central.
  • Leve em consideração as necessidades particulares de cada planta e, se for aplicar o enxofre dissolvido em água diretamente nas folhas, siga as instruções do produto quanto à proporção recomendada de água + enxofre em cada caso. Se notar algum tipo de dano nas folhas após a aplicação, retire imediatamente o produto com água em abundância.

Se você achou interessante aprender sobre o uso do enxofre nas plantas, também pode estar interessado em descobrir plantas fáceis de cuidar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o enxofre nas plantas e como usá-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
tania landi
Interessante o artigo como tratar a Yucca.
Para que serve o enxofre nas plantas e como usá-lo
1 de 2
Para que serve o enxofre nas plantas e como usá-lo

Voltar ao topo da página