Menta

Como plantar menta

Como plantar menta

A menta é uma das ervas aromáticas mais conhecidas e utilizadas tanto para cozinhar como para remédios naturais e outros usos. Trata-se de uma planta que pode ser plantada em qualquer época do ano, por isso é ideal para ter em casa. Necessita de poucos cuidados, e além disso, afasta a formigas, pulgões e outras das pragas mais comuns em plantas. Se você também quer desfrutar desta planta em todo o seu esplendor e frescura, não pense mais e descubra com este artigo de umComo como plantar menta.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de menta
Passos a seguir:
1

A forma mais fácil e rápida de plantar menta é a partir de estacas de outra planta, embora também o possa fazer com sementes de menta, em climas quentes deve semear nos finais do verão e princípio do outono, em climas mais frios deve plantar na primavera.

2

A menta é uma planta que se desenvolve horizontalmente, por isso é recomendável plantá-la num vaso grande, com uns 20 centímetros de profundidade, que lhe permita crescer. Caso a plante diretamente sobre o solo do seu jardim, é aconselhável cultivar a menta sozinha para que não se sobreponha às plantas ao seu lado.

3

Coloque um sistema de drenagem para evitar que a água fique estagnada.

4

Em seguida, encha o vaso com substrato vegetal, preferivelmente leve e relativamente rico em nutrientes, depois coloque as estacas de menta.

5

Embora a menta possa estar ao sol, prefere lugares sem demasiada exposição solar, e adapta-se bem ao cultivo em sombra e semi-sombra. Desta forma, deve colocar o vaso num lugar em que a menta receba luz solar mas com moderação.

6

Esta planta prefere solos um pouco úmidos, por isso necessitará de uma rega regular e abundante, sobretudo em épocas de crescimentos, primavera e verão.

7

A época de floração coincide com a chegada do verão, deveremos ir recolhendo os brotos tenros de menta à medida que precisarmos.

8

Pode utilizar a menta para várias coisas, por exemplo para fazer uma infusão ou curar a azia.

9

Não perca os passos para plantar outras ervas aromáticas nestes artigos: Como plantar salsa, como plantar manjericão, como plantar hortelã.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar menta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
monica seibert dos santos
meu sobrinho comprou uns ramos de menta na feira, fiquei feliz quis plantar um galho; sera que da certo? plantei em um vaso pra ver se pega depois irei transportar para o chao. quais maneira certa poderei fazer isso? e se pega facil se brota
Antonio Alber Nobrega
Como faço para comprar semente de menta?
Margaly
Foi ótima a orientação de como plantar e cuidar da menta.
Quero plantar em vários locais no meu quintal para espantar insetos e bichos indesejáveis.
Obrigada.
gilson lima da silva
Boa boite,amei ter encontrado esta erva chamada de erva menta pelo cheiro que é maravilhoso
Mauro Moreira Pinto
onde acho oleo de menta p/. comprar ?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Mauro! Pode comprar o óleo de menta em lojas de produtos naturais e ervanárias.
A sua avaliação:
janaina benato
como diferenciar os varios tipos de hortela
A sua avaliação:
MOISES MOREIRA
Onde compro menta, pronta para uso e também sement
A sua avaliação:
francisca duarte bento
já estou preparando uma jardineira para plantar menta na janela da minha cozinha. Obrigada palas dicas.
A sua avaliação:
Maria Neusa Almeida Vieira
Gostei muito. Adoro fazer mudas. Já faço de hortelã graúdo e hortelã miúdo, em casa. Tenho oitocentos mudas de plantas diferentes. Palmeiras, tamarindo, graviolas, roma, maracujá, etc.
alexandra
me da uma muda? estou começando a plantar em casa
Cleusa Duarte
Olá..gostaria de saber quanto, tempo leva as sementes de mentha par germinar?? ja fazem 15 dias que semeei e nada de aparecer qualquer brotinho, agradeço desde já. Cleusa
Eduardo Alves Brandão
Existe um forma muito eficiente, em qualquer época do ano: Utilize um vaso com ums dez centimetros de profundidade e de boca larga, utilize um bom substrato e a medida que os galhos de menta transbordam o vaso, coloca-se pequenos vasos na borda e puxe um galho pra cima da terra dos novos vasos, para um bom enrraizamento coloque um pequeno peso sobre o galho (pode ser um pedaço de telha, ou tijolo) é so regar e dentro de alguns dias surgem as raizes e pronto as novas plantas estão formadas é cortar o galho que liga à planta mae, o ideal que se faça a meia sombra.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Eduardo, muito obrigada por essa dica valeu :)
Como plantar menta