Métodos de cultivo de ervas

Como plantar cebolinha francesa

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar cebolinha francesa
Imagem: flamba.do

A Cebolinha Francesa é um dos temperos mais comuns na culinária, tendo um sabor semelhante ao da cebola, mas com um toque mais requintado e adocicado quando adicionado em pratos com legumes, moluscos, saladas, sopas e molhos. Além disso, o seu cultivo é muito simples e tanto as mudas quanto as sementes costumam ser facilmente encontradas por um preço bem modesto.

Neste artigo, umComo dá algumas dicas sobre como plantar cebolinha francesa, para que mais facilmente você possa adicioná-la em pratos na cozinha. Confira!

Também lhe pode interessar: Como plantar cebolinha

Passos a seguir:

1

Vamos começar com o solo e irrigação para o cultivo de cebolinha francesa:

O solo deve ser bem drenado, com pH equilibrado entre 6,0 e 7,0 para um crescimento mais facilitado. Para o ajudar nesta tarefa veja o nosso artigo sobre como medir o pH do solo. Nem precisamos falar sobre a riqueza de matérias orgânica, que deve ser no mínimo fértil, com ou sem adubo (como você provavelmente usará a cebolinha na cozinha, procure evitar os adubos químicos). O solo deve ficar levemente úmido, o que requer irrigação frequente, dependendo do clima de sua região, lembrando de evitar encharcamentos.

2

Entrando no mérito do clima e da luminosidade, recomendamos:

Temperaturas entre 12 e 24ºC são consideradas agradáveis para o cultivo de cebolinha; entretanto, por ser uma planta rústica, consegue se desenvolver até mesmo sob condições não tão favoráveis, como temperaturas até cinco graus abaixo ou acima do recomendado. Para o cultivo de cebolinha, também indicamos altas taxas de luminosidade, ou seja, plante-a em locais com incidência solar diária integral ou parcial, com exceções para os locais de climas mais quentes, onde a cebolinha deve estar protegida do sol do meio dia à uma.

Como plantar cebolinha francesa - Passo 2
Imagem: giardinaggio.it
3

Para cultivá-la, você pode comprar as mudas ou plantar através das sementes. Se quiser multiplicá-las, opte pelo método de divisão de touceiras das plantas adultas. Vejamos:

  • Plantar cebolinha francesa através de sementes:

A melhor temperatura para semeá-la é entre os 15 e 20ºC, e a semeação deve ocorrer diretamente no local definitivo, pois a cebolinha não é muito tolerante aos transplantes. Deixe os vasos em locais com temperatura amena.

  • Multiplicar cebolinha francesa por divisão de touceiras:

A vantagem do método de multiplicação sobre o plantio através das sementes é as plantas se desenvolvem com maior velocidade e, consequentemente, o período entre o plantio e a colheita é menor. Para isso, basta separar touceiras da planta adulta e plantá-las novamente, um pouco afastada da progenitora. O novo ramo deve ser plantado na mesma profundidade da qual se encontrava, digamos, para que o danadinho "não perceba que algo mudou".

Não existe uma medida certa para o espaçamento, sendo que ele pode variar de 5 a 20 cm num só vaso. A questão é: quanto mais pés houver num só vaso, mais rapidamente as matérias orgânicas da terra podem se esgotar, por isso, a escolha é sua na hora de fazer o espaçamento entre touceiras de cebolinha.

Veja também:

Como plantar cebolinha francesa - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar cebolinha francesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Lembre-se de retirar as plantas invasoras que crescem no vaso ou no solo onde a cebolinha está plantada, estas plantas não servem para nada além de roubar os nutrientes.
  • A colheita pode ser feita depois de cerca de 60 dias (dois meses) do plantio da cebolinha francesa.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: flamba.do
Imagem: giardinaggio.it
1 de 3
Como plantar cebolinha francesa