menu
Partilhar

Plantas fáceis de cuidar

 
Por Letícia Lima. 13 julho 2021
Plantas fáceis de cuidar

As plantas são um elemento de decoração relativamente barato e que trazem um charme incrível para qualquer ambiente. Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, com os brasileiros ficando mais tempo em casa, a compra de plantas cresceu online de plantas mais de 2000% em abril de 2020 em comparação com abril de 2019, segundo levantamento da revista Exame[1].

Infelizmente nem todo mundo foi abençoado com um dedo verde e tem facilidade para cuidar das plantas e evitar que elas morram. Sol demais, pouco sol, água demais, pouca água: o que parece simples pode ser uma tarefa muito complexa. Por isso, o umCOMO preparou algumas indicações de plantas fáceis de cuidar para que você tenha uma casa charmosa e com pouco esforço. Confira!

Também lhe pode interessar: Como plantar violetas

Plantas fáceis de cuidar e que "trazem sorte"

As tradicionais "plantas da sorte" deveriam estar em todas as casas - ou apartamentos, já que quem não tem quintal pode aproveitar das plantas para interior. Um pouco de sorte nunca é demais, certo? Separamos a seguir algumas das plantas que segundo a sabedoria popular atraem energias positivas e afastam as negativas, além de serem fáceis de cuidar:

  • Alecrim. Uma das ervas aromáticas mais fáceis de cuidar e que de quebra fornece um tempero delicioso para sua cozinha, essa planta gosta de sol abundante e poucas regas. Veja como cuidar de alecrim em vaso.
  • Arruda. Assim como o alecrim, essa planta não gosta de sombra e deve ser regada poucas vezes. Confira como cuidar dela neste artigo.
  • Espada-de-são-jorge. Alecrim, arruda e espada-de-são-jorge são uma turma de plantas que protege a casa e que precisa de poucos cuidados - elas são plantas que gostam de sol. No caso dessa última, sol em abundância e poucas regas. Confira nosso artigo sobre como cuidar de uma espada-de-são-jorge.
  • Manjericão. O cheiro das folhas de manjericão são apenas uma das diversas propriedades dessa planta, que gosta de sombra e regas mais frequentes (verifique sempre se a terra está úmida). Descubra como cuidar dessa erva aromática neste artigo.

Se você é mais cético e não acredita na questão de energias, por que não explorar algumas plantas para despoluir o ar de casa? Sem dúvidas o ambiente ficará mais leve.

Plantas fáceis de cuidar - Plantas fáceis de cuidar e que "trazem sorte"

Plantas que precisam de pouca água

Muitas plantas acabam morrendo porque simplesmente esquecemos de regá-las. Mas saiba que mesmo tendo uma vida corrida é possível cultivar um pequeno jardim em casa, basta apostar nas espécies certas. Confira:

  • Cactos. O que falar de uma espécie nativa do deserto? É mais fácil você conseguir matar um cacto por excesso de rega do que por falta d'água. Além disso, ele é outro dentre as plantas que gostam de sol.
  • Suculentas. Assim como os cactos, essas nativas do deserto sobrevivem muito bem sem água, contudo algumas delas são sensíveis à exposição solar direta, por isso tome cuidado! Confira nosso artigo sobre como cultivá-las.
  • Zamioculca. Também chamada de planta da fortuna, essa espécie chama atenção por suas folhas brilhantes muito verdes. Deve ser colocada em local iluminado, mas sem exposição solar direta, e as regas devem ocorrer apenas quando a terra estiver 100% seca. Por sorte, também temos um guia completo sobre como cuidar da planta zamioculca.
  • Yucca. De nome tão peculiar quanto a zamioculca, a yucca exige basicamente os mesmos cuidados: iluminação sem exposição solar direta e regas quando a terra estiver seca. No inverno, dê intervalos maiores entre as regas. Aqui lhe ensinamos como cultivar yucca.
  • Jiboias. As jiboias são praticamente impossíveis de matar. Gostam de ambientes internos e com luminosidade não tão intensa, além de regas espaçadas (tente regá-la a cada 10 dias, por exemplo).

Gostaria de outras ideias para criar seu jardim urbano? Confira as sugestões do nosso artigo sobre 25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa.

Plantas fáceis de cuidar - Plantas que precisam de pouca água

Flores fáceis de cuidar

A beleza das flores é indiscutível. Em sua variedade de cores, formas e tamanhos podemos encontrar elementos perfeitos para compor a decoração de nossas casas. Apesar de terem fama de serem difíceis de cuidar, a verdade é que há espécies de flores cujo cuidado é bem fácil. Veja a seguir:

  • Gerânio. Esta planta floresce na primavera e no verão e possui uma ampla gama de cores. Precisam ficar por cerca de seis horas com exposição solar direta e só devem ser regados quando a terra estiver seca. Para que ele cresça bonito e forte, retire sempre as folhagens amarelas ou apodrecidas.
  • Antúrio. Com um charme típico de tarde na casa da avó, o antúrio vem conquistando os pais e as mães de planta mais modernos(as). Sua floração pode ocorrer ao longo de todo o ano - para que isso ocorra, alguns cuidados são necessários, como usar iluminação solar indireta e manter o solo sempre úmido.
  • Crisântemo. Essa linda flor exige os mesmos cuidados do antúrio, isto é, iluminação indireta e solo sempre úmido.
  • Lírio da paz. Essa linda planta ornamental combina belas flores brancas com uma imponente folhagem. O lírio da paz está entre as plantas que não precisam de sol e gostam de ter o solo sempre úmido.
  • Violeta. Talvez a mais popular dessa lista, as violetas são flores de cuidado muito fácil e simples. Sua gama de cores é altíssima e bem variada, ou seja, há violetas para todos os gostos! Elas gostam de luz indireta (de onde vem o hábito de cultivá-las em janelas) e que sua terra esteja sempre úmida. Mas atenção: ao regar, tome muito cuidado para não molhar as folhas, pois o contato com a água pode apodrecê-las.
Plantas fáceis de cuidar -  Flores fáceis de cuidar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas fáceis de cuidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. RIVEIRA, Carolina. Vendas online de plantas, velas e caixas crescem 2.000% na quarentena. Exame. Disponível em: <https://exame.com/negocios/plantas-brinquedo-e-velas-os-itens-que-mais-vendem-na-quarentena/>. Publicado em 21 de maio de 2020. Acesso em 07 de julho de 2021.
Bibliografia
  • MENEGUEÇO, Bruna. Plantas da sorte: as simpatias e como cuidar. Casa e Jardim. Disponível em: <https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2016/05/10-especies-de-plantas-que-trazem-sorte.html>. Publicado em 30 de maio de 2016. Acesso em 07 de julho de 2021.
  • DRUMMOND, Fernanda. 10 plantas de fácil cultivo para ter em casa e no apartamento. Casa e Jardim. Disponível em: <https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2021/03/10-plantas-de-facil-cultivo-para-ter-em-casa-e-no-apartamento.html>. Publicado em 01 de março de 2021. Acesso em 07 de julho de 2021.
  • PETZ. Confira 10 espécies de flores fáceis de cuidar. Disponível em: <https://www.petz.com.br/blog/plantas/flores-faceis-de-cuidar/>. Publicado em 29 de abril de 2021. Acesso em 07 de julho de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas fáceis de cuidar
1 de 4
Plantas fáceis de cuidar

Voltar ao topo da página