Adubo para plantas

Como fazer compostagem em casa

Como fazer compostagem em casa

Fazer compostagem em casa é uma forma de poupar dinheiro em substrato para a nossa horta ou jardim, e por sua vez é uma forma de reutilizar restos de culturas que não nos servem ou folhas secas que em princípio iriamos jogar no lixo. No entanto, não pense que é um trabalho rápido, requer muita paciência, tempo e energia! Com este artigo de umComo.com.br mostramos-lhe passo a passo como fazer compostagem em casa.

Também lhe pode interessar: Como fazer compostagem para a horta
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar deve escolher onde vai acumular os restos orgânicos e se vai fazer a compostagem em recipientes de compostagem ou se vai fazer uma pilha de compostagem. Será mais cômodo fazê-lo num recipiente, uma vez que tem a possibilidade de o fechar.

2

Escolher o local para o recipiente, preferivelmente numa zona abrigada e quente e que esteja próxima do jardim como por exemplo, a cozinha, uma vez que irá transportar regularmente restos destas donas para o compostador.

3

Comece por encher o recipiente com uma camada seca e lenhosa e alguns punhados de de esterco para servirem como levedura.

4

Encha com uma segunda camada de restos orgânicos. Tente alternar camadas de materiais secos com materiais úmidos. A relva cortada, os restos de colheitas, as folhas secas e a palha também são muito úteis.

5

Acrescente uma camada de composto velho ou de esterco que atuará como levedura, assim como pó de rocha ou cinza previamente umedecida.

6

Depois de misturar mais de metade do recipiente, deve remexer bem e misturar todos os materiais em decomposição.

7

Regue de vez em quando, sobretudo se notar que o composto está muito seco. Pode misturar a água (opcional) com um pouco de esterco ou líquido do esterco.

8

Continue enchendo o compostador alternando camadas e continue misturando e arejando sempre que for necessário.

9

Aos 4 ou 5 meses, as camadas inferiores do compostador estarão fermentadas corretamente e poderá retirá-las para usar o composto no jardim. Terá uma cor escura, cheiro agradável e textura solta.

10

Para fazer composto em cada pode comprar diferentes tipos de compostadores em lojas online, onde disponibilizam compostadores de diferentes tamanhos e capacidades.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compostagem em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Regina
Onde comprar os recipientes para compostagem?
A sua avaliação:
Rose
Amei!! Muito bom eu ja utilizava da borra de café ( colocava direto na terra) umido mesmo, agora vou deixar secar.Obrigada pelas dicas! Um abraço a todos!!!!
Editor umComo.com.br
Oi Rose! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
A sua avaliação:
Avenilton Shimith
Muito bom seus artigos,nota 10
Editor umComo.com.br
Oi Avenilton! Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Zacarias
se você fizer este tipo de ação você estará contribuindo um pouco com nossa qualidade de vida. Mão na massa.
A sua avaliação:
Rodrigo
Olá, moro em apartamento e gostaria de saber se posso ir adicionando material ao sistema de compostagem no decorrer dos dias ou se para formar a pilha devo fazer as camadas de uma só vez?
A sua avaliação:
Maria José Cruz da Silva
além da compostagem desejo saber como cultivar orquideas também pedacinhos de paus para colocar em pés de plantas maiores;como ornamentais, frutiferas. isto eu vi em Canadá, fiquei curiosa maisnão sabia falar ingles para perguntar.
Antonio I. de Britto Silva
Como fazer uma compostagem aproveitando resto de comida do restaurante e corte de capim de jardim? Como fazer com o chorume da compostagem, qual o destino devo dar ao chorume? Att. Antonio Inacio de Britto Silva Enviar respostas para os e-mail abaixo. E-mail: Particular - *******@gmail.com Trabalho - ***@*********.com.br
Como fazer compostagem em casa