Outras ervas de jardinagem

Como plantar melissa

Como plantar melissa

Quer desfrutar de uma bonita planta de erva-cidreira em casa? Seja em seu jardim, na horta, na varanda ou no parapeito de alguma janela, a erva-cidreira ou melissa ficará muito bonita e além do mais deixará a sua casa com um intenso e agradável aroma a limão. Do mesmo modo, poderá usar as folhas desta erva medicinal para aproveitar as suas múltiplas propriedades benéficas para a saúde e inclusive usar para cozinhar. Por isso, não espere mais e continue atento a este artigo de umComo para aprender como plantar melissa.

Também lhe pode interessar: Como plantar cebolinha francesa
Passos a seguir:
1

Na hora de plantar melissa em casa, temos duas opções: através de sementes ou por divisão, ou seja, separando mudas de alguma outra planta. Consequentemente, no caso de poder conseguir alguma muda de erva-cidreira -de um familiar, vizinho, etc.- a sua multiplicação será mais rápida. Caso contrário, a época ideal para a germinação de sementes de erva-cidreira será na primavera ou verão, já que precisam de calor para brotar corretamente; por isso deverá plantar as sementes em alfobres para depois transplantar para um vaso ou diretamente para o solo.

Como plantar melissa - Passo 1
2

Será fundamental escolher uma localização adequada para plantar a melissa já que esta espécie requer um lugar em semi sombra, onde possa receber luz do sol mas sem que esta bata diretamente sobre ela. É que o excesso de exposição solar fará com que as folhas queimem e a planta se deteriore, principalmente nas regiões ou países de clima muito quente. Do mesmo modo, a erva-cidreira não tolera as geadas nem as temperaturas extremamente frias, por isso no inverno deverá ser mantida protegida do frio. Isso porque a melissa é uma planta habituada ao clima mediterrâneo, onde predominam as temperaturas suaves e sem valores extremos.

3

Além disso, ao plantar erva-cidreira será imprescindível manter uma separação de uns 30 cm entre as sementes ou brotos, já que esta é uma planta que se espalha horizontalmente e requer espaço suficiente ou terreno para crescer. Se preferir plantar em um vaso, certifique-se de que seja suficientemente grande e de que disponha de um correto sistema de drenagem.

Como plantar melissa - Passo 3
4

Quanto ao tipo de solo, destaca-se que a melissa se adapta com facilidade à imensa maioria de terras; no entanto, se puder escolher o solo onde vai semear, é preferível optar por solos profundos e arenosos. Além disso, a fertilização com adubos orgânicos como o composto ajudarão a aumentar a floração desta planta caracterizada por um intenso aroma a limão.

5

Também é importante lembrar que a melissa é uma planta que não requer uma excessiva irrigação, está acostumada a crescer em zonas secas e portanto será suficiente regar semanalmente, inclusive menos no inverno. Também será fundamental prevenir que a água fique parada para evitar o apodrecimento das suas raízes.

Como plantar melissa - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar melissa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
enio de souza menegatte
eu descobri este canal rec entemente, e gostei muito do conteudo. eu gostaria de saber se voces tem cursos online.
Rosana
Melissa erva cidreira não são a mesma planta.Essa da foto é Melissa
Gleison
Existem 3 que sao conhecidas como Cidreira. Mas a Melissa é a verdadeira.
A sua avaliação:
Maurice
Cada vez, a cada informação sobre a melissa, cresce o interesse no cultivo desta planta. Grato.
1 de 4
Como plantar melissa