Partilhar

Como cultivar orquídeas azuis

Por Sara Viega. Atualizado: 28 agosto 2018
Como cultivar orquídeas azuis
Imagem: Google Images

As orquídeas são flores muito comuns em jardins e casas de uma grande parte do planeta. Existem várias espécies desta flor e uma das mais surpreendentes, e também escassas é a orquídea azul. Cultivar esta planta pode ser complicado, uma vez que são difíceis de encontrar e precisam de certos cuidados. Mas com a dedicação e o tempo necessário e muito carinho podemos conseguir flores lindas. Para que você também possa fazer isso, em umComo.com.br explicamos passo a passo sobre como cultivar orquídeas azuis.

Também lhe pode interessar: Orquídeas: como cultivar, cuidar e regar
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deverá conseguir a forma correta de plantar orquídeas azuis. Em seu meio natural, elas crescem junto às cortiças das árvores com as raízes penduradas no ar.

2

Desta forma, poderá cultivar suas orquídeas de cor azul em cestas (como se vê na imagem) ou ao lado de um grande pedaço de cortiça de casca com as raízes para baixo para que assim possam absorver a umidade do ar e cresçam sem problema.

Como cultivar orquídeas azuis - Passo 2
3

Quanto ao substrato ou terra para as plantar, recomenda-se que contenha cortiça de pinha, fibra de Osmunda e cortiça de pinheiro. Procure um preparado que já contenha um pH equilibrado para o cultivo de orquídeas.

4

Quanto à luz necessária para que suas orquídeas azuis cresçam corretamente, deverá ser abundante. Desta forma, deverá colocá-las em uma zona em que incida diretamente a luz solar e durante o maior número de horas possíveis ao dia.

5

Quanto aos nutrientes necessários para a orquídea azul, deverá acrescentar fertilizante que contenha potássio. Recomenda-se fazê-lo em maior quantidade e a cada duas semanas nos meses compreendidos entre Junho e Outubro, enquanto entre Novembro e Junho deve-se reduzir a quantidade e frequência.

Leitura complementar: Como fazer adubo para orquídea florir

6

E como qualquer planta, precisará de água para poder crescer corretamente, especialmente durante a época de floração. Deverá mantê-las úmidas mas, evitar que fiquem encharcadas para que as raízes não apodreçam.

7

Quando adquirirem certas dimensões, deverá transplantar suas orquídeas para que tenham espaço suficiente e não deixem de crescer. Veja aqui os passos a seguir sobre como transplantar plantas.

Dica: Entre no artigo como plantar orquídea bambu em vaso para saber mais sobre o plantio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar orquídeas azuis, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar orquídeas azuis

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Rodrigo
A imagem utilizada para ¨orquídea azul¨ foi a imagem de duma orquídea Vanda na tonalidade azulada. E as orquídeas utilizadas para serem tonalizadas azuis são da espécie Phalaenopsis Orchid cor Branca. Pois injeta-se corantes no caule e/ou botão afim de garantir diferentes colorações; porém na próxima florada a COR utilizada não será mais tão intensa ou será branca novamente, assim como as futuras florações. Espero ter contribuído.
Thiago
Como adquirir mudas ou sementes
Leandrinho
As orquídeas são muito lindas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Leandrinho, são mesmo lindas! Se quiser saber mais acerca das flores consulte este link: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/19401/q/orquideas

Como cultivar orquídeas azuis
Imagem: Google Images
1 de 2
Como cultivar orquídeas azuis

Voltar ao topo da página