Partilhar

Como cuidar de alecrim em vaso - cultivo e necessidades da planta

Por Letícia Lima. Atualizado: 17 novembro 2017
Como cuidar de alecrim em vaso - cultivo e necessidades da planta

De origem mediterrânica, o alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é uma erva aromática muito apreciada tanto para temperar pratos quanto para aromatizar ambientes - mesmo sendo pequenas, suas folhas são muito poderosas. Os antigos gregos acreditavam que o alecrim possuía propriedades mágicas e que estimulava a criatividade e a memória. Felizmente, o alecrim é de fácil cultivo e não precisa de muito espaço para crescer. Confira o guia elaborado pelo umCOMO sobre como cuidar de alecrim em vaso e tenha todos os benefícios dessa planta sempre à mão em sua casa!

Também lhe pode interessar: Como plantar salsa em casa

Planta alecrim: para que serve?

Quem nunca ficou resfriado e ouviu a recomendação “tome um chá de alecrim que você vai melhorar”? Essa crença popular tem razão, pois o alecrim possui diversas propriedades medicinais: seu chá é altamente expectorante, ou seja, ajuda a eliminar o catarro, além de combater a tosse e melhorar a circulação sanguínea, o que ajuda a curar resfriados.

O óleo essencial de alecrim é um excelente aromatizador de ambientes, trazendo em sua fragrância elegância e frescor. Coloque algumas gotas do óleo em um difusor de aromas elétrico e aproveite a experiência relaxante e prazerosa.

Já na culinária, o alecrim cai muito bem no preparo de peixes e carnes, como a de porco e a de cordeiro, conferindo-lhes um sabor distinto e requintado. Manteigas e azeites aromatizados com alecrim são muito apreciados na culinária provençal e são de fácil preparo: basta adicionar algumas folhas do tempero a um recipiente contendo manteiga ou azeite e misturar.

O alecrim dá um sabor especial à batatas, abóboras e outros legumes - leve-os ao forno com azeite, sal e um pouco desse rico tempero. Aprenda como fazer batatas hasselback, que levam essa deliciosa erva em seu preparo. No entanto, apesar de ser muito saboroso e benéfico para a saúde, o ideal é utilizar o alecrim moderadamente, isso porque seu sabor é muito intenso e pode se sobrepor ao demais ingredientes do prato.

Sugestão: descubra também como cuidar de lisianto em vaso nesse artigo.

Como cuidar de alecrim em apartamento

Você pode cuidar de alecrim em apartamento - não é preciso ter uma casa com quintal para usufruir dos benefícios dessa planta. Em espaços pequenos, o ideal é o cultivo em vasos.

Mesmo aqueles que não tem um dedo verde conseguem cuidar de alecrim em vaso - essa erva aromática não exige muitos cuidados. Você pode plantá-lo a partir de sementes facilmente encontradas em lojas de produtos naturais. No entanto, o mais comum é comprar o alecrim em mudas já envasadas, em geral disponíveis em feiras livres, supermercados e lojas de produtos para jardinagem.

Para cuidar de alecrim em vaso, você deve garantir que suas raízes se desenvolvem adequadamente. É preciso preencher vasos de tamanho médio com solo arenoso e bem drenado. A planta não necessita de muita água: dê um longo intervalo entre uma rega e outra, pois o alecrim gosta de solos secos e irá morrer se for muito irrigado.

O alecrim não é uma planta de sombra e precisa de pelo menos cinco horas de iluminação solar direta por dia. Se seu apartamento não tiver uma varanda, coloque seu alecrim em vaso próximo a uma janela com ampla incidência de luz ou aprenda como fazer uma horta pendurada na parede.

Como plantar alecrim em garrafa pet

Plantar alecrim em garrafa pet é uma excelente opção para quem deseja melhorar a saúde e desenvolver uma consciência ecológica simultaneamente. Garrafas pet demoram milhares de anos para se decompor no meio ambiente e a reutilização é uma ótima ferramenta para diminuir a poluição no planeta! Para fazer um vaso com garrafa pet, você irá precisar de: garrafa pet, tesoura, estilete, caneta hidrocor e isqueiro. Siga as instruções:

  1. Pegue uma garrafa pet, lave bem e deixe secar ao sol;
  2. Após a secagem, marque com uma caneta hidrocor uma altura de 7 a 10 centímetros a partir da base. Corte a garrafa horizontalmente com um estilete a partir do local marcado;
  3. Com o isqueiro, cuidadosamente queime as extremidades da garrafa e as rebarbas deixadas pelo corte - isso evitará ferimentos quando você for manipular o vaso;
  4. Vire a garrafa pet e, com o auxílio da tesoura, faça perfurações no fundo - você pode ampliar essas perfurações com o estilete posteriormente.

Pronto! Agora basta transplantar sua muda de alecrim. Se tem dúvidas sobre o processo, confira nosso artigo sobre como plantar mudas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de alecrim em vaso - cultivo e necessidades da planta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de alecrim em vaso - cultivo e necessidades da planta

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
aurea de souza
boa tarde qual o adubo do alecrim e guaco a terra aqui ou é seca ou úmida como controlar para
que elas não morram.
A sua avaliação:
Adriana
Eu tenho um alecrim ha tempos. Ele esta bem, mas nao cresce. Ele nao esta doente, nem com fungo, faço poucas regas, muito sol direto. Esta otimo, mas nao cresce mais do que 35 a 40 cm. O que pode ser? Adoro os artigos do site.
Solange maia
Bom dia! Tenho todos os cuidados com o meu alecrim no vaso. Entretanto ele não desenvolveu muito e está com aparência ressecada. O que pode estar acontecendo?
Creuza Barbosa Alves strazza
Adoro tudo sobre plantas , flores , ervas ,frescas , frutos e etc , obrigadooo por essa oportunidades que nos dam para esta conhendo o melhor as plantas.
Editor umComo.com.br
Oi Creuza! Que bom que você gostou das informações. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
A sua avaliação:
DAVID RICARDO NOBRE DE LIMA
Bom dia! Pela segunda vez adquirir uma muda de alecrim e ao passar para o vaso o mesmo veio a morrer. Eu não entendo do por quê isso ocorreu, visto que tive todo o cuidado para nunca deixar a terra do vaso ficar enxarcada e nem demasiadamente seca. Adquirir da ultima vez uma muda de aproximadamente uns 30 cm e bem vigorosa, mas quando passei para o vaso, em pouco tempo ela veio a secar. Poderia me ajudar a desvendar este mistério de como conseguir ter uma muda saudável de alecrim?

Como cuidar de alecrim em vaso - cultivo e necessidades da planta
Como cuidar de alecrim em vaso - cultivo e necessidades da planta

Voltar ao topo da página