Cuidar de uma planta

Como cuidar de orquídeas

Como cuidar de orquídeas
Imagem: arrobaxyz.bloguepessoal.com

A orquídea é uma planta que dá uma magnífica flor. É conhecida em quase todo o mundo não só pela sua beleza , como pelas suas inúmeras variedades. Por ter uma flor tão delicada e bonita é muito usada para decorar espaços. Mas se quer ter uma orquídea linda e saudável, precisa de ter alguns cuidados. Neste artigo vamos mostrar-lhe como cuidar de orquídeas.

Vai precisar de:
  • Material de jardinagem
Também lhe pode interessar: Como plantar orquídeas

Índice

  1. Iluminação
  2. Rega
  3. Temperatura
  4. Poda
  5. Fertilização
  6. Transplantação

Iluminação

Por norma a orquídea necessita de luz natural para florescer, mas não é aconselhável expô-la diretamente ao sol, uma vez que esta pode secar. O ideal seria a orquídea ter luz natural durante todo o ano, por isso, opte por coloca-la junto a uma janela.

Rega

A rega tem de ser feita consoante a estação do ano. No inverno basta regar a orquídea quando vir que o composto está a ficar seco. No verão convém rega-lo no mínimo uma vez por semana. E nos dias de maior calor é aconselhável borrifar suavemente as flores. Opte por fazer a rega da parte da manha e não de noite para evitar que a orquídea fique molhada muito tempo. É benéfico usar vasos perfurados de maneira a sair o excesso de água. Isto irá ajudar a não apodrecer a raiz da planta.

Temperatura

A orquídea suporta temperaturas entre os 14ºC e os 24ºC. Por isso é o tipo de planta que se adapta bem em casa. As temperaturas são muito importantes para a rega. Temperaturas mais quentes implicam mais água para a planta e temperaturas mais frias implicam menores doses de água.

Poda

Se quer ter uma orquídea linda e saudável, não pode esquecer a poda. A orquídea deve ser podada quando esta tiver florido na totalidade. Esta deve ser podada (cortada) logo acima do terceiro nó para quem está a contar do chão.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como cuidar de orquídea phalaenopsis.

Fertilização

Se quer ter uma orquídea linda não se esqueça que esta deve ter um solo nutrido. Para isso, deve recorrer a fertilizantes apropriados para orquídeas. Opte sempre por orgânicos. Deve fertilizar a terra regularmente, mas nunca com intervalos menores que 4 meses.

Dica: Nesse artigo, explicamos como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas.

Transplantação

Com o passar do tempo, a orquídea ganhará muitos ramos e a sua raiz ficará grande de mais para o vaso atual Por isso, terá de mudá-la de vaso. É aconselhável fazer esta mudança na primavera. Assegure-se que a planta e as raízes se mantêm ilesas desta mudança.

Dica: Entre no artigo como plantar orquídea bambu em vaso para saber mais sobre este tipo de plantio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de orquídeas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se quer ter uma orquídea bonita e saudável, siga estes conselhos

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
virginia Muianga
Nas minhas orquidas partiram-se o pé que produz a flor será que ainda vai criar mais ramos?
Aurea
Preciso saber qual terra plantar, e que fertilizantes colocar.
Evan
Muito bom o artigo, adorei as suas dicas Tenho algumas no meu sítio onde dedico uma hora de toda a manhã para dar atenção a elas. Muito bom o conteúdo, adorei!
Vitória
Que tipo de composto deve ser adicionado as orquídeas. Tipo de vaso...
vilma
Gostaria de receber orientações quanto a cuidar de orquídeas e bonsai em casa minhas folhagens e flores estao sempre feias e sem vida Atenciosamente,
Débora Moret
Bom dia, gostaria de saber se orquídea se dá bem sendo plantada em carvão. Obgda
Imagem: arrobaxyz.bloguepessoal.com
Como cuidar de orquídeas