Como plantar sobrálias
A Sobrália pertence ao gênero das Orchidaceaes, das orquídeas, em português claro. Nativa da América do Sul, a sobrália é originária do México mas se estende por quase toda a costa sul-americana, podendo crescer não só em baixas altitudes mas também em costas. A planta possui um caule fino e flexível que pode chegar até aos dois metros de altura. As suas folhas são rígidas e as flores, virtuosas, são únicas e solitárias.
As flores da sobrália são donas de um perfume inconfundível, mas duram cerca de dois dias. Dependendo da sua região, podem florescer ao longo de todo o ano de forma esporádica. Neste artigo, umComo ensina como plantar sobrálias.
Passos a seguir:
A sobrália é uma orquídea terrestre, por isso, precisará de apoio próximo ao solo, que pode ser tanto uma árvore ou uma planta maior e mais resistente para aguentá-la, como algumas pedras e até muros.
Quanto ao recipiente ou local de plantio, a sobrália pode ser plantada tanto diretamente no solo como em vasos e jardineiras, mas estes devem ser rasos e espaçosos, para não prejudicar o seu crescimento ou o seu aspecto entouceirado.
A adubação deve ser frequente enquanto a sobrália se encontra em fase de desenvolvimento, o mesmo vale para a rega; ela pode ser adubada com NPK 5-5-5 que proporcionará a saúde necessária para produzir boas flores; quanto à rega, deve ser suficiente para deixar o substrato úmido, mas não encharcado. Quando a planta se encontrar em fase adulta, tanto a rega como a adubação pode ser regularizada, diminuindo a frequência e quantidade.
Para preparar um bom terreno para as sobrálias terrestres, adicione ao canteiro uma boa quantidade de composto de folhas, areia (para drenagem) e sfagno. As epífitas podem ser cultivadas com um bom substrato para orquídeas normais. Este tipo de orquídea aprecia o solo neutro ou levemente alcalino, solos ácidos devem ser evitados no cultivo de sobrálias.
As sobrálias multiplicam-se por divisão de touceiras, para saber mais leia nossos artigos sobre métodos de reprodução, são eles: como fazer estaquia, como fazer alporquia e como fazer mergulhia.
Apesar de ser indicado o sol pleno, deve-se evitar as horas mais quentes do dia. Como sabemos, as orquídeas costumam crescer sob alguma árvore, planta, muro, cerca viva, etc. Por isso, a meia-sombra pode ser o mais recomendado em locais com alta incidência de luz solar. Para saber mais sobre o cultivo de orquídeas, não deixe de ler:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar sobrálias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.