Orquídeas

Como plantar orquídea bambu em vaso - guia completo

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 5 novembro 2019
Como plantar orquídea bambu em vaso - guia completo

A orquídea bambu é a mais conhecida entre as orquídeas, seu nome é explicado pelo seu comprido e alto caule que se assemelha a um bambu. A orquídea é uma planta de clima quente e ensolarado originária da Ásia que na natureza se apoia em árvores maiores em busca de sol, sendo capaz subir metros e metros para alcançar a luz, o que explica sua forte presença em países quentes da America do Sul. Além de coloridas e belas, as orquídeas são bastante perfumadas, o que as torna uma ótima opção para decoração, estando sempre presentes em revistas de paisagismo. Se você deseja embelezar sua casa com a orquídea bambu, esse artigo do umCOMO te ensina como plantar orquídea bambu em vaso e como cuidar da planta em casa.

Índice

  1. Onde e como plantar sua orquídea bambu
  2. Como fazer muda de orquídea bambu
  3. Como cuidar de orquídea bambu em vaso

Onde e como plantar sua orquídea bambu

As cores da orquídea bambu costumam variar entre o branco e o púrpura mas, apesar de sua aparência delicada, a orquídea bambu é uma planta extremamente forte, capaz de aguentar grandes quantidades de calor. O que a planta realmente não suporta são climas frios e secos, além disso, não precisa de muitos cuidados para crescer e florescer bem, facilitando sua plantação em casa. Se você mora em uma região fria, evite deixar a planta exposta a ventos e chuvas fortes, pois a orquídea é extremamente frágil nessas condições.

Antes de plantá-la, primeiramente é necessário que se escolha um local adequado, para isso basta escolher um local onde bata bastante sol durante o dia, preferivelmente longe de plantas muito mais altas para evitar que sua sombra cubra a luz toda de sua orquídea, pois isso pode causar grande enfraquecimento da planta e dificultar seu florimento, além de alterar o formato de seu caule que se curvará em direção à luz.

Agora que o local já foi escolhido, veja como plantar orquídea bambu em vaso:

  1. Adquira uma muda, elas podem ser encontradas em lojas especializadas ou até mesmo em supermercados. As chances do seu plantio dar certo aumentam muito caso você consiga encontrar alguma planta que esteja produzindo brotos.
  2. Pegue um vaso com ao menos 20cm de altura para permitir a boa fixação das raízes.
  3. Misture terra com compostos orgânicos e um pouco de areia para facilitar a entrada e saída de água do vaso. É indicado que o adubo seja colocado de 2 em 2 semanas, uma opção certeira é um adubo específico para orquídeas, que pode ser adquirido em lojas de jardinagem e paisagismo.
  4. Plante e regue, a orquídea é uma planta que gosta de bastante água, então preste atenção para deixá-la sempre úmida principalmente em dias mais quentes nos quais a água evapora com mais facilidade, apenas tome cuidado para não afogar a planta.

Para plantar orquídea bambu no chão, basta seguir os mesmos passos, mas é recomendável que se tente simular a posição natural da orquídea que é apoiando-se em árvores, para isso basta amarrá-la, após um tempo a planta se desenvolverá e acabará fixando suas raízes no tronco, a partir desse ponto é possível desamarrá-la sem que caia.

Como fazer muda de orquídea bambu

Orquídeas crescem devagar e é muito difícil plantá-las com sementes, então, se você não é um jardineiro muito experiente, é preferível que compre a planta em muda. Fazer muda de orquídea bambu é bem simples e feito através da divisão de plantas adultas.

Para fazer a divisão, você precisa:

  1. Escolher uma planta que já tenha florescido.
  2. Retirar a planta do vaso e remover todas as regiões danificadas com folhas mortas.
  3. Selecionar uma região da planta que contenha ao menos 3 pseudobulbos e 3 brotos (ambas partes devem ter ao menos essa quantidade de pseudobulbos e brotos).
  4. Cortar delicadamente.
  5. Plantar a parte removida da orquídea original em solo devidamente adubado e regado.

Como cuidar de orquídea bambu em vaso

  • Apesar da orquídea ser uma planta bastante resistente ao calor, o ideal é que a temperatura de seu ambiente não ultrapasse os 30ºC, sendo assim, se em sua região o calor costuma ultrapassar bastante essa marca, procure um local onde a exposição ao sol não seja tão severa. Veja como cuidar das orquídeas no verão para aprender melhor como cuidar de sua planta nessas condições.
  • Tenha bastante paciência, orquídeas demoram bastante para florescer e não existe método para apressar, faça sua parte vendo como cultivar, cuidar e regar sua planta e deixe que a natureza cuida do resto.
  • Em caso de pragas, procure um produto específico para orquídeas para não correr o risco de matá-la junto com o invasor.

Leitura complementar: Como fazer adubo para orquídea florir

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar orquídea bambu em vaso - guia completo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como plantar orquídea bambu em vaso - guia completo