Partilhar

Como plantar Vanda

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar Vanda

A Vanda é uma orquídea asiática natural de regiões pantanosas, como mangues, onde a umidade encontrada no ar é muito alta, mesmo quando não chove. A sua flor é bela e o seu cultivo não costuma apresentar dificuldades, desde que o seu clima seja favorável. A julgar pela região de natureza desta planta, podemos imaginar que tipo de ambiente é ideal para o seu cultivo: quente, iluminado, ventilado e com boa umidade.

Neste artigo, umcomo ensina num passo-a-passo como plantar Vanda.

Também lhe pode interessar: Como plantar dálias
Passos a seguir:
1

A Vanda pode florescer até quatro vezes ao ano e as suas flores podem durar até um mês, a cor e formato podem variar de acordo com a variedade da planta, desde que seja bem cuidada. As variações desta orquídea pode determinar a cor, duração, formato e tamanho das flores, mas os cuidados para cada espécie não costuma variar.

Se a sua Vanda não florir, algo com o seu cultivo não pode estar certo; falta de umidade, nutrientes, sol e ar fresco podem diminuir a quantidade - e saúde - de suas flores, ou chegar a limitar completamente a floração. Fique atento.

2

A Vandas não só apreciam muito boas quantidades de água diretamente na raiz como dependem dela para um bom desenvolvimento, mas a água parada e acumulada pode levar às raízes ao apodrecimento. Certifique-se de que o substrato dela possa reter umidade mas ao mesmo tempo tenha boa fluidez. Ela pode ser regada até duas vezes por dia, de manhã e no final da tarde, em dias quentes a rega pode ser mais intensa.

3

Raízes curtas são um sinal de saúde, quer dizer que ela recebe a umidade adequada. Caso contrário, quando elas desenvolvem raízes mais longas, indicando que estas procuram mais água, aumente o fluxo de rega para que ela não sofra pela falta de umidade.

4

A Vanda aprecia climas quentes e não suporta temperaturas baixas, elas podem estagnar em temperaturas abaixo dos 15ºC, nestes casos, ela praticamente "hiberna", sem desenvolver flores ou folhas.Em temperaturas acima dos 30ºC, ela precisará de mais umidade, não deixe o subtrato secar por completo. Ela pode suportar temperaturas muito altas, desde que não passe sede.

5

Este tipo de orquídea requer mais nutrientes do que as suas semelhantes, pelo fato das raízes serem aéreas, o seu caule deve crescer mais a cada floração, isto é, o esforço envolvido para florescer é maior do que a média das orquídeas. O adubo deve conter um bom teor de fósforo, como o NPK nas proporções 15-30-20 ou 10-20-10. É aconselhado adubar as suas raízes ao menos a cada 15 dias, aplicando-o diretamente na raiz da Vanda. Diferente das demais orquídeas, a Vanda pode ser adubada mesmo durante a floração, no entanto, a adubação não pode ser feita em pleno Sol. O substrato é dispensável, ela pode ficar, como na foto, pendurada numa parede de boa a curtir a maresia do verão que é a sua vida. Para pendurá-la num tutor vivo, o que é mais recomendado, para que ela não se sinta só, desde que ela esteja voltada para o norte. Se quiser plantá-la num vaso, este deve servir apenas de apoio. As suas raízes não podem ser enterradas.

Como plantar Vanda - Passo 5
6

A Vanda deve receber luz direta do Sol, seja onde estiver, se possível, que seja um local onde ela possa pegar a luz do Sol da manhã ou do final da tarde. Ela não se dá muito bem com a luz do Sol das horas mais incidentes.

Dependendo do cultivo, a vanda pode desenvolver até três hastes florais, as hastes suportam de 10 a 20 flores em cada uma. Um bom cultivo pode estender o tempo de duração das suas flores de 1 para 3 meses. As flores, depois de se abrirem, continuam a crescer e é possível notar que a primeira flor a se abrir será sempre a maior de todas elas. A quantidade de flores que uma planta pode produzir varia de acordo com a idade, as mais novas podem produzir de 5 a 10 enquanto as mais desenvolvidas podem produzir até 20 flores, que também serão maiores do que as das suas primeiras florações.

Veja também:

Como plantar Vanda - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Vanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar Vanda

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Ester de Paula
Olá comprei uma Vanda do Nepal pra minha mãe ela gosta mt e tem varias ,mas achei q viria adulta ,mas veio a tipo 2 , tem alguma coisa q se deve fazer de especial,ela veio num vazinho com algumas pedrinhas e bolas quebradas ao meio estranho ,gostaria q me ajudasse,como adular e como fazer pra q floreça mais rápido ,obrigada aguardo contato .
Anália Alkmin palma
Comprei sementes da vanda e quero saber como planta_las?
A sua avaliação:
Thiago Ferreira Silva
Oi eu gostei muito do artigo de vocês, especialmente porque eu não tinha nenhuma experiência com vandas.
Na verdade esse artigo me ajudou muito e agora sei que posso plantar minhas vandas sem erro. Eu até fiz um artigo sobre como cuidar de vandas e gostaria muito que vocês me dissessem o que acharam.
ligia milhomem
gostei do artigo como plantar as vandas .muito bom
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Ligia! Que bom que gostou das dicas! Continue nos acompanhando :)
Maria de Lourdes
Gostei muito do artigo, adoro as vandas tenho três e quero muito aprender a cuidar delas.
Nicolas Santos
Obrigado pelo comentário Maria, se tiver alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar.

Como plantar Vanda
1 de 3
Como plantar Vanda

Voltar ao topo da página