Partilhar

Como cuidar da melissa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar da melissa

São muitos os usos curativos da melissa ou erva-cidreira graças às suas múltiplas propriedades benéficas que ajudam a tratar e aliviar uma infinidade de condições como as digestões pesadas ou a insônia. É por isso que é muito útil contar com esta erva medicinal em nossa casa para, assim, recorrer a ela quando for necessário.

Esta planta ajudará, também, a manter um agradável cheiro em casa ou no jardim que, inclusive, atuará como repelente contra insetos. De modo que, não espere mais para plantá-la e descobrir neste artigo de umComo.com.br os melhores truques sobre como cuidar da melissa.

Também lhe pode interessar: Como plantar melissa
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é bom você saber que a melissa também recebe muitos outros nomes como, por exemplo:

  • Erva-cidreira
  • Folha de limão
  • Capim limão
  • Citronete (não confundir com a citronela, já que se trata de outra espécie)
  • Erva-luísa

Como curiosidade, podemos acrescentar que a maior parte destes nomes deriva do característico cheiro de limão liberado por esta erva aromática. Assim, você pode conhecer mais a respeito desta planta em nosso artigo sobre quais são as propriedades da melissa e, assim, conhecer seus benefícios e usos medicinais.

Como cuidar da melissa - Passo 1
2

No que se refere aos cuidados básicos das plantas de melissa, será imprescindível que ao plantá-la você a coloque em um lugar onde não receba os raios solares diretamente, já que se trata de uma espécie habituado ao clima mediterrâneo, ou seja, suave e sem temperaturas excessivamente elevadas. Por isso, o mais apropriado será localizá-la em uma semi sombra para que possa crescer corretamente.

3

Quanto à irrigação da melissa, é importante referir que deverá ser sempre moderada, porque estas plantas aromáticas não precisam de umidade excessiva. Portanto, temos que prestar muita atenção para que a terra nunca fique encharcada, garantindo um bom sistema de drenagem e substratos soltos, como pode ser a terra arenosa.

Deste modo, regar a melissa uma vez por semana será suficiente e, caso as plantas estejam diretamente no chão, no inverno podem chegar, inclusive, a viver sem a necessidade de irrigação constante.

Como cuidar da melissa - Passo 3
4

Por outro lado, vale referir que a melissa é muito sensível às geadas e não suporta muito bem as temperaturas excessivamente frias. É por isso que, durante o inverno, devemos proteger as plantas do frio e tentar que não recebam temperaturas abaixo de zero; deste modo, colocar a planta em um lugar protegido ou cobri-las à noite será de grande ajuda.

5

A melissa agradecerá o fornecimento de adubos orgânicos como a compostagem que será muito favorável especialmente para a floração - entre maio e agosto - e garantirá uma produção de folhas bem mais bonita. Assim, será apropriado eliminar as ervas daninhas que possam crescer ao redor da melissa.

Como cuidar da melissa - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da melissa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar da melissa

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
carmem
porque meu pé de melissa fica com o caule comprido e poucas folhas?
Editor umComo.com.br
Oi Carmem! A melissa agradecerá o fornecimento de adubos orgânicos como a compostagem que será muito favorável especialmente para a floração - entre maio e agosto - e garantirá uma produção de folhas bem mais bonita. Assim, será apropriado eliminar as ervas daninhas que possam crescer ao redor da melissa!

Como cuidar da melissa
1 de 4
Como cuidar da melissa

Voltar ao topo da página