Partilhar

Como cuidar de menta

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar de menta

A menta é uma das plantas aromáticas mais populares que podemos encontrar, sendo muito utilizada na cozinha, bem como na elaboração de infusões e diferentes bebidas. Nos dias de muito calor, é uma excelente opção para preparar bebidas refrescantes enquanto que, com seu particular odor, ajuda a perfumar os cômodos de casa. Além disso, oferece grandes contribuições para a nossa saúde, atuando como remédio natural para diversas doenças. Mas é importante dar-lhe todas as atenções para que possa crescer de forma saudável. Por isso, em umComo.com.br, explicamos como cuidar de menta.

Também lhe pode interessar: Como plantar menta
Passos a seguir:
1

Se quer cultivar esta planta aromática e não sabe por onde começar, o melhor é consultar nosso artigo como plantar menta, onde damos algumas sugestões para que o consiga de forma adequada.

Um aspecto importante que deve ter em consideração se tiver adquirido uma planta de menta é que esta planta pode chegar a ser invasora, porque cresce suficientemente para invadir o espaço de outras plantas do jardim, matando-as. Por este motivo, recomenda-se plantá-la sempre em um vaso para evitar esta tendência.

2

Para cuidar da menta, é essencial escolher um espaço adequado para ela. Trata-se de uma planta aromática de interior que quando está em ambiente aberto, prefere sempre os espaços de sombra já que o sol direto a seca rapidamente. A luz é essencial para o seu crescimento, mas não se recomenda a exposição ao sol, especialmente durante os meses mais quentes do ano.

3

Se preferir, deixe-a no exterior em um espaço com sombra, e tenha em conta que, quando começam a baixar as temperaturas, o melhor será transferir a menta para o interior ou protegê-la com um com efeito de estufa, pois esta planta não resiste às geadas que acabam por matá-la, outra das razões por que são consideradas plantas mais propícias para o interior.

4

É essencial para cuidar da menta a irrigação frequente já que esta planta precisa de terra úmida para se manter saudável. Sempre que a terra esteja seca será o momento de molhá-la novamente mas cuidando para não encharcar as raízes ou poderá apodrecer.

O melhor método para fazê-lo é colocar água em abundância em sua terra e esperar que a mesma caia pelos furos de drenagem que se encontram embaixo do vaso, depois deveremos retirar o excesso de água evitando que a mesma fique estagnada e a planta apodreça.

5

A menta cresce muito rápido, por isso, não é necessário podar cortando as suas folhas, seja para usar na cozinha, ou simplesmente para reduzir o seu tamanho. As folhas secas também devem ser cortadas para melhorar a sua aparência.

Recomenda-se mudar anualmente a terra para oferecermos maiores nutrientes à nossa planta, um bom momento para fazê-lo é a primavera.

6

Agora que já tem esta planta, você poderá usá-la para a elaboração de pratos, bebidas ou remédios caseiros.

Como cuidar de menta - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de menta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de menta

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de menta
1 de 2
Como cuidar de menta

Voltar ao topo da página